Quem nunca viu ou ouviu uma notícia sobre um consumidor que encontrou um inseto em um alimento?

insetos

As consequências que uma notícia como essa pode trazer para um serviço de alimentação são extremamente graves, pois o local tem sua imagem manchada, e mesmo após tantos anos de portas abertas, um único caso deste acaba com toda a sua credibilidade e resulta na perda de clientes.

A presença de pragas em um serviço de alimentação é resultado da má higienização e organização do local. A má higienização do local, de equipamentos e bancadas deixa resíduos de alimentos que atraem baratas, formigas, moscas, ratos para o estabelecimento.

A falta de organização do local permite que as pragas encontrem abrigos para criarem seus ninhos perto do local onde elas encontram alimentos, neste locais elas se reproduzem e assim fica cada vez mais difícil elimina-las.

mosca-na-sopa

Um local muito comum de se encontrar ninhos é em estoques desorganizados que não obedecem os espaçamentos entre os alimentos exigidos pela legislação e as pragas encontram abrigo entre os alimentos e se aproveitam para consumi-los.

Aos estarem instaladas no local, as pragas terão fácil acesso aos alimentos produzidos e é nesse momento que o consumidor tem a triste surpresa de encontrar um inseto em sua refeição.

Para a prevenção ou correção destas ocorrências desastrosas o serviço de alimentação precisa manter a sua higiene e a sua organização impecáveis. Manter uma rotina de limpeza e desinfeção diárias, cobrar dos colaboradores a higienização entre turnos para que o local não amanheça sujo, e a retirada do lixo no final do dia para que o lixo também não sirva de atrativo para pragas.

mosca_sopa_G

Outro tipo de prevenção é a química, ou seja, a prevenção através de uma dedetização ou desinsetização, onde uma empresa terceirizada, especialista neste processo, com aprovação da ANVISA, vem periodicamente aplicar um produto químico que tem a finalidade de eliminar as pragas presentes no local. O produto usado também deve ser aprovado pela ANVISA e próprio para locais onde se manipulam alimentos.

Após estes processos corretivos e preventivos serem realizados é hora de usar uma ferramenta muito legal que se chama: CONTROLE DE PRAGAS.

Essa ferramenta tem o objetivo de ajudar o local a saber quais são as principais pragas presentes no estabelecimento, em que locais geralmente elas aparecem e em que situações, para que o consultor saiba que tipo de atitudes tomar e saiba como lidar com elas.

Ao saber os tipos de pragas que mais estão presentes no estabelecimento o consultor saberá dizer a empresa terceirizada de controle químico quais são essas pragas e a empresa usará produtos específicos para elas, tendo um resultado mais eficiente contra as pragas.

Para você saber ainda mais sobre o controle de pragas assista o vídeo abaixo

Ao saber o local de maior ocorrência e em que situações elas aparecem é possível tomar medidas para corrigir as falhas que tem atraído as pragas.

É muito importante ter ferramentas que te ajude a ter e a manter esse controle para que esse perigo de contaminação seja eliminado do serviço de alimentação.

Essa e muitas outras ferramentas estão presentes neste E-book que eu preparei com 20 ferramentas que podem ser usadas em todas as etapas do processo de manipulação de alimentos. Nenhum consultor pode ficar sem um arsenal de ferramentas que lhe conferem segurança, controle e registros de suas atividades. Clique aqui para conhecer e adquirir o seu!

Até a próxima postagem!

Mayara Vale

 

Controle de Pragas na Industria de Alimentos
5 (100%) 1 vote