Conheça as principais tendências do mercado de Food Service e saiba da importância do consultor de alimentos nestes estabelecimentos.

Entre os mais variados segmentos do mercado gastronômico com certeza as maiorias se encaixam no mercado Food Service, que consiste em atender e oferecer refeições para as pessoas que costumam comer fora de casa, independente do horário.

O Food Service é um dos setores que mais cresce no Brasil, empreendedores a todo o momento estão abrindo novos estabelecimentos, com novas ideias, proporcionando refeições diferenciadas e uma experiência única aos consumidores.

Os serviços de alimentação se destacam sempre, pois abrangem os setores de linha de produção e sua distribuição de insumos, os equipamentos utilizados para parte de produção, os serviços gerais prestados dentro da área e assim os alimentos.

Exatamente por abranger tantos setores que o Food Service é um dos segmentos que mais cresce dentro do mercado de alimentação que envolve desde a instituição que é responsável pelo preparo dos alimentos que chega até o consumidor final.

Food Service – O mercado que se tornou tendência

Um mercado que no começo as pessoas acreditavam em ser apenas uma moda se tornou tendência com o tempo.

Essa tendência tomou forma pela grande procura das pessoas pela alimentação fora de casa, isso devido á falta de tempo, por trabalhar longe de suas residências e também pela praticidade.

Com a alta procura as redes de Fast Food estão buscando proporcionar cada vez mais diferentes opções de refeições praticas e rápidas tanto em centros urbanos como em cidades pequenas.

Comer algo rápido e saboroso se tornou a escolha ideal de muitos que não possuem tempo para cozinhar e raramente estão em casa nos horários das refeições.

A alta procura dos consumidores por refeições fora de casa aumentaram o interesse os novos empreendedores que conseguiram enxergar excelentes oportunidades de investimento neste setor.

Onde encontramos o Food Service?

Encontramos o Food Service em qualquer local, em Restaurantes do tipo Self Service, Pizzarias, Padarias, Lanchonetes, Á La Carte, Buffet, Quiosques, Bares, Vending Machines, Deliveries, Rotisserie Independente e Fast Food.

Resumindo, todos os locais que nos escolhemos para fazer algum tipo de refeição que seja fora de casa se encaixa neste tipo de mercado.

Com tantas oportunidades de investimento, os consultores de alimentos estão sendo essenciais para fazer o negócio crescer, ter qualidade e proporcionar um diferencial aos consumidores.

Com a variada concorrência que possui no mercado o consultor de alimentos pode ser uma peça chave para seu negócio conquistar um local no mercado de atuação, atrair clientes, fidelizá-los ao seu estabelecimento e criar uma refeição diferenciada que irá chamar atenção dos consumidores.

O novo sempre desperta a curiosidade das pessoas, não importa se é a forma que você apresenta o prato, o tipo de mistura que faz em seus sabores ou formato que deixa seus alimentos, mas a inovação sempre é algo que se deve ter em um Food Service.

Últimas tendências do Food Service

Todos os anos as tendências do mercado gastronômico surgem de variados segmentos de refeições em geral, desde as Hamburguerias até os restaurantes com o cardápio mais renomado as inovações chegam a todo o momento nas cozinhas.

As pessoas estão procurando cada vez mais equilibrar uma alimentação barata, com algo que seja saudável e ao mesmo tempo sustentável.

Os jovens principalmente estão á procura do equilibrio, mas isso não significa que as comidas de Fast Food estão ficando para traz, ao contrário estão sendo preparadas de maneira inovadora.

Algumas das últimas tendências de Food Service do mercado deste ano são:

  • Alimentação saudável – Cardápio que proporciona mais saúde no dia a dia e bem-estar é uma das maiores procuras atualmente no mercado de alimentação. Refeições feitas á base de ingredientes frescos, naturais e orgânicos traz um diferencial grande para nossa saúde.

Então a alimentação saudável se tornou uma tendência na vida de muitas pessoas, não apenas na vida de quem faz exercícios físicos e quer perder peso, o objetivo agora é melhorar a qualidade de vida;

  • Produtos Artesanais – Alimentos artesanais estão por todos os cantos, desde o hambúrguer artesanal, até sorvetes, queijos entre outros alimentos.

Os consumidores estão cada vez mais assumindo metodologias e novas técnicas de produção para dar resultado a uma refeição “independente”.

Isso significa que a maioria dos produtos artesanais é produzida com ingredientes que a própria pessoa cultiva;

  • Personalização nas refeições diárias – O modo de servir e preparar os alimentos com uma característica especial é uma das principais tendências no mercado de Food Service.

O cliente pode optar em como quer o prato dele e quais ingredientes vão ser utilizados, poder escolher as combinações é proporcionar uma personalização individual.

Essa experiência única é algo que marca os consumidores e dão liberdade para comerem aquilo que gostam da maneira que acham melhor.

Exclusividade é a tendência do momento que só irá aumentar a cada dia;

  • Experiências na rua – Feiras gastronômicas, operações diferenciadas em pop-up, festivais de food trucks sempre proporcionam experiências diferenciadas aos consumidores.

Sair de um estabelecimento fechado e comer em um local aberto, com diversas opções de entrada, pratos principais, comidas rápidas e elaboradas, sem esquecer-se da sobremesa está sendo uma opção de muitas pessoas que saem á noite e querem comer algo diferente e ao mesmo tempo ter entretenimento;

  • Comida típica – As cozinhas étnicas também conhecidas como comidas típicas sempre estão em alta. As pessoas realmente gostam de experimentar a gastronomia de outro local diferente de onde elas vivem.

Experimentar algo de outra cultura, região e ter essa expansão culinária são uma das tendências do mercado também.

A importância do consultor de alimentos

O mercado de alimentos é grande e concorrido, um consultor dentro de um negócio trabalha garantindo a qualidade daqueles serviços prestados.

Além de buscar sempre um diferencial, buscar tendências, tecnologia e cuidados para que os alimentos oferecidos proporcionem sempre satisfação os consumidores.

Dentro de um negócio no ramo de Food Service o consultor de alimentos pode ser o que esteja faltando para sua empresa alavancar suas vendas, aumentar rede de clientes e proporcionar experiências gastronômicas novas ao público.

Se ainda não investiu em um consultor dentro de seu estabelecimento, pode ser agora o momento certo de acompanhar as últimas tendências do mercado de Food Service e não deixar seu negócio ficar para trás.

Mayara Vale

Você gostou deste artigo? Deixe seu voto abaixo!