O Manipulador é aquele que direta ou indiretamente tem contato com alimentos, seja nas etapas de recepção, preparação, armazenamento ou distribuição e por isso todos os cuidados com a saúde do manipulador de alimentos devem ser tomados.

Através da manipulação de alimentos um manipulador pode ser veículo de transmissão de contaminação para os alimentos, o que pode resultar em doenças atingindo os consumidores e também seus colegas de trabalho.

Saúde do Manipulador de Alimentos X Segurança dos Alimentos

Cuidar da saúde do manipulador é extremamente importante para o processo seguro de alimentos e gera grande influência no produto final.

A legislação RDC 216 de Setembro de 2004 exige que seja seguida uma conduta de controle da saúde dos manipuladores de alimentos, conforme trecho abaixo: 

4.6.1 O controle da saúde dos manipuladores deve ser registrado e realizado de acordo com a legislação específica.

4.6.2 Os manipuladores que apresentarem lesões e ou sintomas de enfermidades que possam comprometer a
qualidade higiênico-sanitária dos alimentos devem ser afastados da atividade de preparação de alimentos enquanto
persistirem essas condições de saúde.

É obrigatório que cada serviço de alimentação encaminhe seus colaboradores para a realização de exames laboratoriais admissionais.

No momento da contratação de um novo colaborador devem ser realizados exames que avaliarão a saúde do manipulador de forma geral para comprovar se o mesmo está apto para o trabalho.

E ainda são solicitados exames periódicos para avaliação do manipulador em relação a sua saúde para a sua função de preparo dos alimentos, onde serão realizados exames para certificação de que os manipuladores não são uma via de contaminação dos alimentos.

 

Exames realizados pelos Manipuladores de Alimentos

Os exames geralmente exigidos para este tipo de função são: Hemograma, Coprocultura e Coproparasitológico e quem define quais exames serão feitos é o médico do trabalho.

Os manipuladores devem ser encaminhados até uma clínica do trabalho para a realização dos exames.

Os resultados dos exames ficam prontos em poucos dias e a clínica envia os atestados de aptidão para o serviço de alimentação

Se os resultados dos exames periódicos do manipulador mostrar alguma alteração, o mesmo deverá ser encaminhado para tratamento médico e só após esse tratamento poderá exercer suas funções com contato direto com os alimentos.

Esses exames devem ser repetidos periodicamente e de acordo com as necessidades observadas, por exemplo, deve-se observar o histórico de ausências dos colaboradores por doenças.

Se há ocorrência de doenças diarreicas o manipulador deve ser afastado do contato direto com os alimentos, podendo exercer outras funções.

Se houver casos de cortes, doenças cutâneas, doenças gastrointestinais, infecções respiratórias, o manipulador também deve ser direcionado para outra função, exceto o contato direto com o alimento.

Registros dos Exames Realizados

É importante utilizar uma planilha de controle da saúde do manipulador de alimentos, onde serão registradas as ocorrências de doenças dos manipuladores, para melhor acompanhamento da saúde de cada colaborador para desta forma verificar se haverá a necessidade de uma investigação mais profunda através da realização de novos exames e assim garantir a Segurança dos alimentos preparados, reduzindo assim contaminações alimentares.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre este assunto deixe seu comentário abaixo e se gostou compartilhe este artigo com que precisa destas informações.

Mayara Vale

 

 

Você gostou deste artigo? Então deixe seu voto abaixo!

Cuidados com a Saúde do Manipulador de Alimentos
5 (100%) 3 votes