Hoje eu quero falar com você sobre mais uma ferramenta que utilizo e que é extremamente importante para que a matéria prima que chega no serviço de alimentação apresente as características esperadas e desejadas conforme o pedido feito para o fornecedor, na etapa de recebimento.
Estou falando da Planilha de Controle de Recebimento de Matérias Primas, assista o vídeo abaixo onde estarei falando um pouco mais sobre esta ferramenta:
Cuidados durante o recebimento
Fixando o que foi dito no vídeo, para receber a matéria prima é preciso primeiramente conferir a nota do pedido, se todos os produtos que constam na nota chegaram ao local e se as quantidades estão exatas, se houver algum produto em desacordo em relação a nota é preciso barrar o pedido neste momento.
É preciso ter ainda em mãos 2 instrumentos, um termômetro e uma balança, para a verificação da temperatura e do peso de cada matéria prima pedida.
Cuidados com a temperatura dos alimentos
O alimento deve apresentar a temperatura que ele deverá ser armazenado. Para alimentos refrigerados a sua temperatura deve ser abaixo de 5ºC.
Para alimentos congelados a sua temperatura deve estar abaixo de -12ºC, deve se apresentar duro como pedra, sem sinais de descongelamento.
E alimentos não perecíveis devem apresentar a temperatura próxima a 25ºC.
Cuidados com o peso e as embalagens
O peso de cada matéria prima deve estar de acordo com a informação do fabricante e da nota.
As características da matéria prima também devem ser avaliadas durante o recebimento, como a sua cor, seu cheiro, sua aparência, sua textura, para que se saiba se a matéria prima está própria para uso.
Além disso é ainda preciso verificar as condições das embalagens, ou seja, a sua integridade.
As embalagens não devem estar furadas, rasgadas, amassadas ou enferrujadas.
Em relação a embalagem ainda é preciso verificar se todas as informações estão contidas nela, como pro exemplo, a validade do produto, os dados do fornecedor e registros obrigatórios, quando necessário.
Rejeição do produto
Se em alguns desses aspectos a matéria prima for desaprovada é importante que seja solicitada a troca para o fornecedor.
Ter esse controle sempre que houver o recebimento da matéria prima permite que somente o que foi pedido entre no serviço de alimentação, com a qualidade desejada e ainda impede fraudes e roubos por parte de entregadores.
Os registros obtidos durante o recebimento ajudarão a avaliar o fornecedor em relação a sua idoneidade, pontualidade e a qualidade das matérias primas oferecidas por ele.
E por fim, além de verificar todos os itens citados acima, é importante verificar as condições do transporte do fornecedor, se o mesmo oferece condições para a conservação dos alimentos e ainda a higienização do mesmo.
Viu só como é importante ter o controle do recebimento dos alimentos?!
Ter esse tipo de planilha de recebimento é muito bacana e torna essa etapa do processo de implantação das Boas Práticas bem mais eficiente.
Se você deseja conhecer não só essa, mas outras 19 ferramentas que eu utilizo em meus processos de consultoria clique na imagem a seguir. Esse kit de ferramentas é indispensável para se obter o controle total de todas as etapas da consultoria.
Nenhum consultor pode ficar sem o seu
Eu já utilizei cada uma delas e obtive resultados excelentes e o mais importante os registros de cada atividade que realizei.
Para um consultor é muito importante a apresentação de resultados positivos para o cliente, não é verdade? Nada melhor do que possuir ferramentas que lhe auxilie na coleta de dados desses resultados.
Não deixe de conferir!
Se você tiver alguma dúvida deixe seu comentário abaixo!
Mayara Vale
Gostou deste artigo? Deixe seu voto abaixo