A consultoria de alimentos tem se tornado uma das formas de atuação mais procuradas pelos profissionais da área de alimentos, que buscam o reconhecimento e valorização profissional que o mercado de trabalho não oferece.

O que é a Consultoria de Alimentos?

Confira abaixo o vídeo onde eu falo sobre isso!

Segundo o dicionário consultoria é:

  1. ação ou efeito de dar consultas, conselhos etc.
  2. ação ou efeito de (um especialista) dar parecer sobre matéria da sua especialidade.

Consultoria de Alimentos é uma forma de prestação de serviços que o profissional da área de alimentos está habilitado a realizar esta assistência em serviços de alimentação e indústrias de alimentos.

Quando pensamos em serviços de alimentação devemos entender a definição da RDC 216 que diz o seguinte:

Serviço de alimentação é o estabelecimento onde o alimento é manipulado, preparado, armazenado e ou exposto à venda, podendo ou não ser consumido no local.

Esta legislação se aplica aos serviços de alimentação que realizam algumas das seguintes atividades: manipulação, preparação,
fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo, tais como cantinas, bufês, comissarias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias e congêneres.

Quando pensamos em industrias a Portaria 326 diz que:

Industria é o estabelecimento no qual sejam realizadas algumas das atividades seguintes: produção/industrialização, fracionamento, armazenamento e transportes de alimentos industrializados.

Essa é uma maneira bem generalizada de se explicar um processo de Consultoria, eu também posso te explicar da maneira como este trabalho me inspira pelo impacto que ele causa por onde um Consultor passa:

“a Consultoria em sua melhor forma é um ato de amor, o desejo de ser genuinamente útil aos outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros”, esta frase é de Peter Becker.

Resumindo, realmente o trabalho do Consultor é diminuir cargas, eliminar problemas, tornar o processo mais simples e funcional, padronizar operação e reduzir falhas, tudo isso junto para trazer melhorias e resultados positivos para seus clientes.

Como disse anteriormente o Consultor de Alimentos atua com o objetivo de resolver problemas do cotidiano do estabelecimento, não conformidades com a fiscalização sanitária e até mesmo melhorias, vamos falar mais sobre isso agora.

Quem é o Consultor de Alimentos?

O consultor de alimentos é um agente de transformação capaz de identificar problemas ou pontos de melhoria e trazer soluções eficientes e práticas para elas.

De forma que com sua visão e estratégias ele traz os resultados que o cliente espera de forma mais rápida e muitas vezes com mais baratas do que os resultados que o cliente teria se tentasse fazer sozinho, poderia demorar mais, ter mais custos e ainda ser a solução errada.

Ao contratar um consultor o cliente entende que terá o suporte que ele precisa de um profissional especialista em uma determinada área que ele não domina.

Com isso as chances de falhas em seus processos serão mínimas, em um mercado tão concorrido como o mercado de alimentação a minimização de falhas é uma vantagem competitiva.

Por isso, muitos serviços de alimentação e indústrias estão buscando cada vez mais o auxilio, a opinião e a visão dos consultores de alimentos para alavancar seus negócios.

Quer saber mais sobre isso leia este artigo: Por que donos de restaurantes estão contratando Consultores de Alimentos para alavancar seus negócios?

Quem pode atuar como Consultor de Alimentos?

O profissional com formação superior na área de alimentos possui atribuições para este tipo de atuação, como:

  • Nutricionistas,
  • Tecnólogos em Alimentos,
  • Engenheiros de Alimentos,
  • Cientistas de Alimentos

Outras áreas correlatas como:

  • Veterinários,
  • Microbiologistas, entre outros.

Se você tem interesse em atuar como Consultor de Alimentos e não sabe se pode ou não atuar nesta área, você precisa consultar seu conselho de formação, que lhe dirá se você possui atribuições e onde elas se aplicam dentro deste setor.

Seu conselho é o único que pode lhe dizer se de acordo com sua formação você pode atuar ou não, por isso busque as informações nas fontes certas!

Por que atuar como Consultor de Alimentos?

O mercado de alimentação fora do lar tem crescido a cada ano, sendo um dos setores menos afetados em períodos de crise em nosso país.

Com o aumento do número de pessoas que precisam realizar uma ou mais refeições fora do lar, o número de estabelecimentos para atender esta demanda também aumenta gradativamente e com isso a necessidade de profissionais capacitados que possam ajudar estes estabelecimentos a se manter no mercado e atender a fiscalização sanitária.

Ou seja, o mercado de alimentação fora do lar é um mercado cheio de oportunidades para os profissionais da área de alimentos que desejam atuar como consultores de alimentos.

