Você tem dúvidas ou insegurança em oferecer seus serviços em sua abordagem de clientes?

A Abordagem de clientes é a principal etapa que antecede um fechamento de consultoria em serviços de alimentação.

Sem a abordagem de clientes e o fechamento de negócios não há consultoria!!

No momento da abordagem de clientes o que mais você precisa se atentar é a maneira de apresentar os seus serviços para o futuro cliente e convencer esse cliente das vantagens de sua consultoria alimentar para o estabelecimento dele.

Após verificar todo o serviço de alimentação, conhecer todos os setores, o funcionamento da cadeia produtiva dos alimentos, os tipos de matérias primas utilizadas e identificar as suas necessidades, como falamos neste artigo Como Fazer Consultoria em Serviços de Alimentação? – Conheça o estabelecimento

É hora de apresentar na abordagem de clientes, para o responsável pelo estabelecimento quais são os seus serviços de consultoria de alimentos mais interessantes e que atendam primeiramente as necessidades mais urgentes do local, nunca se esquecendo, seu objetivo será sempre a Segurança dos Alimentar e dos consumidores finais do seu cliente e o atendimento as exigências das legislações alimentares e a ANVISA, mesmo quando o cliente deseja alguma outra adequação.

Num trabalho de consultoria de alimentos é possível realizar cada etapa do processo separadamente ou oferecer um pacote ao cliente, tudo depende de quanto ele pode investir no momento, do quanto ele entende que é importante se adequar àquilo que a legislação exige e neste momento cabe à você, consultor, conscientizá-lo não somente em relação a melhorias em seus processos para obtenção de lucratividade e redução de desperdícios, mas também em relação às suas obrigatoriedades perante à lei.

Durante a abordagem de clientes tenha sempre em mãos seu material de apresentação, contendo os tipos de serviços que como consultor você pode prestar.

Os possíveis serviços que um consultor pode oferecer na abordagem de clientes são:

Treinamentos para Manipuladores de Alimentos: os treinamentos são serviços de capacitação para manipuladores de alimentos, para que os mesmos aprendam o que são Boas Práticas, a forma adequada da manipulação de alimentos, de conservação e de distribuição, e que aprendam ainda o que é doença transmitida por alimentos e como podem ser evitadas, o que é contaminação cruzada e as formas de prevenção.

Que sejam orientados sobre a higiene pessoal, dos equipamentos, utensílios e do ambiente… e outros assuntos que o consultor achar pertinente abordar.

Implantação das Boas Práticas: realização das adequações necessárias para que o serviço de alimentação atenda as exigências da legislação e principalmente para a garantia da oferta de alimentos seguros para os consumidores.

Deve ser realizado primeiramente o levantamento de informações do local para a obtenção do diagnóstico, ou seja, de todas as não conformidades presentes no estabelecimento que deverão ser adequadas.

Em seguida deve ser feito o relatório de não conformidades e devem ser apresentados ao cliente os planos de ação para cada tipo de não conformidade, e elaborado o cronograma de atividades para que seja colocado em prática os planos de ação.

As adequações são realizadas através de visitas técnicas ao local onde serão dadas as orientações para as adequações

Se você não conhece essas etapas e essas ferramentas que falei acima clique aqui e saiba mais

Elaboração do Manual de Boas Práticas: documento que descreve toda a estrutura física do local e seu funcionamento, ou seja todas as etapas de manipulação dos alimentos. Documento obrigatório.

Elaboração dos Procedimentos Operacionais Padronizados: são procedimentos escritos de forma objetiva, com uso de linguagem simples e direta, que deve estabelecer instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na elaboração, armazenamento, transporte e comercialização de alimentos.

Documentos obrigatórios também.

Assessoria: processo onde o profissional irá dedicar mais tempo no estabelecimento e ele mesmo irá realizar as adequações.
A assessoria é uma prestação de serviços onde o assessor irá tratar as não conformidades e apresentar a solução pronta para o cliente.
Ao contrário da Consultoria, onde o consultor dá caminhos e estratégias e acompanha o desenvolvimento do processo, na assessoria o assessor irá se dedicar para participar dos processos de adequações que ele mesmo irá desenvolver e apresentar os resultados prontos para o cliente.

