Se você está começando este ano à todo vapor, com sede de mudanças, de fazer diferente, de colocar em prática aquelas ideias que há tempos você tem vontade de tirar do papel e empreender na área de alimentos, você está no lugar certo, continue lendo este artigo que eu posso te ajudar.

Para ter um restaurante não basta somente ter um sonho ou gostar de cozinhar, existem outros fatores que devem ser considerados antes de dar os primeiros passos.

Para começar o primeiro passo é saber se você é uma pessoa empreendedora!

Mas afinal o que é, empreender?

O que é ser empreendedor?

Empreender é transformar crises em oportunidades.

É ter a ousadia de colocar suas ideias em prática.

O empreendedor sempre cria algo novo ou inova o que já existe e está sempre pesquisando, em busca de novos negócios e oportunidades e está sempre preocupado com a qualidade dos produtos e serviços.

É uma pessoa proativa, que faz as coisas acontecerem.

Empreender é sabe resolver um problema ou situação complicada.

Pois durante a sua caminhada empreendedora no setor de alimentação, você terá desafios, mas será que você está pronto para eles?

Empreendedorismo ainda é o envolvimento de pessoas e processos que levam à transformação de ideias em oportunidades e a implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso.

O empreendedor tem o perfil de liderança e de trabalho em equipe e está sempre motivado.

Mas, fique calmo, vamos ver agora algumas características que você precisa ter antes de empreender na área de alimentos.

Características que você deve ter se quiser empreender:

Iniciativa: a pessoa empreendedora consegue ver oportunidades onde a maioria das pessoas não percebe e age, tem iniciativa, corre atrás do que quer, tenta achar possibilidades de crescimento no que faz ou deseja fazer de forma segura, tem uma visão do futuro e das possíveis ameaças e tendências do mercado.

Criatividade: Ser criativo é primordial, tem que ter uma boa imaginação.

O empreendedor está sempre procurando novas formas de fazer as coisas de uma forma inovadora e diferente e de um jeito melhor.

Persistência e otimismo: o empreendedor não desiste diante do primeiro obstáculo, mas o enfrenta e busca novas estratégias para alcançar os seus objetivos.

Encara os erros como oportunidades de aprendizado e melhoria.

Resiliência e adaptação: resistir, se adaptar e tentar novamente.

Possui a capacidade de se adaptar, ajustar os planos e continuar com foco no objetivo, pois pode encontrar obstáculos e imprevistos no caminho, porém não desiste diante do primeiro.

Comprometimento: Se sente responsável pelo sucesso ou fracasso do seu negócio ou serviço e com isso dá o sangue para que tudo corra bem.

Visa sempre a qualidade dos seus produtos ou serviços.

Corre riscos calculados: analisa os riscos e desafios, vê as possibilidades que tem ou as cria e opta pela de menor chance de dar errado.

Qualidade e eficiência: está sempre em busca de melhoria contínua de seus produtos ou serviços.

Planejamento e monitoramento: o empreendedor planeja tudo o que faz, estabelece metas e depois revê se saiu tudo como o planejado, se cumpriu as metas e controla os resultados e está constantemente acompanhando e monitorando tudo o que planejou e se for preciso os modifica.

Estabelece metas: Ele faz um planejamento e com isso sabe o que quer e o que não quer e sabe onde quer chegar, o que quer alcançar, quanto vai custar para alcançar seus objetivos e quanto tempo vai demorar para conseguir e com isso sabe o que fazer para ter sucesso.

Busca informações: Está constantemente estudando sobre o mercado de trabalho, a forma de produção, quem são seus clientes ou futuros clientes, os concorrentes, está o tempo todo se atualizando sobre seu nicho de trabalho.

Rede de contatos: o empreendedor cria uma rede de contatos com pessoas que já atuam nessa área, com fornecedores, clientes e pessoas que possam agregar valor ao seu negócio.

Independência e autoconfiança: é otimista e determinado, age com independência e autonomia.

Confia em seu julgamento para demonstrar iniciativa ou propor soluções.

Mas se você não tem essas características acima, e ainda assim deseja empreender, não se preocupe, pois, elas podem ser desenvolvidas ou lapidadas.

É possível adquirir essas habilidades, porém ser empreendedor exige que você saia da sua zona de conforto e corra atrás dos seus objetivos.

O empreendedorismo não precisa estar relacionado somente com os negócios.

As pessoas podem demonstrar características empreendedoras na vida pessoal, na escola, em casa, junto aos amigos ou familiares ou em outros ambientes.

Vamos falar um pouco sobre os tipos de empreendedores e com isso você pode observar em qual se encaixa.

Empreendedorismo Corporativo

Empreender é saber identificar, desenvolver e implementar novas soluções e ações dentro de uma empresa.

