Você já fez Consultoria de Alimentos em Escolas?
Nesta postagem quero falar sobre os cuidados que se deve tomar em locais onde são manipuladas refeições para que a Segurança dos Alimentos seja mantida e proteja o consumidor de surtos alimentares.
As escolas não podem ser esquecidas, por isso existe a Consultoria de Alimentos em Escolas
Quando ainda estava na faculdade fiz estágio como supervisora de Boas Práticas em uma creche em minha cidade, foi uma experiência rápida, mas que me trouxe muitos aprendizados.
Cuidados com as Boas Práticas durante a Consultoria de Alimentos em Escolas
Creches e escolas recebem muitas crianças e bebês, muitos deles desnutridos e que fazem suas refeições somente nas escolas.
O controle de qualidade durante a manipulação das refeições das crianças em escolas é extremamente importante para que elas não sejam expostas a microrganismos que possam lhes causar doenças, pois crianças possuem seu sistema imunológico ainda em formação, por isso, são vítimas frequentes de doenças transmitidas por alimentos.
Durante meu estágio pude perceber como cada procedimento realizado deveria ser feito com todo o cuidado para que nenhum alimento possa correr riscos de contaminação.
Desde o recebimento da matéria prima, seu armazenamento e conservação, manipulação e distribuição, tudo deve ser elaborado com atenção, não somente para a nutrição das crianças mas para a garantia de alimentos seguros e a manutenção do seu bem estar.
Cuidados com a higienização das escolas
A higienização do local, de cada utensílio ou equipamento deve ser rigorosa, assim como dos talheres, pratos e copos usados pelas crianças nas escolas, para que não sejam veículos de contaminação dos alimentos.
A orientação em relação as Boas Práticas para as merendeiras faz toda a diferença para a manipulação dos alimentos, para que as mesmas possam elaborar as refeições seguindo os procedimentos higiênico-sanitários exigidos pela legislação, evitando todos os tipos de perigos alimentares.
Assim como em todos os demais serviços de alimentação, o consultor de alimentos irá realizar a capacitação dos manipuladores, irá implantar planilhas de controle do processo, irá elaborar o manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais Padronizados.
Além da preocupação com a Segurança dos Alimentos e das crianças, é muito importante se preocupar com a nutrição das mesmas.
Com a oferta de alimentos saudáveis que possam garantir o bom desenvolvimento das crianças e possam ainda estimular hábitos saudáveis de alimentação para a vida toda.
Se você deseja atuar como consultor de alimentos em escolas, lembre-se sempre da responsabilidade de cuidar da segurança e do bem estar destes pequeninos, que precisam ser protegidos dos surtos alimentares.
Você tem interesse em atuar como Consultor de Alimentos em escolas?
Se você deseja continuar aprendendo sobre Consultoria de Alimentos clique aqui!
Mayara Vale
Gostou da postagem? Comente Aqui!