A área de atuação do consultor alimentar abrange diversos serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, pizzarias e também a área de apoio aos aeroportos.

O que seria essa área de apoio?

Nada mais é, do que o próprio nome diz, serve para apoiar.

Existem empresas nessas áreas que produzem, embalam, realizam o porcionamento de alimentos para serem fornecidos aos passageiros tanto da classe executiva, como da classe econômica.

Aeroportos

Imagine você se ocorre um surto alimentar dentro de aeroportos, de uma aeronave, durante uma viagem, o caos que seria?

Portanto a segurança alimentar dentro de aeroportos e aeronaves deve ser controlada e com isso garantindo a qualidade de todos os alimentos preparados, desde o recebimento até a entrega do produto final.

Essas empresas possuem diversos setores como açougue, padaria, cozinha para preparo de frios, cozinha para preparo de quentes, almoxarifado, entre outros setores.

As matérias primas são diversificadas desde as mais simples, as mais complexas, como por exemplo, refeições Halal (comida para mulçumanos), o atendimento é diferenciado para cada passageiro á bordo.

Os serviços oferecidos em aeroportos devem ser são padronizados e sempre seguem a gramatura solicitada pelas companhias aéreas.

Aeroportos

Procedimentos realizados por comissárias

Algumas comissarias (assim chamado os estabelecimentos que tem como finalidade principal à produção, acondicionamento, armazenamento e transporte de alimentos destinados à alimentação a bordo de aeronaves) realizam um procedimento bem interessante de etiquetagem dos produtos fabricados, as etiquetas são diferenciadas por cores de acordo com o dia da semana, para que o próprio passageiro identifique quando foi fabricado aquele produto, além de conter a data de fabricação e validade.

Isso ocorre também porque alguns países não seguem a mesma ordem de data como no Brasil, podendo ocasionar uma certa dúvida ao visualizar.

O procedimento da etiqueta colorida auxilia no controle da produção dos produtos fabricados, já que a produção é diária, podendo ter melhor visualização dos produtos a vencer e de prevenir eventuais desperdícios.

O trabalho nessas indústrias é árduo como em qualquer outra área de atuação, sendo que são alguns nichos dentro de apenas um local.

Por isso a importância de um profissional da área de alimentação é essencial nesses estabelecimentos, para assegurar e garantir que as refeições servidas sejam de excelente qualidade para os passageiros, comissários de bordo, piloto e co – piloto.

Fiscalização em aeroportos

As fiscalizações ocorrem tanto dentro dos aeroportos, quanto na pista de vôo, onde os alimentos são acondicionados nos caminhões que abastecem as aeronaves. A fiscalização é rigorosa realizada pela Anvisa 24 horas na pista.

Aeroportos

As legislações seguidas para esse tipo de serviço são: federal (incluindo específica para área de aeroportos), municipal e estadual.

Essas empresas além de receberem visitas dos órgãos fiscalizadores, recebem auditorias internas e externas de empresas contratadas pelos seus clientes, e é nessa ocasião que o profissional da área de alimentos pode ter a oportunidade de atuar, com a sua experiência, auxiliar o seu cliente a se preparar para as possíveis visitas e auditorias e principalmente garantir a qualidade para o bem estar do consumidor final.

A segurança alimentar dos consumidores deve estar presente em todos os lugares onde ele se alimentar, inclusive suas viagem, seus passeios, suas férias, e para isso o papel do Consultor Alimentar é extremamente importante!

Se você tem alguma dúvida sobre este assunto deixe seu comentário abaixo

Colunista: Daiana Cristina Dionisio

Gostou do artigo? Vote abaixo!

Sua opinião é muito importante.

 

Atuação de Consultor Alimentar em aeroportos
5 (100%) 2 votes
bannerblog-correto