Ultimamente estamos nos “deparando” com notícias não satisfatórias de produtos e da qualidade dos alimentos comercializados em serviços de alimentação.
A fiscalização está cada vez mais atuante e a alta gestão tendo de tomar ciência da importância de fornecer um produto íntegro para seu consumidor.
Como garantir a qualidade dos alimentos em Serviços de Alimentação?
O primeiro passo para garantir a qualidade dos alimentos é seguir as Boas Práticas de Fabricação (BPF), e compreender que, oferecer um alimento seguro é primordial para saúde de um indivíduo.
Entretanto, não adianta seguir todas as normas no serviço de alimentação se o princípio de tudo, a matéria prima, não for de qualidade.
Entende-se de fato que se o fabricante não cumprir as normas, ocorre uma quebra de procedimentos na cadeia produtiva.
Um fornecedor seguro garante que uma parte do processo esteja assegurada, e o serviço de alimentação pode dar continuidade até chegar ao produto final/produto fabricado de qualidade.
E como adquirir alimentos de um fornecedor de qualidade?
O fornecedor que preza pela qualidade dos alimentos não apenas garante a saúde do consumidor, que é o essencial, mas permite que o serviço de alimentação reduza desperdícios, diminua custos, aumente o rendimento e com isso obtenha um retorno no custo final do produto/ alimento.
Uma visita técnica ao local com aplicação de um check list para verificar se o fornecedor segue as BPF é importante, avaliar a padronização da matéria prima/produtos também é considerável, verificar se a documentação está atualizada também faz parte da avaliação.
Caso possua alguns pontos a serem corrigidos, comunique ao fornecedor/ fabricante e realize uma nova visita para averiguar as adequações.
Toda cadeia produtiva necessita ser avaliada minuciosamente, desde o recebimento, até a entrega para o destino final, não deixando de se certificar sobre o sistema de rastreabilidade do produto fabricado.
E antes da decisão de compra é interessante testar o produto para ter certeza que esse irá atender as expectativas desejáveis.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui a norma NBR 12966/ 1993 que se trata da Avaliação técnica de fornecedores e tem como objetivo fornecer diretrizes gerais a serem consideradas por um comprador e disponibiliza perguntas orientativas para elaboração de um questionário e da lista de verificação, outra Resolução que pode ser adotada é a RDC 275 de 21 de Outubro de 2002 que possui uma lista de verificação das Boas Práticas de Fabricação em estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos. O profissional também pode criar a sua própria lista de verificação seguindo as normas da legislação específica da cidade/estado que realiza os serviços de consultoria alimentar.
Após a escolha do produto/ matéria prima é necessário dar continuidade e garantir que haja o seguimento no serviço de alimentação.
Segue abaixo algumas das etapas a serem seguidas pelo serviço de alimentação para garantir a qualidade dos alimentos:
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2. Armazenamento |
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3. Descongelamento |
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4. Cocção – Resfriamento |
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5. Manipulação |
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6. Distribuição |
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E o consumidor/cliente é o “termômetro” para termos a certeza de um produto final qualitativo.
Como consultores na área de alimentação, devemos orientar nossos clientes/ parceiros a seriedade de possuir um fornecedor/ fabricante de qualidade e dar continuidade ao processo nos seus estabelecimentos.
Colunista: Daiana Dionísio
Referências: Portaria CVS 5 /2013 , Portaria CVS 6/1999.
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