Hoje, dia 16 de Outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação.

Esta comemoração, que teve início há mais de trinta anos, em 1981, é celebrada em mais de 150 países como o objetivo de conscientizar a população mundial sobre temas relacionados a nutrição, alimentação saudável, fome e segurança alimentar.

Dia da Alimentação

Segurança dos Alimentos é o conjunto de ações que durante todas as etapas do processo de alimentos, como produção/elaboração, armazenamento, transporte, distribuição, tem como objetivo manter as características desejadas e a qualidade da matéria prima, impedindo a Contaminação Física, Química ou Biológica, oferendo, assim, um alimento seguro e garantindo assim a integridade física e a saúde dos consumidores.

Segurança Alimentar compreende a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis (Art. 3º da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN).

dia da alimentação

 

A cada ano um tema é escolhido para comemorar o dia mundial da alimentação e, a partir dele, diversas atividades artísticas, esportivas e acadêmicas vão sendo realizadas ao redor do mundo.

O tema do Dia Mundial da Alimentação 2015 é  “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.

O País pode comemorar este ano o dia da alimentação com resultados positivos.

O País conseguiu reduzir o número de pessoas subnutridas em 2 milhões de pessoas no último triênio, segundo o informe O Estado da Segurança Alimentar no Mundo (SOFI 2012), publicado conjuntamente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Alimentar Mundial (PAM).

 

De acordo com a FAO, o número de pessoas subnutridas no Brasil reduziu de 23 milhões (1990/92) para 13 milhões (2010/12).

Somente nos últimos três anos, houve uma redução de 15 milhões (2007/09) para 13 milhões (2010/12), representando uma queda de 13%.

Brasil e Peru foram os países latino-americanos com maiores reduções de subnutridos no período entre 2007/09 – 2010/12.

No caso do Brasil, a proporção de subnutridos caiu de 14,9% para 6,9%, de 1990/92 – 2010/12, cumprindo assim o Primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio.

“O caso do Brasil demonstra que se uma sociedade se propõe a erradicar a fome e, para isso, converte a segurança alimentar e nutricional em uma política de Estado, podem ser realizados enormes avanços a curto prazo.

 

Os múltiplos programas que integram o Fome Zero atacam as raízes profundas do problema multidimensional da fome.

Além disso, garantem redes de segurança social que protegem os mais vulneráveis dos choques econômicos dos últimos anos”, explicou Raúl Benítez, Representante Regional da FAO para a América Latina e Caribe. 

Para o Representante da FAO no Brasil, Helder Muteia: “O País tem dados passos fundamentais para a erradicação da fome e tem sido exemplo para o resto do mundo, por combinar estratégias de crescimento econômico e aumento da produção agrícola com políticas públicas específicas de luta contra a fome como o Programa Fome Zero e o Bolsa Família”.

Profissional da Área de Alimentos marque esse dia na sua agenda, comemore o Dia Mundial da Alimentação, a razão de todo o nosso trabalho, esforço e orgulho!

Que bom que tivemos resultados positivos em nosso país em relação a isso, pelo menos em relação a isso podemos comemorar!

Mayara Vale

 

Fonte :https://www.fao.org.br/FAO_Brf2mpu3a.asp

 Gostou da postagem? Comente Aqui!