Olá Pessoal!!

Eu aqui novamente!

Desta vez falando com vocês com um olhar não só de consultora de alimentos!

Mas como dona de um Serviço de Alimentação!

Sim!

Realizei meu sonho há um pouquinho mais de 1 mês… hoje tenho um Armazém e Restaurante de comidas saudáveis!

E uma das coisas que escutava muito de donos e gestores de serviços de alimentação era:

“Você faz aquele Treinamento de Manipuladores que a Vigilância Sanitária pede?

Qual é mesmo?”

Então respondia: “Sim… de acordo com a RDC 216:

“Os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, em manipulação higiênica de alimentos e em doenças transmitidas por alimentos. A capacitação deve ser comprovada mediante documentação.”

E o treinamento faz parte dos POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados)  obrigatórios que devemos inserir nos Serviços de Alimentação.

Mas o maior problema, é que a maior parte dos gestores não conseguem entender a importância de um treinamento bem feito, e acabam caindo somente na obrigatoriedade, ou melhor, somente no que é cobrado!

Agora vamos falar na prática!

Para você, gestor ou proprietário, apenas este treinamento basta?

Ou será que um investimento maior em TREINAMENTOS seria também importante para SUCESSO do seu negócio!

Ou seria apenas um gasto a mais?

Cada vez mais, os empresários vem investindo e implementando treinamentos de funcionários, se tornando comum nas organizações por vários efeitos positivos, pois através dos treinamentos se consegue desenvolver habilidades específicas e potencialidades de cada um, e consequentemente o desenvolvimento da empresa.

Portanto, mas do que as exigências da Vigilância Sanitária, os treinamentos devem ensinar os procedimentos do negócio (missão, visão e valores, especificação do cardápio, atendimento, processos, além de toda a conduta ética da Empresa).

Neste texto, irei abordar não só os itens básicos e descritos na RDC 216, mas também a parte prática do negócio.

Pois todos os seus funcionários, independente da função são VENDEDORES do seu negócio, portanto o Treinamento em relação a higiene e manipulação é muito importante para a qualidade do serviço prestado.

Porém, o funcionário também deve conhecer o seu produto, saber vender.

Voltando a todos os textos abordados por nossas colunistas anteriormente.

Quem são os Serviços de Alimentação descritos nos nossos textos:

“São todos os estabelecimentos que fazem parte da alimentação fora do domicilio como restaurantes comerciais, serviços de motéisbuffets, lanchonetes, cozinhas industriais, fast food e cozinhas de hospitais”.

Portanto, tudo que será relatado e descrito a seguir rege para todos os serviços, sejam eles de pequeno ou grande porte!

Sendo assim, vamos começar pela Legislação!

No Brasil, as Boas Práticas são estabelecidas por Leis e Portarias da ANVISA (Agência Nacional de vigilância sanitária), dentre as quais destacam-se a Resolução 275 (BRASIL, 2002) para as indústrias produtoras de alimentos e a Resolução 216 para serviços de alimentação.

As Boas Práticas são um conjunto de normas empregadas em produtos, processos, serviços e edificações, visando à promoção e a certificação da qualidade e da segurança do alimento.

Dentro dessas Legislações, quais são os itens básicos que devem conter um Treinamento de Manipuladores de Alimentos?

Para um Treinamento inicial o manipulador deve ter noção de tais assuntos:

  1. Conceito de Boas Práticas de Alimentação
  2. Perigos na Cozinha Industrial (alimentos)
  3. Contaminação de alimentos
  4. DTA´s (Doenças Transmitidas por Alimentos
  5. Higiene pessoal, do ambiente e dos alimentos
  6. Lavagem das Mãos
  7. Recebimento e armazenamento de alimentos

E qual a importância deste treinamento para seu estabelecimento?

O manipulador de alimentos é responsável por produzir refeições de boa qualidade, tendo função fundamental e de extrema importância para que não se coloquem em risco a saúde dos comensais.

Para atingir esse objetivo, devem ser aplicadas as Boas Práticas, necessitando que os manipuladores sejam treinados e capacitados sobre todos os assuntos citados acima, prevenindo assim o aparecimento de surtos alimentares ou doenças de veiculação alimentar.

A higiene e segurança alimentar em uma empresa de alimentos visa garantir uma adequada condição higiênico-sanitária dos produtos elaborados, sem oferecer riscos à saúde do consumidor, sob condições previstas pela legislação vigente.

Tendo o objetivo de informar sobre a importância do treinamento para manipuladores de alimentos em serviços de alimentação, de acordo com as normas atuais em relação às condições higiênico-sanitárias necessárias para evitar os surtos de toxinfecções alimentares.

