Nesta postagem de hoje venho trazer uma dificuldade que tenho enfrentado em algumas das minhas consultorias e que pode ser uma dificuldade que você tenha passado ou vai passar também (espero que não rsrs).

validade 2

 

Umas das principais exigências da legislação em relação aos alimentos manipulados é a sua procedência, seu destino, sua data de manipulação e a sua validade. A forma que utilizamos para que a legislação seja atendida é o uso das Etiquetas de Identificação dos Alimentos.

Qual o motivo do uso de etiquetas?

As etiquetas tem o objetivo de informar para qualquer manipulador que for utilizar aquele alimento, quando o mesmo foi manipulado e qual a sua validade. Informar ainda o seu fornecedor do alimento e a sua designação também é muito importante.

validade4

Outros motivos…

Outro uso da etiqueta é para alimentos que foram abertos e não foram usados em sua totalidade.

Alguns tipos de alimentos após abertos tem a sua data de validade mudada, essa informação está na embalagem original do produto.

Há ainda alimentos como latas e caixinhas de creme de leite ou leite condensado, por exemplo, que após abertas não dispõem da possibilidade de serem fechadas novamente e por isso o seu conteúdo precisa ser transferido para outra embalagem com tampa.

Nestes casos além das informações sobre a nova data de validade após aberto, é preciso identificar o alimento pois ele foi retirado de sua embalagem original.

etiqueta-de-identificacao-de-alimentos-vigilancia-sanitrl-183-MLB4666218929_072013-O

Essa identificação do alimento aberto é extremamente importante, para que todos saibam quando o mesmo foi aberto e quando será seu novo vencimento e faz parte da implantação das.

Nem todos os manipuladores estão presentes no momento da abertura deste alimento, mas todos precisam conhecer estas informações para usar o produto desejado dentro do prazo.

Capacitação para os manipuladores

É preciso ensinar o manipulador a procurar na embalagem essa informação que o fabricante dá.

Vem sempre escrito assim: após aberta a embalagem o produto deve ser consumido em xx dias.

O manipulador não pode colocar uma data de validade da sua cabeça, mas sempre ser instruído a seguir as orientações descritas na embalagem.

A identificação dos alimentos permite um controle da manipulação dos mesmos, para que não aja desperdícios, pois estará ali na etiqueta um prazo para o manipulador usar o alimento e também para que nenhum alimento seja usado fora do prazo de validade.

A maior dificuldade em relação a isso é convencer o manipulador de alimentos a realizar essa atividade, a entender a importância que cada etiqueta tem para o processo de elaboração de alimentos seguros para os consumidores.

É preciso ter muito paciência, cobrar mesmo, todos os dias se necessário para que esse hábito entre na rotina dos manipuladores.

Tudo dentro da geladeira de manipulados deve estar etiquetado

A frase que mais ouço é Etiquetas pra que??

Mas com o passar do tempo eles mesmos percebem como as etiquetas facilitam o dia a dia deles no controle de produção de alimentos de acordo com o movimento de clientes e a durabilidade de cada alimento, porque eles vão percebendo o que sai mais e o que sai menos neste período de validade do produto e começam a manipular os alimentos de acordo com o fluxo de pedidos.

validade

Para o consultor e para a pessoa que ficará como responsável pelo local assim que a consultoria encerrar, o uso de etiquetas faz toda a diferença, pois as etiquetas permitem um controle muito preciso na validade de tudo que já foi manipulado ou aberto, principalmente em estabelecimentos onde há uma grande variedade de alimentos manipulados todos os dias.

As etiquetas são mais uma forma de garantir a Segurança Alimentar dos consumidores, que é o nosso principal objetivo como consultor, não é verdade?

Saiba mais assistindo o vídeo abaixo

Assim como as demais ferramentas que já falei aqui no site e nas 4 aulas gratuitas, as etiquetas são extremamente importantes durante o processo de manipulação dos alimentos.

Se você ainda não conhece essas etiquetas, no E-book com as 20 Ferramentas Auxiliares, além das ferramentas de controle, tem um modelo de etiqueta que contém as informações que a legislação exige que sejam identificadas nos alimentos.

Se você já passou por situações como essas compartilhe comigo nos comentários!!

Mayara Vale

 

 

Gostou deste artigo?

Deixe seu voto abaixo

 

 

 

Etiquetas de Identificação dos Alimentos, PRA QUE?
4.4 (88.33%) 12 votes