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Implantação de Boas Práticas

Boas práticas são procedimentos obrigatórios que devem ser adotados por serviços de alimentação de qualquer natureza, que asseguram a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade deles com a legislação sanitária vigente. Tem o objetivo de garantir a segurança alimentar do produto para o consumidor.

Sua implantação corrige falhas que ocorrem durante a manipulação de alimentos, reduz riscos de contaminação que podem resultar em surtos alimentares. Além de padronizar o processo diminuindo desperdícios e custos de produção.

Elaboração de Manual de Boas Práticas

Elaboração e implantação do Manual de Boas Práticas específico para cada estabelecimento de acordo com a RDC 216/2004 e RDC 275/2002.

O Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos é um documento obrigatório elaborado com a descrição real de cada serviço de alimentação, deve ser exclusivo e intransferível. Este documento se baseia na legislação vigente e deve conter em sua descrição todas as estruturas, instalações, características e operações do estabelecimento.

Elaboração de POPs

Os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP´s) são documentos elaborados de forma simples e objetiva, que estabelecem instruções sequenciais para que os manipuladores realizem operações rotineiras e específicas na manipulação de alimentos.

São responsáveis para a padronização das tarefas e redução de falhas no processo, evitando assim variações indesejáveis na qualidade final dos produtos elaborados.

Planilhas de Controle

As planilhas são formulários onde devem ser registrados, na frequência necessária todos os procedimentos que exigem controle em sua execução, para que se tenha a garantia de que essa operação está sendo realizada corretamente. São elaboradas de acordo com as necessidades do serviço de alimentação.

Consultoria

O trabalho de consultoria é específico para cada estabelecimento e tem o objetivo de adequá-lo à legislação vigente. Deve seguir alguns passos básicos como: levantamento de diagnóstico, treinamento de manipuladores de alimentos, visitas técnicas para acompanhamento das adequações, implantação de Boas Práticas que são métodos de controle para a qualidade do processo, elaboração de documentações exigidas e organização do estabelecimento obedecendo às normas de segurança alimentar.

Auditoria

Realização do acompanhamento de cada serviço de alimentação para avaliar a sua evolução e a manutenção das Boas Práticas, fazendo correção dos pontos não conformes, trazendo recomendações e medidas de melhorias para atendimento das normas sanitárias.

As auditorias podem ser feitas também aos fornecedores dos serviços de alimentação para a verificação das condições higiênico-sanitárias de suas matérias primas e produtos.

Visitas Técnicas

As visitas técnicas são realizadas conforme a necessidade do serviço de alimentação, para a aplicação de lista de verificação de conformidades e levantamento dos pontos que necessitam de correção imediata. Dessa forma é possível monitorar as etapas de controle e evitar que o estabelecimento não regrida em relação às Boas Práticas e apresente resultados positivos.

Avaliação e Qualificação de Fornecedores

São realizadas visitas aos fornecedores do serviço de alimentação com o objetivo de qualificar seus produtos e serviços para o controle de qualidade do estabelecimento e segurança alimentar desde o início da cadeia.