Além do aumento do número de estabelecimentos que cresce a cada dia, estes estabelecimentos precisam se adaptar as mudanças de comportamento do consumidor e ainda as tendências de mercado que vem do exterior e influenciam a economia e as vendas no país.

Os hábitos alimentares e o estilo de vida dos consumidores tem mudado muito nos últimos anos.

O brasileiro tem buscado cada dia mais uma alimentação saudável, leve e rica em nutrientes, com isso ele tem consumido mais verduras, legumes, frutas, oleaginosas e carnes magras e menos frituras, gorduras e produtos industrializados.

A praticidade e a conveniência também está fazendo parte da rotina do consumidor que não que mais perder tempo para se alimentar.

Buscando aplicativos para fazer pedidos e entregas, embalagens mais práticas para consumir os alimentos sem sujar a louça e estabelecimentos com atendimento rápido e personalizado.

Com isso os serviços de alimentação precisam se adaptar a essa nova realidade, esse novo comportamento.

Adotando o delivery para entrega de seus pratos, embalagens mais práticas para consumo, refeições mais saudáveis e mais atrativas e o atendimento mais ágil e afetuoso.

Com tantas novidades e querendo se adaptar a tudo o isso, muitos estabelecimentos tem se perdido e na tentativa de agradar os clientes tem cometido muitas falhas que tem prejudicado mais do que ajudado no seu crescimento.

Diante dessa situação as oportunidades para os consultores de alimentos têm crescido muito e os consultores mais bem preparados tem se destacado neste mercado.

Além do crescimento do mercado de alimentação, os serviços de alimentação ainda precisam se adequar as exigências da fiscalização sanitária.

Precisam atender o paladar do cliente, mas também oferecer alimentos seguros, que não coloquem em risco a saúde e a integridade física dele.

Para alcançar esse objetivo os serviços de alimentação precisam ter as Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos implantadas, desde as compras de suas matérias primas e embalagens, à escolha dos fornecedores, o recebimento de matérias primas, o armazenamento e o monitoramento de temperatura dos alimentos, a manipulação e a distribuição precisam garantir que nenhuma falha foi cometida e que o alimento não ofereça nenhum risco ao consumidor.

A fiscalização sanitária ainda exige a capacitação da equipe de manipuladores de alimentos do estabelecimento e a elaboração de documentos obrigatórios como o Manual de Boas Práticas, os Procedimentos Operacionais Padronizados e as planilhas de controle.

Com tantas exigências os serviços de alimentação precisam de um profissional capacitado no atendimento as legislações sanitárias.

Com tudo isso só lhe mostrei o quanto o mercado de alimentação precisa de consultores de alimentos!

Se você deseja ser um profissional de sucesso você deve caminhar na direção que o mercado está indo, atuar em setores que estão em expansão, se não suas chances de crescimento serão mínimas.

Vantagens de atuar como Consultor de Alimentos

Gerenciar seu horário

Imagine que atuando como Consultor de Alimentos, você poderá fazer suas tarefas dentro do tempo que você mesmo estipulará.

Se, por acaso, quiser deixar um dia da semana para fazer somente as coisas pessoais, poderá fazer isso.

Se quiser trabalhar apenas nas manhãs, ou nas tardes, também terá essa liberdade.

Como consultor de alimentos você cuida da sua agenda e dos horários de atendimentos de seus clientes, podendo ter tempo para estudar, cuidar dos seus filhos, levá-los na escola e cuidar de você mesma.

Imagine, você faz seu horário então poderá deixar alguns momentos para ficar mais com as crianças, ir a um cinema na quarta à tarde que tem desconto (pensou que tudooooo?), marcar consultas médicas em horários diferentes dos de pico, fazer aula de yoga, tudo respeitando seu horário de trabalho.

Você não terá mais que ficar presa naquela rotina de bater cartão as 8h e as 18h, ter 1h de almoço e se matar para fazer o negócio de outra pessoa crescer a partir do seu suor.

Como Consultor de alimentos você usará todas as horas do seu dia para você e para seu crescimento profissional!

LIBERTADOR!

Montar uma carteira de clientes

Você decide COMO irá trabalhar e quais clientes atenderá, definindo seu nicho de atuação quem manda no seu negócio é você!

Às vezes nos sentimos mais confortáveis com um determinado tipo de trabalho, e sendo dona de seu negócio, você resolve o que quer desempenhar e o que não, assim poderá selecionar os clientes que mais se adequem aos serviços que deseja prestar.

A definição do seu nicho é essencial para você ter os melhores clientes para suas consultorias, pois você terá as melhores soluções para o tipo de negócio que o cliente tem.

MAIS PRODUTIVO!

