O Treinamento para Manipuladores de Alimentos, durante o processo de consultoria é extremamente importante para o desenvolvimento bem sucedido da Implantação das Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos.
Manipuladores de alimentos que nunca foram treinados possuem hábitos muitas vezes difíceis de serem mudados.
Essa mudança de hábitos pode se tornar um desafio para o consultor que aplicará Treinamento para Manipuladores de Alimentos, pois muitos manipuladores podem se apresentar resistentes aos métodos de Boas Práticas que devem ser aplicados para a manipulação de alimentos seguros, pois acreditam que a sua forma de preparação é correta e não necessita de ajustes.
Responsabilidade do Manipulador de Alimentos
Para que o manipulador aceite a orientação do consultor é preciso que ele entenda o porque tais métodos de manipulação dos alimentos são importantes para a Segurança Alimentar dos consumidores.
Ele precisa ser convencido da responsabilidade que está em suas mãos ao manipular os alimentos e quais consequências a manipulação correta ou a manipulação incorreta podem trazer para saúde e integridade física dos consumidores.
Para que ele entenda que o processo de manipulação correta dos alimentos é obrigatório, que a higienização pessoal, ambiental e dos alimentos é importante e previne contaminações, que ele saiba o que são doenças transmitidas por alimentos e como evitá-las, entre outros temas que podem ser abordados, é preciso que esse conteúdo seja apresentado para ele de forma didática, que seja de fácil compreensão, respeitando o seu nível de escolaridade, sua idade e sua capacidade de absorver conhecimentos.
Os manipuladores precisam aprender ainda o que são e para que servem os Procedimentos Operacionais Padronizados e o Manual de Boas Práticas.
Treinamento para Manipuladores de Alimentos
É muito importante utilizar métodos diferentes durante o Treinamento para Manipuladores de alimentos, para que a atenção do manipulador esteja voltada para o treinamento.
Um treinamento somente teórico, como uma apresentação de slides, por exemplo, não é o suficiente para que o manipulador aprenda e entenda todo o conteúdo.
Sempre utilize no Treinamento para Manipuladores de Alimentos exemplos práticos, visuais, traga reportagens de casos de surtos alimentares, faça dinâmicas de grupos, brincadeiras, cartazes, utilize músicas e exemplos práticos que envolva a realidade diária do manipulador, suas ferramentas de trabalho, e principalmente, escute as suas dificuldades dentro da cozinha durante a manipulação dos alimentos para apresentar soluções que se encaixem nas conformidades da legislação.
Quando utilizar um treinamento teórico com slides, o mesmo deve ser curto, com no máximo 30 minutos de duração, pois esse é o tempo que você conseguirá prender a atenção do manipulador.
Prepare treinamentos curtos com temas específicos, dessa forma você terá a atenção do manipulador do início ao fim.
Saiba mais assistindo esse vídeo que preparei para lhe auxiliar nesta etapa da consultoria
Obrigatoriedade de Treinamentos para Manipuladores de Alimentos
Os treinamentos são importantes e obrigatórios, como diz a RDC 216:
Os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos. A capacitação deve ser comprovada mediante documentação
Mas o que realmente fará com que o manipulador de alimentos mude de comportamento são as instruções recebidas durante o dia a dia das visitas do consultor, através de exemplos práticos que farão com que os manipuladores vejam na prática as formas de contaminação dos alimentos e passem a entender a sua responsabilidade para com a segurança alimentar dos consumidores.
Convencer o manipulador e auxiliá-lo durante as mudanças de hábitos é papel do consultor alimentar, o modo como o seu treinamento for desenvolvido vai influenciar diretamente nesta mudança.
Durante esse processo de Treinamento para Manipuladores de Alimentos, duas ferramentas devem ser usadas: Paciência e Persistência!!!
Mayara Vale
Gostou desta dica? Deixe seu voto abaixo!