Você já começou um processo de consultoria e encontrou uma equipe quebrada?
Resistente?
Desmotivada?
Essa situação é mais comum do que imaginamos e isso pode atrapalhar as adequações e as melhorias que o processo de consultoria precisa trazer, para lidar com isso precisamos entender a origem desse problema.
Muitas vezes essa realidade vem de um ambiente sem liderança ativa, sem funções definidas e sem regras gerais.
Nesta realidade o manipulador não tem clareza de suas funções, nem quem deve obedecer e o que pode ou não fazer.
Em primeiro lugar precisamos entender que não é função do consultor punir ou brigar com um manipulador, mas é sim seu papel orientar, direcionar, ajudar, apoiar e treinar essa equipe.
Com nosso trabalho precisamos fazer a diferença, mostrando para equipe que estamos ali para tornar o estabelecimento melhor e contribuir com adequações e soluções que serão necessárias para que isso aconteça!
O Manipulador é um colaborador extremamente importante e ele precisa se sentir assim, para se motivar e para querer fazer seu trabalho da melhor forma possível.
Por isso para motivar a equipe precisamos começar com a liderança, dando alguns direcionamentos e sugestão que melhorarão o ambiente na cozinha, tornarão a equipe mais
produtiva e motivada para fazer um trabalho bem feito, afinal uma equipe feliz trabalha melhor.
10 formas de motivar a equipe de Manipuladores de Alimentos
As 10 dicas que vou dividir com você aqui serão primeiro sugeridas para a liderança e depois aplicadas na equipe, nunca o inverso.
Antes de começar processos longos de consultoria, ao se deparar com esse tipo de situação com a equipe, trabalhe isso, cuide disso, para depois realizar mudanças.
Uma equipe desmotivada e frustrada não está disposta a fazer nem seu trabalho normal, muito menos mudar sua rotina…
Primeira maneira de motivar a equipe: supra as necessidades básicas individuais e coletivas de trabalho dessa equipe.
Segunda maneira de motivar a equipe: integração e apoio, ao ser admitido o manipulador deve ser integrado a equipe e apoiado pelos líderes em suas dificuldades.
Terceira maneira de motivar a equipe: valorização das ideias. o manipulador de alimentos precisa ser ouvido, suas ideias e sugestões devem ser levadas em consideração, pois são importantes e podem melhorar os processos do estabelecimento.
Quarta maneira de motivar a equipe: reconhecimento, todo mundo gosta de ser elogiado, ser valorizado, reconhecido quando faz algo relevante, não comete erros, ajuda os colegas, isso deve ser visto e enaltecido.
Quinta maneira de motivar a equipe: investimento em capacitação, o manipulador se sente importante quando a empresa investe no crescimento dele, quando deseja que ele estude mais para ser um profissional melhor.
Sexta maneira de motivar a equipe: gameficação e premiações, estipular metas, objetivos e premiar quem cumprir com o combinado é um estímulo para o trabalho e anima a equipe para querer ganhar esse prêmio.
Sétima maneira de motivar a equipe: comemorações coletivas, quando a equipe tem bons resultados isso deve ser celebrado, deve ser notado, deve ser comentado, deve ser valorizado, a equipe sabe quando fez um bom trabalho e a liderança precisa mostrar que percebeu isso.
Oitava maneira de motivar a equipe: seja otimista, informe para gerentes e donos que um discurso pessimista desanima toda a equipe, quando o líder está motivado ele contagia os demais.
Nona maneira de motivar a equipe: dê feedbacks, o manipulador sempre fica esperando ouvir algo sobre seu trabalho, mesmo quando o feedback não é tão positivo durante essa conversa você consegue saber como ajudá-lo a melhorar.
Décima maneira de motivar a equipe: trabalhe o pertencimento, quando o manipulador se sente pertencido ao grupo ele trabalha mais feliz pois se sente parte do todo, trabalhar a inclusão sempre vai trazer mais união e o entrosamento de todos.
Percebeu que podemos motivar a equipe de diferentes formas e não somente dando aumento ou dinheiro?
Essa é a forma mais conhecida no mercado e muitos donos e gerentes não focam na motivação porque nem sempre tem dinheiro para isso, mas você percebeu aqui que podemos fazer mais do que isso e tornar a equipe mais feliz, motivada e produtiva.
Todo mundo sai ganhando com isso, inclusive o consultor que terá uma equipe mais engajada no processo e com certeza os resultados serão muito melhores.
Mayara Vale