Ser reconhecido pelo que faz

Estamos cansados de saber que quando somos funcionários de alguém os elogios e agradecimentos nunca chegam realmente até nós.

Por mais que você se esforce, por mais que você dê o seu melhor quem acaba levando fama e reconhecimento do que VOCÊ faz é o dono da empresa onde trabalha.

Você já passou por isso?

Como consultor de alimentos você não precisará mais passar por isso!

Sendo prestador de serviços você terá contato direto com os clientes e eles saberão QUEM realmente merece o reconhecimento, quem é que gerou aquele resultado no estabelecimento dele, afinal sem a sua ajuda o local não conseguirias as mudanças e melhorias que precisava, o que pode lhe gerar ainda várias indicações para outros clientes.

VOCÊ MERECE!

Ter uma remuneração melhor pelo seu trabalho

VOCÊ decide quanto seu trabalho vale e ponto.

Nada de gente decidindo quanto quer te pagar e ficando com a maior parte do bolo sem colocar a mão na massa.

Como consultor de alimentos você é pago pela sua hora e por seus serviços, o que lhe torna muito mais valioso!

Quanto mais conhecido você fica na sua região, quanto mais disputada a sua agenda, mais você pode cobrar pelo seu trabalho.

Na consultoria quanto mais você trabalha mais você ganha, diferente de outros trabalhos onde você pode trabalhar muito, se matar de dedicação e empenho e no fim do mês ganhar o de sempre.

VOCÊ DECIDE!

Conquistar sua liberdade financeira

A consultoria de alimentos lhe permite escalar sua renda.

Isso mesmo, você pode fechar grandes contratos com clientes importantes, como redes de franquias ou supermercados, grandes marcas, que lhe permitirá aumentar sua renda como você jamais conseguiria como funcionária de alguém.

Definindo quanto vale seu trabalho você criará a possibilidade de administrar os meses com mais trabalho e outros com menos, o que mostrará uma forma certeira de sempre ter o rendimento necessário para uma vida confortável.

LIBERDADE FINANCEIRA!

Ser dono da sua própria carreira

Não adianta, o mundo está aberto para o empreendedorismo, e mesmo tendo um monte de coisas novas para lidar, é MUITO BOM ter seu próprio negócio.

Poder decidir quando é hora de investir em algo novo, ou esperar o momento certo para implementar um novo serviço é importante para respeitar o seu processo de desenvolvimento profissional.

Como em qualquer outro trabalho você vai aprender na prática, se estivesse atuando em um consultório por exemplo ia aprender com cada paciente, em cada atendimento, na consultoria é a mesma coisa, você aprende conforme atende seus clientes e suas necessidades e quanto mais clientes tiver mas experiência terá.

SUCESSO!

Viu quantos benefícios você pode conquistar atuando como Consultor de Alimentos?

E a coisa não pára por aí, pois com o tempo poderá até mesmo desenvolver um projeto todo seu e dar emprego para outros profissionais.

Somente um profissional de alimentos SABE como os processos precisam ser desenvolvidos, então contar com uma equipe que entende sobre o assunto é uma forma de criar métodos eficazes de manipulação de alimentos visando o consumidor final.

CRESCIMENTO PROFISSIONAL

Você percebeu as frases em letra maiúscula no final de cada item?

Tenho certeza que tudo que citei acima é o que você deseja para a sua carreira, não é mesmo?

E eu posso te dizer que SIM, você pode viver tudo isso, e talvez não esteja vivendo ainda porque não focando a sua carreira na direção certa.

Claro que existem alguns passos que você precisa dar para começar a atuar na prática, mas não se preocupe com isso, eu posso ensinar cada um deles para você.

Agora a escolha é sua!

Você já sabe o que fazer, já sabe que caminho seguir, eu já lhe apresentei a consultoria de alimentos e as suas possibilidades.

Agora a escolha é sua!

Decidir continuar tentando uma vaga no mercado de trabalho… que infelizmente não oferece a remuneração que você merece.

Continuar infeliz neste emprego que não reconhece seu valor, seu suor e sua dedicação.

Ou iniciar sua carreira como Consultora de Alimentos e mudar de uma vez por todas sua realidade profissional, e eu ainda nem te contei tudo hein!!

Quer saber os passos que eu dei para iniciar minha carreira como Consultora de Alimentos?

Eu posso lhe adiantar que foram 17 passos extremamente importantes para que eu pudesse alcançar os resultados que tenho hoje.

Para conhecer cada um deles clique aqui

Mayara Vale

Você gostou deste artigo? Deixe seu voto abaixo!

O que é Consultoria de Alimentos?
5 (100%) 3 vote[s]