Portanto, os princípios básicos deste treinamento são:

A capacitação quanto aos procedimentos de Boas práticas na produção e manipulação de alimentos de acordo com a legislação sanitária vigente.

Possibilitando aos manipuladores de alimentos conhecimentos sobre as Boas práticas de manipulação e fabricação de produtos alimentícios;

Orientando os manipuladores de alimentos para desempenharem suas funções da maneira mais adequada e higiênica, visando à produção de alimentos seguros para o consumidor;

Contribuindo para a sensibilização dos participantes acerca da importância do controle higiênico sanitário no processo de produção e manipulação de alimentos, visando a elaboração de um alimento SEGURO.

Todo Programa de Capacitação de Manipuladores, sendo estes voltados diretamente para manipulação ou não, seja de atendimento ao público, venda, devem ser descritos, determinando carga horária, o conteúdo programático e a frequência de sua realização, mantendo os arquivos de registros da participação nominal dos funcionários.

Viu o quanto é importante o oferecimento de uma alimento de QUALIDADE  e SEGURO para seu cliente?

Mas e aí?

O que você como gestor ou proprietário ainda precisa????

VENDER?

Vamos para uma situação cotidiana!

Se você consumidor entrar em um estabelecimento encontrar pessoas, mal humoradas, desestimuladas, sem saber o que estão vendendo… o que você faria?

Voltaria naquele local?

NÃOOOOOOOO!

Portanto, o que o seu funcionário, seja ele manipulador direto do alimento ou não (atendente, garçom, barista, caixa), independente da função, são VENDEDORES do seu serviço, sendo assim lembre-se:

”Seus funcionários, vendedores, devem estar sempre preparados para oferecer uma experiência única e positiva, aumentando a fidelidade do consumidor.”

E como EU, um gestor consigo isto?

TREINAMENTO… TREINAMENTO! EXEMPLO!!!! EU COMO DONO SOU O GARGALO DO MEU NEGÓCIO!!!

Voltando também ao Post, da minha amiga Nathalia Ramos, postado aqui no nosso site em Outubro de 2019.

O primeiro a estar treinado, sabendo tudo que acontece no serviço É O DONO O PROPRIETÁRIO!

E assim, desenvolver técnicas de treinamentos específicos e diários!

Mas, como sempre temos algumas dicas básicas para implementar no seu estabelecimento para alavancar suas vendas, através do treinamento.

A primeira coisa em mente, é que temos que saber vender o produto, no nosso caso o alimento.

E seu público interno, ou seja, os próprios funcionários são seu PRIMEIRO comprador dos produtos que fabrica e que vende.

Portanto, se seu funcionário não tiver a plena convicção e conhecimento da qualidade do produto ou serviço que está vendendo, dificilmente conseguirá apresentar uma argumentação eficiente de venda.

No caso de buffet ou serviços a la carte, a primeira maneira diária de treinamento é deixar o funcionário viver a experiência gostosa de saborear o alimento.

Exemplo: Você criou uma receita nova de Bolo de Chocolate específico para um público, sem lactose, sem glúten, sem açúcar!

E quer que seu funcionário venda!

A princípio ele falaria: Mas o que tem esse bolo?

Se na nossa mente, produtos para “dieta” são ruins!! NÃO!

Seu funcionário deve experimentar, viver a sensação prazerosa deste mesmo bolo, DELICIOSO, igual aquele que ele comia da sua avó!

Assim sim, depois desta experiência PRAZEROSA ele vai conseguir vender o seu produto!

Este foi um exemplo bem simples, mas que funciona e que não deixa de ser um “treinamento” prático no dia a dia!

Mas também,  podemos através de treinamentos teóricos e com materiais de apoio, aumentar esse conhecimento do colaborador  para alavancar nossas vendas, abordando assuntos com o objetivo de preparar seu funcionário através do conhecimento das bases da empresa e assim, alavancar as vendas.

Outro fator muito importante para desenvolvimento e crescimento da equipe é a motivação do seu funcionário, desde os manipuladores de alimentos até os outros funcionários.

Por isso, caso sinta que seus colaboradores estão desmotivados, implemente também este treinamento.

Pois dentro de uma Empresa precisamos de todos caminhando na mesma direção e com o mesmo objetivo e propósito: SUCESSO!

RESUMINDO…

O treinamento de seus funcionários, seja em relação a Boas Práticas, vendas diretas ou indiretas ou simplesmente de motivação é, portanto, um investimento para alavancar suas vendas!!

Thalita Muniz

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