Você conhece os tipos de clientes do Consultor de Alimentos?

Dentro do mercado de alimentação fora do lar temos diferentes tipos de clientes que o consultor de alimentos pode atender.

Cada tipo de cliente tem suas particularidades, seus desafios e são esses desafios do dia a dia que nos geram as oportunidades de atendê-los, ou seja, de sermos seus consultores!

Aqui quero dividir com você alguns tipos de clientes do consultor de alimentos, para que você possa dividir em quais deles você deseja focar a sua carreira!

Consultoria de Alimentos em Fast Foods

FAST FOOD

Fast food é um tipo de comida pronta, é o nome genérico dado ao consumo de refeições produzidas em massa que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo, dentro deste tipo de clientes, temos as franquias de fast food.

As grandes cadeias de franquias são as maiores representantes deste tipo de alimentação, que se espalhou pelo mundo a partir da década de 1970.

Com o crescimento das cidades e do acúmulo de tarefas diárias, muitas pessoas passaram a buscar a alimentação rápida e prática como forma de ganhar tempo.

Este é um nicho de constante crescimento e tem gerado muitas oportunidades de atuação para os consultores de alimentos.

Quer continuar lendo sobre franquias de fast food? Clique aqui

ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DE BAIXO E MÉDIO TICKET

  • Restaurantes
  • Padarias
  • Lanchonetes
  • Pastelarias
  • Churrascarias
  • Pizzarias
  • Sorveterias
  • Barzinhos
  • Típicos
  • Cafeterias

Este é o tipo de cliente mais conhecido e que engloba a maioria dos estabelecimentos que conhecemos.
O ticket médio de consumo do cliente está entre R$35 a R$150 e nestes locais buscamos mais qualidade e um pouco mais de conforto do que nos fast foods.

Cada local terá suas particularidades em seus processos, estrutura, perfil de cliente e serviços e como consultores podemos ajuda-los em suas necessidades operacionais e também com melhorias.

ESTABELECIMENTOS HIGH TICKET

Este tipo de estabelecimento tem crescido a cada dia por conta da busca dos clientes por experiências gastronômicas mais sofisticadas.

A influência das grandes mídias para a alta gastronomia tem atraído muitas pessoas a este tipo de estabelecimento.

Que além de ter um ticket mais elevado, possui ainda mais conforto, um atendimento mais personalizado, e na grande maioria das vezes um cardápio assinado por um chef renomado, que acaba sendo o grande atrativo do local.

Este tipo de estabelecimento busca diferencial e fidelização de clientes, uma grande oportunidade de atuação para nós consultores de alimentos.

FOOD TRUCKS

Os food trucks viraram mania, principalmente em grandes centros urbanos.

Surgiram da crise, com uma nova roupagem para as comidas de rua e viraram uma febre.

Ganharam muito espaço e atraíram um público mais requintado, diferente da clientela que tinha antes que eram somente barracas de rua.

O cardápio também mudou, deixou de ser somente Hot Dog e Lanches, para ser o que o cliente quiser, pois hoje encontramos de tudo nos food trucks, não é mesmo?

Apesar de ser um ambiente compacto, precisa de cuidados e da atenção dos consultores de alimentos.

EVENTOS

Os eventos também são uma oportunidade de atuação do consultor de alimentos.

Nos eventos você pode atuar desde a organização, como o monitoramento das operações.

Pode atuar ainda no controle de qualidade e juntamente com a garantia da segurança dos alimentos.

Sejam eventos grandes ou pequenos, sua atuação tem o objetivo de garantir que a festa seja prazerosa para todas, sem transtornos alimentares.

FEIRAS LIVRES

As feiras livres são a venda de alimentos e artesanato ao ar livre, pode acontecer isoladamente ou juntamente com eventos de música, por exemplo.

Muitas delas contam com a presença dos food trucks, além das demais barracas de músicas e artigos regionais.

É bacana fazer parcerias com organizadores destas feiras, para que você possa ajudar na organização e nos cuidados com os alimentos, você dar ainda dicas para os feirantes sobre como expor, vender e divulgar seus alimentos e onde a feira estará, para atrair um público maior.

PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO

Shoppings e Galerias procuram cuidar de suas praças de alimentação com o objetivo de evitar transtornos com a fiscalização sanitária, pois a praça é o grande atrativo dos shoppings.

Você já deve ter ido diversas vezes em shoppings somente para comer, sem comprar mais nada de roupas, sapatos, não é mesmo?

Por ser um atrativo ela deve ser bem cuidada!

Mais uma oportunidade de atuação para nós consultores de alimentos!

HOTÉIS e MOTÉIS

As cozinhas de hotéis e motéis também precisam de atenção, apesar de não serem a principal fonte de renda do local, não podem gerar prejuízos, o foco nestes locais é a redução de desperdícios para não prejudicar o faturamento do local!

Você como consultor pode ajudar principalmente na redução de perdas, na padronização de processos e no controle de estoque!

Consultoria de Alimentos em Escolas

ESCOLAS

As escolas são um nicho bacana de atuação, principalmente para nutricionistas, onde poderão ajudar as cantinas, a merenda escolar com a implantação das Boas Práticas e também as mães e as crianças com palestras educativas sobre alimentação saudável e segurança dos alimentos em casa.

SECRETÁRIAS DO LAR

Esse é um nicho novo que está crescendo em nosso país.

Com a mulher trabalhando fora sobra pouco tempo para lidar com os afazeres da casa.

Com isso a ajuda da secretária do lar facilita muito a rotina da família.

A consultoria para as secretárias do lar tem como objetivo capacitar essas colaboradoras a cuidar dos alimentos e das refeições na casa da sua cliente.

Você pode ajudar nas compras, na organização das geladeiras e estoque, no preparo das refeições da família, na montagem dos lanchinhos de escola das crianças e no que mais essa família precisar.

Foquei aqui nos principais tipos de clientes do consultor de alimentos, sabemos que temos mais opções, por isso se capacite sempre, estude este mercado para aumentar seus oportunidades!

Se você deseja continuar aprendendo sobre consultoria de alimentos clique aqui

Mayara Vale

Gostou deste artigo? Comente aqui!