Como abordar o cliente de consultoria de alimentos?

A Abordagem de clientes da consultoria de alimentos em um serviço de alimentação pode ser realizada de diversas maneiras, cada consultor tem seu jeito particular de fazer o seu trabalho, sempre visando, é claro, a Segurança dos Alimentos e do consumidor do estabelecimento contratante da consultoria e as necessidades diárias deste local.

Mas você pode seguir este artigo e descobrir Como Abordar o Cliente em 03 Passos para iniciar a consultoria de alimentos:

1- Conheça o futuro cliente

Antes de sair para visitar qualquer estabelecimento é essencial que você conheça o local e seus serviços. 

E você deve estar se perguntando, Mayara como eu vou conhecer o local se eu nem saí ainda para visitar o cliente?

Hoje graças a internet nós temos acesso a inúmeras informações que podem nos ajudar a conhecer o cliente antes mesmo da visita e o que eu percebo é que muitos consultores não estão fazendo uso destas informações e talvez por isso não fazem boas abordagens.

O local ideal de fonte de informações sobre seus futuros clientes são os sites dos estabelecimentos deles.

Hoje em dia a maioria dos restaurantes, padarias, lanchonetes, pizzarias, entre outros, possuem sites e lá é possível conhecer muito sobre o funcionamento do cliente mesmo antes de visitar.

Se ele tiver redes sociais também é interessante dar uma olhada para conhecer melhor o estabelecimento essas informações vão lhe ajudar muito ao abordar o cliente.

Uma situação diferente é quando você é procurado para realizar uma consultoria alimentar.

Primeiramente é importante que você vá até o local para conhecer o cliente, as instalações, os colaboradores, entender o funcionamento do estabelecimento, verificar os tipos de alimentos manipulados, os procedimentos realizados durante a manipulação de alimentos e identificar quais são as necessidades reais desse possível cliente.

Em ambos os casos, quando você vai até o local para abordar o cliente ou quando ele entra em contato com você e chama você para ajudá-lo é essencial ter uma boa conversa com o proprietário do estabelecimento para saber qual o objetivo da consultoria para ele.

Lembrando que a necessidade do cliente nem sempre está relacionada com as obrigatoriedades da Vigilância Sanitária, ele pode estar com problemas relacionados a desperdício de alimentos, prejuízo, falta de clientes, atendimento ao cliente, qualidade dos produtos oferecidos, controle de compras e gerenciamento de estoque, entre outros…

Esta conversa serve para você conhecer mais esses desafios do dia a dia deste estabelecimento e também para conscientizar o cliente da importância do seu trabalho, as vantagens desse investimento, a importância da capacitação dos manipuladores de alimentos através de treinamentos e principalmente mostrar-lhe as exigências da ANVISA em relação ao seu estabelecimento.

Será durante essa conversa que você perceberá se o proprietário realmente entendeu as suas obrigatoriedades perante à lei, a sua responsabilidade perante o consumidor e se ele realmente deseja iniciar um processo de consultoria alimentar para atendimento de suas necessidades e até mesmo a implantação das Boas Práticas, que é o principio básico para qualquer estabelecimento comercial de alimentos que se preocupa com a segurança dos alimentos preparados.

O entendimento do proprietário e dos administradores sobre a necessidade da implantação das Boas Práticas e de um acompanhamento frequente da manutenção das mesmas, faz toda a diferença para que o trabalho aconteça, são eles que permitem ou barram a consultoria alimentar, por isso tudo deve ser explicado com clareza e sempre apresentando vantagens, retorno financeiro e resultados positivos.

Aproveite para assistir agora mesmo este vídeo onde dou algumas dicas de como abordar o cliente de consultoria de alimentos.

“Em sua abordagem ao cliente leve um cartão de visitas bem elaborado com suas informações de contato para que o possível cliente possa conhecer seus serviços e se lembrar de você futuramente”.

