Mais uma vez, vamos falar sobre um assunto bem interessante, e não menos importante: o cardápio!
Sim ele mesmo, que deixa donos e gerentes de restaurantes de cabelo em pé, afinal, qual o melhor prato para meu cardápio?
Mas calma, tem como ser menos assustador do que parece.
O cardápio, antes de qualquer coisa, deve ser pensado para o seu público alvo, é daí que deve ser seu ponto de partida.
Qual o tipo de público que seu restaurante, lanchonete, bar, quer atrair?
Não adianta pensar em um cardápio “A”, se o público é “C” e assim, vice e versa.
Onde está localizado seu estabelecimento?
É em um bairro comercial, industrial, em frente a uma faculdade?
Temos que levar em consideração todos esses fatores, porque são eles que vão dizer se seu cardápio vai dar certo e se o seu estabelecimento vai ter sucesso.
Por exemplo: restaurantes self service que possuem um ticket médio menor e um giro de pessoas bem grande, requer um cardápio bem variado, com várias guarnições, pratos quentes.
Isso exige uma programação de cardápio semanal avaliando as preferências dos clientes, através do que eles mais consomem (conseguimos perceber isso observando a quantidade de consumo dos alimentos servidos todos os dias) e ao mesmo tempo sem tornar o buffet muito repetitivo.
Tudo isso deve que ser pensado antecipadamente.
Vários fatores são essências para o planejamento do cardápio, pois envolve, fornecedor, compras corretas, estoque organizado, padronização de processos.
Um cardápio bem montado, diminui gastos, padroniza processos e evita desperdícios.
Como saber se meu cardápio está dando certo?
Comece a avaliar se ele é muito extenso, se existe pratos que dificilmente são pedidos.
Faça pesquisas com seus clientes, procure saber se gostam da variedade, dos preços e da qualidade do que é servido.
Lembre-se clientes são difíceis de conquistar, mas pra perder, todo detalhe faz a diferença.
Qual a aparência do seu cardápio, está bem didático, está limpo, apresentável, em boas condições, bem elaborado.
Quantas vezes já chegamos em estabelecimentos que o cardápio é de dar dó, sujo, rasurado, as vezes com letras erradas, ou muito pequenas, difíceis de entender, ou extensos demais.
Não se esqueça, o cardápio também é a cara do seu estabelecimento, não pense que ele é apenas um pedaço de papel.
Você já foi em um estabelecimento e o atendente não sabia se tinha o que você pediu do cardápio, não sabia te falar quais ingredientes tinham naquele prato?
Eu já passei por isso algumas vezes e não é legal de jeito nenhum, nem para o estabelecimento e muito menos para o cliente.
Qual a última vez que fez um treinamento com sua equipe?
Eles estão por dentro de cada atualização de cardápio que é feita, sabem como funciona a preparação dos pratos pra explicar para o cliente?
Sua equipe está sabendo elaborar o cardápio corretamente?
O mesmo sabor do prato que comi há um mês será o mesmo se eu voltar daqui 2 meses?
Espero que a resposta seja SIM!
Porque é isso que o cliente espera quando volta a um estabelecimento que gostou.
As Fichas Técnicas fazem com que mesmo que um membro da equipe não esteja mais, o prato que ele fazia, vai ser exatamente da mesma forma.
Isso vai te ajudar a economizar nas compras, a evitar desperdício, a organizar seu estoque, olha quantas vantagens!
Um cardápio bem elaborado, mais enxuto, visando o tipo de público que se quer atingir e padronização de pratos: essas são algumas chaves para um estabelecimento de sucesso.
Claro que as Boas Praticas de Manipulação dos Alimentos e outras dicas dos artigos anteriores, vão fazer a diferença no seu estabelecimento.
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Como eu disse antes, cada detalhe faz uma enorme diferença.
Tenha um carinho especial pelo seu cardápio, faça uma revisão, veja o que precisa ser mudado, melhorado, retirado ou incluído nele!
Espero que tenham gostado
Denise Soares
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