Com a ação constante da Vigilância Sanitária nos eventos em massa e o alto índice de não conformidade evidenciadas, foi aprovado a portaria Subvisa n° 180 de 7 de Fevereiro de 2018 que aprova os roteiros de inspeção sanitária em eventos de massa.

Com o aumento de eventos na cidade do Rio de Janeiro, especificamente após a Copa do Mundo foi elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária a Resolução RDC 43 de 1 Setembro de 2015 que se aplica aos eventos, públicos ou privados.

O que seriam os roteiros de inspeção sanitária?

Existem diversas ferramentas para os profissionais do serviço de alimentação executarem o seu trabalho de acordo com a realidade do seu cliente e através da análise realizada auxiliá-lo da melhor forma.

Uma das ferramentas mais utilizadas é a lista de verificações, check list ou roteiro de inspeção sanitária, e com isso as não conformidades e oportunidade de melhorias podem ser evidenciadas e adequadas conforme legislação vigente.
Os roteiros serão utilizados pelas equipes técnico-operacionais de fiscalização da S/SUBVISA (Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses Atos da Subsecretaria).
Foi considerado as regras para a prestação de serviços de alimentação em eventos em massa, contida na Resolução “N” SMSDC n° 1.424 de 16 de Fevereiro de 2009 e na RDC/ANVISA n° 43, de 01 de Setembro de 2015, entre outras legislações citadas para a elaboração dos roteiros de inspeção sanitária.

Para a área de alimentação foram elaborados roteiros relacionados aos seguintes serviços de alimentação:

  • Roteiro para Food Truck em Eventos
  • Roteiro para Stands e Barracas em Eventos
  • Roteiro de Inspeção para Eventos – Alimentos, Serviços de Alimentação, Bares e Lanchonetes

Foram elaborados roteiros que agem em conjunto com os serviços de alimentação:

  • Roteiro de Inspeção para Eventos Engenharia – Áreas Comuns
  • Roteiro Saúde do Trabalhador – Organização do Evento e Áreas Comuns

Os documentos elaborados pela SUBVISA, podem servir como um direcionamento para os profissionais dos serviços de alimentação, sendo assim complementar de acordo com a sua expertise nos assuntos relacionados à segurança alimentar.
Para ajudar ainda mais nos procedimentos a serem executados nos eventos em massa, foi desenvolvido o Manual de Boas Práticas para Grandes Eventos.

Com essa ação, verificamos que cada vez mais a saúde do consumidor é o primordial para os órgãos fiscalizadores, sendo assim os serviços de alimentação tendo cada vez mais responsabilidades em garantir produtos e serviços de qualidade até a entrega do produto final e como profissionais do ramo alimentício temos que estar cada vez mais capacitados e informados sobre as atualizações e novidades realizadas para os estabelecimentos alimentícios.

Os Roteiros de Inspeção Sanitária estão disponíveis aqui abaixo, é só clicar naquele que você deseja conhecer: 

Manual de Boas Práticas para Grandes Eventos

Foodtrucks

Alimentação, Bares e Lanchonetes

Barracas e Stands

Colunista: Daiana Dionisio

Você gostou deste artigo? Deixe seu voto abaixo!

Roteiros de inspeção sanitária para eventos em massa na cidade do Rio de Janeiro – Faça o Download e saiba mais
4.6 (91.11%) 9 votes
bannerblog-correto