2 – Apresente seus Serviços de Consultoria ao futuro cliente

Após verificar todo o serviço de alimentação, conhecer todos os setores, o funcionamento da cadeia produtiva dos alimentos, os tipos de matérias primas utilizadas e identificar as suas necessidades, é hora de apresentar para o responsável pelo estabelecimento quais são os seus serviços de consultoria de alimentos mais interessantes e que atendam primeiramente as necessidades mais urgentes do local.

Num trabalho de consultoria de alimentos é possível realizar cada tipo de serviço separadamente ou oferecer um pacote ao cliente, tudo depende de quanto ele pode investir no momento e do quanto ele entende que é importante se adequar.

Tenha em mãos seu material de apresentação, contendo os tipos de Treinamentos para capacitação de Manipuladores que você oferece, a implantação de Boas Práticas, a Elaboração do Manual de Boas Práticas e dos Procedimentos Operacionais Padronizados, (serviços esses obrigatórios segundo exigências da Vigilância Sanitária), entre outros tipos de serviços que você também oferece e que podem estar direcionados ao funcionamento do estabelecimento.

Tenha também em mão o seu cartão, com seus dados de contato, pelo menos, seu telefone e e-mail.

Pegue os contatos de seu cliente e elabore uma proposta, muito bem escrita, muito bem elaborada, contendo as informações sobre os seus serviços de consultoria de alimentos, para enviá-la pessoalmente ou por e-mail.

Esteja sempre disponível para responder qualquer possível tipo de dúvida que surgir por parte do cliente, tendo sempre simpatia e respondendo de forma bem clara para que ele entenda e se sinta amparado por você, desta forma ele se sentirá satisfeito com sua disposição em ouvi-lo e atendê-lo.

3 –  Elabore a sua proposta de serviços e envie ao futuro cliente

Pegue os contatos de seu cliente e elabore uma proposta, muito bem escrita, muito bem elaborada, contendo as informações sobre os seus serviços de consultoria de alimentos, para enviá-la pessoalmente ou por e-mail.

Esteja sempre disponível para responder qualquer possível tipo de dúvida que surgir por parte do cliente, tendo sempre simpatia e respondendo de forma bem clara para que ele entenda e se sinta amparado por você, desta forma ele se sentirá satisfeito com sua disposição em ouvi-lo e atendê-lo.

A proposta para a consultoria de alimentos deve ser elaborada a partir do que foi observado no local de acordo com as necessidades e aquilo que o cliente entendeu que precisa ser adequado.

A proposta sempre deve ser elaborada baseada na conversa com o responsável pelo serviço de alimentação.

Você consultor pode oferecer seus serviços separadamente ou apresentar um pacote de serviços para o seu cliente, a aceitação dos tipos de serviços prestados durante uma consultoria vai depender do quanto ele pode investir no momento ou por onde ele ache mais importante começar as adequações.

Envie a proposta por e-mail ao cliente e entre em contato com ele em seguida certificando-se de que ele realmente recebeu.

Você pode ainda levar a proposta pessoalmente e se colocar a disposição para tirar qualquer dúvida.

Depois é só torcer para o fechamento de mais um cliente!!

Você deseja saber mais sobre este assunto e ainda aprender a divulgar seus serviços através das redes sociais, definindo seu nicho e se comunicando de maneira assertiva atraindo assim os clientes ideais para as suas consultorias?

Então conheça agora mesmo meu curso online Marketing e Vendas!!

Neste curso você vai aprender a usar seu facebook, seu instagram e o youtube para divulgar seu trabalho, seu nome e atrair mais clientes.

Vai ainda aprender várias estratégias para a abordagem de novos clientes.

Este curso é o passo a passo que você precisa para começar do zero suas redes sociais profissionais e ainda a criação do seu site e dos seus materiais de apoio.

São mais de 60 aulas onde eu e minha equipe te ensinamos todo o caminho de construção de sua imagem e de seu negócio de uma maneira que você nunca viu.

Saiba mais sobre o curso clicando aqui.

Compartilhe esse artigo com quem tem as mesmas dúvidas que você!

Mayara Vale

 

 

Gostou deste artigo? Vote abaixo!!

Como abordar o cliente de Consultoria de Alimentos?
4.9 (98%) 10 votes