O que é a Consultoria de Alimentos?

Como esse mercado funciona?

Se você tem essas dúvidas leia esse artigo até o final!

O mercado de alimentação fora do lar é um dos mais promissores em nosso país.

Por estar relacionado as necessidades básicas da população, este segmento, apesar de também sofrer com crises, é um dos que mais rapidamente se recupera e segue em crescimento.

Outra característica deste mercado são suas mudanças frequentes, ligadas ao comportamento do consumidor, as tendências externas, inovações e tecnologias e movimentações do setor.

Cada vez mais o consumidor está preocupado com sua alimentação e seu bem estar, com isso passou a ser mais exigente na escolha dos locais onde faz suas refeições.

Essa preocupação com uma alimentação mais saudável, segura e de qualidade interfere diretamente nos processos, nas matérias primas e no cardápio dos serviços de alimentação.

Além disso, o consumidor deseja praticidade, comodidade, conveniência e sustentabilidade ligadas à sua forma de se alimentar, exigindo desta forma que os serviços de alimentação se adequem para atender as suas expectativas.

Mas, as mudanças no mercado de alimentação não param por aí, somos muito influenciados pela gastronomia americana e europeia, por isso estamos sempre trazendo novidades que também requer adaptações no cardápio, nos preparos e na capacitação da equipe.

A tecnologia também tem invadido a cozinha, com os aplicativos, com os totens de auto atendimento, com os cardápios digitais e tudo mais.

E, o que também exige uma restruturação dos processos, dos setores da cozinha e da equipe para que seja possível atender essa nova demanda.

O mercado de alimentação fora do lar precisa de profissionais capacitados para sua recuperação e seu crescimento, precisa de profissionais interessados em contribuir com o atendimento da fiscalização sanitária, mas também com a sobrevivência dos serviços de alimentação, trazendo soluções estratégicas e melhorias que garantam não somente a segurança dos alimentos, mas a solidez para o estabelecimento.

Como Consultores Salvamos Vidas e Salvamos Negócios!

Consultor de Alimentos

O que é Consultoria de Alimentos?

Prestação de serviços que tem como objetivo proporcionar para um estabelecimento a solução para as suas necessidades.

Pode ser realizada de forma específica ou através de processos que envolvem diferentes serviços e soluções.

Se você deseja fazer um curso completo de consultoria de alimentos clique aqui

Quem é o Consultor de Alimentos?

O consultor de alimentos é um agente de transformação capaz de identificar problemas ou pontos de melhoria e trazer soluções eficientes e práticas para elas.

De forma que com sua visão e estratégias ele traz os resultados que o cliente espera de forma mais rápida e muitas vezes com mais baratas do que os resultados que o cliente teria se tentasse fazer sozinho, poderia demorar mais, ter mais custos e ainda ser a solução errada.

Quais áreas o Consultor de Alimentos pode atuar?

  • Serviços de Alimentação.      
  • Casas.     
  • Escolas.     
  • Indústrias.     
  • Área Rural.     
  • Online.

Quem procura a Consultoria de Alimentos?

Como falamos anteriormente, a consultoria de alimentos é uma prestação de serviços.

A contratação de serviços, diferente da compra de produtos, não acontece por impulso, mas está ligada a uma ou mais necessidades que o proprietário do estabelecimento tem e não consegue resolver sozinho.

Com isso, surge o interesse em contratar um profissional capacitado para solucionar os problemas e apontar as melhorias, esse profissional é o consultor de alimentos.

Quanto mais soluções ele tem para oferecer para seus clientes, mais oportunidades ele tem!

Você deseja continuar aprendendo sobre consultoria de alimentos? Baixe aqui meu E-book Gratuito Quero atuar como Consultor de Alimentos

Mayara Vale

Gostou deste artigo? Comente aqui!

4.5/5 - (6 votes)