Quanto mais instruído ele for, maiores serão suas exigências, principalmente quando se trata de sua alimentação e na garantia de qualidade de alimentos que deseja consumir.

Hoje o consumidor deseja, além de uma alimentação saudável, uma alimentação de qualidade.

Mas o que é QUALIDADE?

Qualidade é uma palavra que possui diversas definições.

Cada pessoa possui sua própria definição particular de qualidade.

A Qualidade de alimentos pode estar relacionada com o preço do alimento, com a sua apresentação no prato, com suas características organolépticas, que são relacionadas com seu aspecto visual e de paladar: como sabor, odor, textura, aparência.

Qualidade de alimentos se relaciona também com seu aspecto nutritivo, com seu apelo, se é saudável, light, sem glúten, sua disponibilidade no mercado e até mesmo com o aspecto higiênico, ou seja, sua Segurança Alimentar, inocuidade, ausência de perigos e de micro organismos que possam causar doenças ao consumidor.

 Para a obtenção da garantia de qualidade de alimentos, todos esses aspectos devem ser atendidos.

Algumas ferramentas devem ser aplicadas para atingir excelência na produção de alimentos.

A implantação das Boas Práticas para a qualidade de alimentos

A Implantação das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, além de uma exigência da ANVISA, é a base para a produção de alimentos seguros e de qualidade garantida, que deve ser aplicada desde a etapa de compras e recebimento das mercadorias, as etapas de armazenamento, pré preparo e preparo e distribuição dos alimentos servidos pelo estabelecimento.

Falando sobre isso clique aqui para ler um artigo sobre a importância das boas práticas.

Os Procedimentos Operacionais Padronizados para a Qualidade de Alimentos

A elaboração de Procedimentos Operacionais Padronizados permite a padronização do processo produtivo e a redução de falhas e desperdícios de tempo, matéria prima e dinheiro, devem ser implantados durante o processo de consultoria como cumprimento de exigências da legislação também.

A elaboração do Manual de Boas Práticas será o guia para os manipuladores de alimentos, na execução de suas atividades e a forma de apresentação do serviço de alimentação para os órgãos fiscalizadores, deve ser elaborado de forma que descreva a estrutura física do estabelecimento e também o seu funcionamento e suas etapas de manipulação.

O Treinamento dos Manipuladores para a Qualidade de Alimentos

Os treinamentos aplicados para os Manipuladores de Alimentos serão a capacitação adequada para que haja a correta manipulação dos alimentos e a higienização pessoal, dos alimentos, dos utensílios e do ambiente ideais.

A capacitação contínua dos manipuladores é que gerarão mudanças de comportamento, de hábitos e farão com que cada um deles entenda a importância das Boas Práticas e do papel deles na elaboração de alimentos seguros para os consumidores.

 Como consultor(a) de alimentos é seu papel a obtenção da garantia de qualidade de alimentos preparados pelo seu cliente, e implantar todos esses serviços citados.

Será através do seu trabalho que o serviço de alimentação será capaz de atender todos os requisitos exigidos pelo consumidor.

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos!

Mayara Vale 

 

 
Gostou deste artigo? Deixe seu voto abaixo!