Tem como objetivo provocar mudanças, inovar, renovar, explorar um novo nicho, a criação de um novo produto e/ou serviço, provocando melhorias nas estratégias do negócio, nos recursos humanos utilizados, aumentando as vendas, reduzindo custos e desenvolvendo processos mais eficientes e se tornando mais competitivo no mercado.

Hoje em dia as empresas estão cada vez mais em busca de pessoas com espírito empreendedor, capazes de solucionar problemas e aumentarem o lucro da sua empresa.

Empreendedores desse ramo geralmente são executivos muito competentes, com perfil de liderança, de gestor, que assumem riscos, tem domínio das ferramentas administrativas e focam sempre nos resultados, tem alto poder de negociação, são bons para comunicar e vender suas ideias, reconhecem e valorizam sua equipe de trabalho e querem sempre crescer mais dentro da empresa.

Se você possui esse perfil e está pensando em abrir o seu negócio, saiba que você está no caminho certo!

Empreendedorismo Social

Este tipo de empreendedorismo tem como base a vontade de construir um mundo melhor para as pessoas, criando oportunidades para aqueles que não têm acesso a elas, promovendo soluções e mudanças nos problemas da sociedade por meio de uma ideia ou inovação, gerando desenvolvimento, qualidade de vida, acesso à cultura, melhorias ambientais e aprimoramento da economia para as pessoas.

O trabalho em equipe é essencial e o objetivo é mudar o mundo e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Suas características são parecidas com as dos demais empreendedores, porém se realizam vendo seus projetos trazerem resultados para os outros e não para si próprios.

Esse perfil de empreendedor tem uma característica super importante, além do ganho financeiro, o cuidado com as pessoas, com a equipe como um todo, com um ambiente agradável, com o bem estar.

Se você possui essas características e deseja ter seu negócio você está no caminho certo!

A ideia de um empreendimento ou novo projeto surge de várias formas, através de um sonho ou projeto que estava guardado, da necessidade financeira, de necessidades não atendidas, de uma oportunidade de negócio, de tendências de mercado, dos hábitos sociais e de consumo, melhorias de um negócio já existente, dentre vários outros.

Se você deseja empreender na área de alimentos, abrir seu restaurante, faça um planejamento, coloque no papel todas as suas ideias e os possíveis gastos que terá todos os meses, gastos fixos como aluguel, energia, água, telefone, funcionários, contador e os insumos ou produtos necessários para o funcionamento da empresa e outros gastos necessários como taxas para a abertura da empresa, móveis, equipamentos, utensílios, reforma do imóvel, kit marketing da empresa, uniforme, dentre outros.  

É importante fazer este levantamento, colocar no papel para que você consiga visualizar estes gastos, se programar, se planejar, ver se tem o dinheiro necessário para a abertura, se tem um capital de giro ou se será necessário fazer um empréstimo e de quanto vai precisar.

Essas observações são muito importantes para que o empreendedor possa estudar, conhecer mais sobre o seu negócio, é importante também ele saber quem será o seu público alvo, os produtos ou serviços que serão oferecidos, o local que deseja abrir o seu negócio, o horário de atendimento ao público, ver se tem a demanda para este local, conhecer e analisar a concorrência e poder usar isso como uma oportunidade para inovar ou renovar, ser um diferencial.

E você deve estar pensando: Nossa eu precisa pensar em tudo isso?

Isso mesmo, abrir seu restaurante vai exigir muito de você, com essas informações no papel você saberá se é a hora de abrir seu restaurante, ou até mesmo saber se é isso mesmo que você quer.

E ainda é preciso conhecer sua área de atuação, estudar, pesquisar mais sobre o negócio que quer abrir e buscar formas que são eficazes para o seu modelo de negócio, ingredientes básicos para caminhar em direção ao sucesso dentro do empreendedorismo.

Logo abaixo tem alguns links que podem te ajudar na tomada de decisão para abrir ou formalizar o seu negócio ou empresa.

Um consultor de alimentos pode te ajudar na tomada de decisões e em todo planejamento do seu negócio!

Quer saber como você pode evitar ser o gargalo do seu próprio negócio? Então clique aqui para ler mais sobre isso

Jaciara Terra

Links de acesso:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/6-erros-que-voce-nao-vai-mais-cometer-na-gestao-do-seu-negocio,1494c77cd2f1f610VgnVCM1000004c00210aRCRD

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/6-passos-para-expandir-seu-negocio,9d14c77cd2f1f610VgnVCM1000004c00210aRCRD

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/6-passos-para-iniciar-bem-o-seu-novo-negocio,a28b5e24d0905410VgnVCM2000003c74010aRCRD

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/guia-pratico-para-a-formalizacao-de-empresas,8f8a634e2ca62410VgnVCM100000b272010aRCRD

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/legalize-e-proteja-seu-negocio-como-registrar-uma-empresa,e47817e688095410VgnVCM2000003c74010aRCRDhttps://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-formalizar-seu-nome-empresarial,538a634e2ca62410VgnVCM100000b272010aRCRD

4.8/5 - (5 votes)