A Consultoria de Alimentos tem sido uma das formas de atuação mais procuradas pelos profissionais da área de alimentos nos últimos tempos.

Crescimento do Mercado de Alimentação

O mercado de alimentação fora do lar tem crescido a cada ano, sendo um dos setores menos afetados em períodos de crise em nosso país.

Com o aumento do número de pessoas que precisam realizar uma ou mais refeições fora do lar, o número de estabelecimentos para atender esta demanda também aumenta gradativamente e com isso a necessidade de profissionais capacitados que possam ajudar estes estabelecimentos a se manter no mercado e atender a fiscalização sanitária.

Apesar de todo esse crescimento e de todas estas oportunidades, muitos profissionais da área de alimentos ainda tem dúvidas, insegurança, receio e medo de começar a atuar como Consultor de Alimentos.

E com isso se submetem a salários baixos e acúmulo de funções em um mercado que não os valoriza e não os reconhece.

Ou ainda estão esperando uma oportunidade de atuação na área e muitas vezes não aparece, nada, nem uma entrevista sequer só por que o profissional ainda não tem experiência.

Até quando você vai ficar passando por isso?

Minha História

Estou dizendo isso porque sei exatamente como é, já me sujeitei a muito trabalho, pouco salário e nada de reconhecimento no início da minha carreira e sei o quanto isso me frustrava e me desmotivava.

Sem falar no tempo que demorei para conseguir meu primeiro trabalho na área e por causa disso tive que começar a trabalhar no comércio para conseguir me manter, enquanto a tão sonhada vaga não aparecia.

Ouvia da minha família:

Vai trabalhar em outra coisa!!

Essa sua formação não dá em nada!!

Essa área não dá dinheiro, faz outra coisa!!

Sabe por que eu estou te contando a minha história, porque eu sei o quanto ela foi dolorida, sei quantas lágrimas eu derramei no meu travesseiro para ninguém ver, sei o que é se sentir impotente, acreditando que não havia nada que eu pudesse fazer para mudar aquela situação.

E eu não quero que você se sinta assim, e se você já se sente assim, eu quero te dar uma boa notícia, que mudou minha vida e pode mudar a sua também!

Quando descobri a consultoria de alimentos, quando na verdade decidi que iria atuar nesta área muitas coisas começaram a mudar na minha vida.

Percebi que eu poderia ser dona da minha carreira, poderia criar minhas próprias oportunidades e mais do que isso, não me sentiria frustrada por estar desempregada nunca mais.

O dia que eu decidi começar a atuar

Quando tomei essa decisão fiquei muito empolgada, mas não sabia por onde começar, não sabia qual era o primeiro passo, o que era certo, o que era errado, e também me senti insegura e com medo.

Mas não permite que nenhum destes sentimentos me impedisse de agir, me impedisse de conquistar este sonho.

Eu dei uma aula sobre este assunto, você pode assistir ela aqui abaixo:

Então me dediquei a estudar muito sobre o assunto.

Procurei pessoas que pudessem me ajudar, sem muito sucesso.

Li tudo que encontrei sobre o assunto, ou assuntos similares, em livros, na internet, que não era tão boa na época, pois não tinha todas as informações que eu precisava e dentro de tudo que eu aprendi eu fui em busca dos meus primeiros clientes.

Consegui meu primeiro cliente

Este era o começo de uma nova fase em minha carreira!

Me senti muito feliz e motivada, eu consegui meu próprio cliente, eu conquistei essa oportunidade de trabalho para mim e melhor disso tudo, eu não precisei de ninguém para me abrir essa porta.

Nenhum site de vagas, nenhuma indicação, nada, eu fui lá e fiz!

Comecei as primeiras visitas no meu cliente e foi incrível, um novo universo se abria para mim.

E como em todo começo de carreira cometi vários erros em meus primeiros processos, na maneira de lidar com o manipuladores e gerentes, na elaboração de alguns documentos, na execução das estratégias que tracei, mas eu entendi que fazendo o processo acontecer seria a melhor maneira de corrigir meus erros para não mais errar.

E assim foi, cada dia aperfeiçoando mais o meu trabalho.

Aprendi a como me preparar para iniciar a carreira como consultora de alimentos, o que eu precisava fazer primeiro e depois e depois.

Eu fui entendendo a melhor maneira de abordar o cliente, quais serviços ele tinha interesse e como oferecer as soluções para ele.

Comecei a melhorar em cada processo, aperfeiçoando as minhas estratégias e as melhorias começaram a acontecer de maneira mais rápida e eficiente.

Os clientes passaram a elogiar mais o meu trabalho e a me indicar para outros clientes.

E tudo isso que eu aprendi eu quero dividir com você, para que você não tenha que cometer os mesmos erros que eu cometi e possa iniciar sua carreira como consultor já tendo excelentes resultados.

Eu preparei para você um E-book chamado O MANUAL DO CONSULTOR INICIANTE onde eu compartilho com você 17 lições que aprendi ao iniciar minha carreira como Consultora de Alimentos e 7 principais erros que os consultores de alimentos cometem e que você não quer cometer.

Ele será seu guia neste começo de atuação como Consultor para que você não sinta mais essa insegurança e esse medo de começar.

Para conhecer esse E-book clique aqui.

Não permita que nada te impeça a alcançar sua metas profissionais, de ser um profissional reconhecido e valorizado em sua região.

Acredite mais em você e dê esse passo tão importante na sua carreira!

Se a Consultoria de Alimentos mudou minha vida, ela pode mudar a sua também.

Mayara Vale

Gostou deste artigo? Deixe seu voto abaixo