Você deseja realizar consultoria em restaurante?

Neste artigo eu quero te mostrar como você pode ajudar seu cliente, dono de restaurante, em diferentes áreas do estabelecimento dele.

COMPRAS

Alguns erros podem ser cometidos no momento da compras, como compras em excesso, falta de itens e compras de alimentos de baixa qualidade.

Você pode ajudar seu cliente a avaliar os fornecedores, para comprar alimentos com procedência confiável.

Pode ajudar seu cliente a entender a composição mensal do estabelecimento dele, isso guiará as compras periódicas.

Você pode ainda analisar as vendas do estabelecimento para entender o consumo por período (semanal ou quinzenal) para dividir essas compras de forma que não tenha nada em excesso e não falte nada!

RECEBIMENTO

Muitos estabelecimentos não saber fazer o recebimento corretamente e acabam sendo lesados por fornecedores, recebendo mercadorias impróprias, tendo transtornos com trocas, com falta de matérias primas e muitos prejuízos.

Você pode capacitar os responsáveis pelo recebimento para receber as matérias primas adequadamente, verificando validade, temperatura, embalagem, características dos alimentos, nota fiscal, quantidade e peso.

Prepare uma planilha para que a pessoa responsável por receber preencha corretamente essas informações e desta maneira o local tenha um controle de recebimento eficiente, com data e responsável por essa atividade.

Capacite a equipe também a identificar falhas que podem acontecer nesta etapa do processo, como alimentos em temperatura de risco, embalagens violadas, alimentos vencidos e diante disso rejeitar o recebimento e solicitar a troca imediata.

Prepare uma planilha de controle de devolução de mercadorias para ser preenchida quando casos como esse acontecer, assim teremos também o controle daquilo que foi devolvido e deverá ser reposto.

Caso algum alimento seja recebido e apresente não conformidades, capacite a equipe para separar este alimento,

identificar como ALIMENTO IMPRÓPRIO PARA CONSUMO e solicitar a troca ou o descarte do mesmo.

Você pode ainda ajudar seu cliente a ter uma área própria para o recebimento no estabelecimento.

Essa área deverá ter uma bancada, uma balança, um local para colocar as planilhas de recebimento, devolução e as notas fiscais e uma caneta e em sua consultoria em restaurante você pode adequar isso.

ARMAZENAMENTO

Nesta etapa é comum haver muitas perdas de alimentos, por falta de organização, higiene e controle de temperatura dos alimentos, além da falta de manutenção dos equipamentos que conservam os alimentos.

Primeiro verifique se o estoque é adequado para o armazenamento das matérias primas, se possui prateleiras e palets para o armazenamento correto dos alimentos, caso não tenha, oriente seu cliente a providenciar.

Verifique também que os equipamentos estão funcionando adequadamente, se as borrachas das portas estão vedando corretamente, caso não estejam, já solicite com o dono a manutenção dos mesmos.

Capacite o estoquista a organizar o estoque corretamente, categorizando os produtos e obedecendo o PVPS – Primeiro que Vence, Primeiro que Sai, assim reduzimos tempo procurando itens e perdas com alimentos vencidos.

Capacite a equipe e higienizar as embalagens antes de colocar no estoque, para que nada sujo entre nesta área limpa do estabelecimento.

Durante a sua consultoria em restaurante capacite a equipe de limpeza a manter esse setor limpo e organizado para evitar a presença e a proliferação de pragas neste setor.

Capacite ainda a equipe a realizar o controle de temperatura dos alimentos perecíveis, para que durante o tempo de armazenamento, nada venha interferir na qualidade e na segurança destes alimentos.

Ajude seu cliente com o controle de entradas e saídas das mercadorias neste estoque, certificando que nada que sai para a área de preparo esta sendo perdido.

consultoria em restaurante

PREPARAÇÃO

Nesta etapa podem ocorrer muitas falhas que comprometem a segurança dos alimentos e pode levar o local a sofrer muitos prejuízos.

Capacite a equipe sobre a higienização e a organização desta área de trabalho para que nada neste ambiente possa comprometer a qualidade e a segurança dos alimentos preparados.

Use as fichas técnicas para padronizar as receitas e reduzir falhas no preparo dos alimentos, desta maneira economizamos tempo e eliminamos os prejuízos.

Defina com a equipe a quantidade que será produzida, em média, dos alimentos, por dia da semana, assim minimizamos também os desperdícios de alimentos.

Capacite a equipe para verificar as características e validade dos alimentos, para que nada, impróprio para o consumo seja preparado para os clientes.

Capacite a equipe para fazer o controle de temperatura dos alimentos e preencher a planilha de controle, pois é um documento obrigatório que a fiscalização vai cobrar.

Se na sua região a coleta de amostras for obrigatória, já capacite a equipe a fazer a coleta corretamente também.

EXPOSIÇÃO

Nesta etapa podemos ganhar ou perder o cliente, proteger o causar danos a sua integridade física, saúde e bem estar.

Na etapa de exposição capacite a equipe para controlar a temperatura do alimento exposto para impedir crescimento microbiano.
Controle a quantidade de alimento exposto no buffet para evitar perdas desnecessárias, afinal o alimento exposto e não consumido deve ser descartado.

Durante a sua consultoria em restaurante padronize a apresentação dos pratos, não somente na aparência, mas na quantidade de alimentos que compõe o prato, desta maneira evitar excessos e fidelizamos clientes.

consultoria em restaurante

ATENDIMENTO

É o cartão de visita do estabelecimento, qualquer erro na atendimento pode levar a reclamações e perda de clientes.

Capacite a equipe para que conheçam o cardápio, conheçam os preparos e saibam responder as dúvidas dos clientes e ter um atendimento de excelência sempre.

Capacite a equipe a saber fazer os pedidos, sejam em comandas ou aplicativos, para que não haja erros e o pedido seja entregue para o cliente de forma rápida e correta.

Capacite a equipe a saber vender, apresentando melhor os pratos, as sobremesas, as bebidas, de forma que aumente o consumo e o ticket médio.

Você percebeu que pode ajudar seus clientes, donos de restaurantes, de diferentes formas, desde o atendimento a fiscalização sanitária, as Boas Práticas e também no funcionamento geral do estabelecimento?

E aí, de que formas você vai ajudar seus clientes, donos de restaurantes?

Se você deseja aprender a realizar consultoria em restaurante CLIQUE AQUI e conheça a Imersão Como Fazer Consultoria em Serviços de Alimentação!