Auditoria: a auditoria é uma avaliação que o consultor faz do estabelecimento para o levantamento de informações e obtenção do diagnóstico. O consultor pode usar a ferramenta Checklist para auxiliar neste processo.

Ao obter o diagnóstico e apresentar o relatório de não conformidades o consultor pode dar orientações de como adequar o estabelecimento.

O cliente é quem decide se dará continuidade ao processo de adequações com a ajuda do consultor ou sozinho.

Rotulagem: o rótulo é uma forma de identificação do produto.

A rotulagem é a forma que o fabricante tem de informar ao consumidor dados do produto, como data de validade, peso ou unidade, formas de armazenamento, informação nutricional, ingredientes, alergênicos, além dos dados da empresa como endereço, telefone, entre outras informações particulares de alguns alimentos como o SIF por exemplo.

O consultor pode realizar esse serviço para aqueles estabelecimentos que produzem alimentos que são embalados e levados para casa pelo consumidor.

Um exemplo muito comum são padarias e supermercados que preparam produtos como bolos, biscoitos e devem elaborar os rótulos com as informações pertinentes a estes produtos.

Esse serviço deve ser feito por nutricionistas que possuem conhecimentos específicos para isso

Elaboração de Cardápios: cardápio é a relação de pratos de um estabelecimento e tem a finalidade de auxiliar o cliente a escolher a sua refeição.

O consultor pode auxiliar o estabelecimento a elaborar seu cardápio de acordo com o segmento do local, de maneira que este cardápio traga lucro não só por ser atrativo ou pela demanda do estabelecimento, mas por ter sido feito um estudo em relação ao comportamento do cliente, custo com mercadorias, rendimento das mercadorias e custo do prato montado.

Ficha Técnica: ficha técnica é a padronização de receitas que tem como um dos objetivos padronizar a quantidade de ingredientes de uma receita.

A ficha técnica tem sido uma ferramenta muito eficiente para redução de desperdícios e de falhas durante a elaboração dos alimentos dos serviços de alimentação, e além disso ajuda o local a ter redução nos custos dos produtos com matérias primas e consequentemente aumento da lucratividade.

E ainda auxilia o serviço de alimentação no seu controle de estoque e nas suas compras.

Avaliação de Fornecedores: um serviço que auxilia o cliente a analisar seus fornecedores não somente em relação ao preço, mas também em relação a qualidade das matérias primas e a aplicação das boas práticas em seus ´processos para oferta de matérias primas seguras.

O consultor pode ajudar o estabelecimento a avaliar os melhores fornecedores que atendam esses requisitos.

Controle de Compras e Estoque:  este serviço envolve a gestão do estabelecimento e deve ser realizado por consultores que já tiveram a oportunidade de atuar como gerentes de serviços de alimentação, pois tem experiência em compras, custos de mercadorias, fornecedores e relação entre custo da mercadoria e do prato oferecido ao cliente.

Padronização de Processos: este serviço é um dos mais trabalhosos, mas também um dos que mais dá resultados para o serviço de alimentação, pois todos os processos do estabelecimento são padronizados com o objetivo de reduzir desperdícios e aumentar a lucratividade do estabelecimento, principalmente no que diz respeito ao rendimento e ao total aproveitamento das matérias primas.

Esses são alguns dos principais serviços que um consultor alimentar pode oferecer aos seus futuros clientes.

Que podem variar de acordo com os conhecimentos e experiências de cada consultor, quando mais você se capacita mais serviços você pode oferecer aos seus clientes.

Ao apresentar seus serviços durante a abordagem de clientes esteja pronto para explicar para que serve cada serviço e apresentar as vantagens de cada serviço para o estabelecimento dele.

Se você tem dúvidas de como realizar abordagens de clientes assista essa aula super especial que preparei para você

Pegue os contatos de seu cliente e elabore uma proposta, muito bem escrita, muito bem elaborada, contendo as informações sobre os seus serviços de consultoria de alimentos que seu cliente se interessou, para enviá-lo por e-mail ou levar pessoalmente até ele.
 
Esteja sempre disponível para ouvir e responder qualquer possível tipo de dúvida que surgir por parte do possível cliente, tendo sempre simpatia e respondendo de forma bem clara para que ele entenda e se sinta amparado por você.
 
Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto deixe seu comentário abaixo e compartilhe este artigo com quem precisa destas informações também.
 
Mayara Vale.
 
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