A capacitação de manipuladores de alimentos em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos é uma necessidade real e urgente.
Os casos de surtos ou doenças alimentares são constantes e é preciso agir em parceria com manipuladores e proprietários de serviços de alimentação para que possamos mudar esse quadro.
Manipuladores treinados, orientados e supervisionados constantemente se tornam profissionais conscientes da responsabilidade que tem de diariamente realizar sua função de forma que minimize riscos de contaminações dos alimentos e garanta a segurança alimentar dos consumidores.
Capacitar cada estabelecimento que existe em uma determinada cidade é praticamente impossível, afinal são muitos os diferentes tipos de serviços de alimentação e comercio ambulante existentes e nem sempre as pessoas estão interessadas em mudar, ou participar de palestras ou treinamentos para aprender o modo correto de manipulação dos alimentos.
Será que isso realmente é verdade?
Será que este pensamento de que os estabelecimentos não tem interesse de se adequar está correto ou será que vale a pena tentar?
E foi isso que o Coordenador da Visa Marcelo Silva, juntamente com sua equipe e a prefeitura de Artur Nogueira, interior de São Paulo fizeram, eles tentaram.
E não é que deu certo!!!
Nos últimos dias 24 e 25 de julho foi realizada em Artur Nogueira duas palestras sobre as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, ministradas por mim Mayara Vale.
Todos os Comerciantes foram convidados e nos dois dias de palestra o Anfiteatro da cidade ficou lotado.
Mais de 400 comerciantes estiveram presentes na palestra e se mostraram muito interessados em melhorar a forma de manipular seus alimentos em seus estabelecimentos.
Leia agora a notícia do site da cidade Nogueirense.com.br
A Vigilância em Saúde (Visa) de Artur Nogueira, através da Secretaria de Saúde, realiza a primeira edição do Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para comerciantes e feirantes do município.
A atividade teve início na noite desta segunda-feira (24) e continua nesta terça-feira (25) no anfiteatro O Fingidor da ETEC Artur Nogueira (Escola Modelo).
Durante a primeira noite, mais de 400 pessoas lotaram o espaço.
Uma enorme fila formou-se do lado de fora do prédio.
O público acompanhará durante as duas noites uma palestra gratuita sobre as boas práticas em serviços de alimentação.
A consultora Alimentar Mayara Vale foi escolhida para palestrar para o público durante os dois dias.
Entre os presentes estavam os proprietários e manipuladores de alimentos de restaurantes, lanchonetes, supermercados, pizzarias, vendedores ambulantes e feirantes.
Segundo o coordenador da Visa Marcelo Silva, o objetivo do encontro é capacitar e qualificar as pessoas que trabalham no ramo da alimentação em Artur Nogueira. “Queremos trabalhar junto com a Saúde na prevenção de algo que possa acontecer com a população.
A ideia é trabalhar a Saúde na prevenção, e a Vigilância é um braço forte para isso”, acredita.
Silva afirma que a ideia não é sair multando e lacrando comércios, mas sim instruir pessoas para depois cobrá-las das exigências que o setor estabelece.
Campanha “Estabelecimento Legal”
Além do curso, o evento também fará o lançamento da campanha “Estabelecimento Legal”, que distribuirá adesivos que sinalizarão os comércios que seguem as normas exigidas.
“Atualmente, a empresa que pega uma licença, ou a renovação da mesma, ganha um documento preenchido e assinado pela Vigilância. Porém, os papéis ficam guardados e o consumidor não tem acesso a eles. Assim, o cliente nunca sabe se o estabelecimento está legalizado ou não”, afirma o coordenador da Visa.
Para ajudar a identificar as empresas, a campanha vai gerar adesivos que sejam utilizados pelos comerciantes de forma nítida aos consumidores.
A distribuição das identificações será entregue após o lançamento e treinamento ofertado pelo projeto.
A novidade passa a valer a partir das próximas licenças.
Minha Gratidão a Artur Nogueira
Fiquei muito honrada em fazer parte deste projeto, e muito realizada em ver a quantidade de pessoas presentes, desejando melhorias e mudanças para seus comércios.
A iniciativa de Vigilância Sanitária de Artur Nogueira é sensacional, pois para que o comerciante possa cumprir com as regras ele precisa ser instruído primeiro.
Agradeço a Cidade de Artur Nogueira pela oportunidade de poder levar a Segurança Alimentar através das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para cada vez mais pessoas e desta forma contribuir para que cada vez ocorram menos contaminações alimentares e menos doenças transmitidas por alimentos.
E minha missão continua, a Segurança Alimentar garantida em todo o Brasil é minha meta e eu não vou parar.
E você, vem comigo?
Mayara Vale
Você gostou deste artigo? Então deixe seu voto abaixo!!