Uma grande preocupação da sociedade no mundo globalizado está diretamente relacionada com a qualidade dos produtos, concomitantemente, várias ferramentas de gestão de qualidade têm sido criadas na expectativa de atender a quesitos de idoneidade em respeito ao consumidor, para oferecer um produto seguro e, ao mesmo tempo, contemplar as exigências de comercialização, principalmente as exportações.

Além destes pontos, há também uma diminuição de custos, gerada pela redução de perdas e otimização da produção, dentre outros benefícios.

O que é qualidade?

A qualidade do produto está diretamente relacionada ao interesse da empresa com o atendimento às necessidades do cliente.

BPF

Assim para que se garanta a evolução da qualidade, deve-se ter conhecimento do quanto os consumidores estão satisfeitos com os produtos que estão adquirindo.

No caso específico da indústria de alimentos, o fator primordial para garantir a qualidade é a segurança do produto, pois qualquer problema pode comprometer a saúde do consumidor.

Visando assim as Boas Práticas de Fabricação (BPF) são, uma exigência legal regulamentada pela legislação brasileira, onde é composta por um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos.

Este programa é uma ferramenta da qualidade onde visa alcançar os níveis adequados de segurança dos alimentos garantindo a integridade do alimento e a saúde do consumidor.

BPF

Dessa forma, a aplicação desta ferramenta na indústria de alimentar mostra-se como um fator indispensável no que tange a qualidade e a segurança na alimentação.

Elaboração do Programa de BPF

As orientações gerais para elaboração do Programa de BFP fazem parte do Código Internacional de Práticas Recomendadas pelo CODEX ALIMENTARIUS, regulamento estabelecido pela Organização Mundial da Saúde/OMS e reconhecido pela Organização Mundial do Comércio/OMC.

BPF

Atualmente, esse Programa é aplicado em vários setores, onde a sanidade do produto é imprescindível para a saúde do consumidor.

Incluem-se aí, além dos alimentos e medicamentos, produtos de higiene, artigos hospitalares, etc.

Onde deve ser aplicado o Programa de BPF

O programa de boas práticas devem ser aplicadas desde a recepção da matéria-prima, processamento, até a expedição de produtos, contemplando os mais diversos aspectos da indústria, que vão desde a qualidade da matéria-prima e dos ingredientes, incluindo a especificação de produtos e seleção de fornecedores, à qualidade da água.

BPF

Um programa de BPF é divido nos seguintes itens; instalações industriais; pessoal; operações; controle de pragas; controle da matéria-prima; registros e documentação e rastreabilidade.

Além das questões que envolvem a qualidade dos alimentos, as BPF possibilitam um ambiente de trabalho mais eficiente, contribuindo para a eficácia do processo de produção.

São necessárias para controlar possíveis fontes de contaminação cruzada e para garantir que o produto atenda as especificações de identidade e de qualidade, cuja efetividade deve ser analisada por inspeções.

Sistema APPCC

As BPF são pré-requisitos fundamentais, constituindo-se na base higiênico sanitária para a implantação do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), abrangendo um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelos produtores/industrializadores, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos.

Esta ferramenta é utilizadas para que possa agir em pontos cruciais, onde a ferramenta de BPF não conseguiu atuar, considerando parte integrante das medidas de segurança alimentar e ponto referencial para as normas reguladoras (legislação) da produção de alimentos.

BPF

No competitivo mercado de produtos alimentícios, a qualidade dos produtos deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou requisito fundamental para a comercialização dos produtos.

Se você gostou deste artigo compartilhe e se tem alguma dúvida deixe nos comentários abaixo.

Colunista: Giselle Onuki

Gostou da postagem? Vote Abaixo!

A importância das Boas Práticas de Fabricação (BPF) para as Indústrias de Alimentos
4.8 (96%) 5 votes
bannerblog-correto