A Legislação Sanitária é a base de conhecimento que você precisa para ajudar seus clientes a oferecerem alimentos seguros aos consumidores.

Como falei com você no artigo anterior, como Consultores de Alimentos temos uma super missão:

Salvar Vidas e Salvar Negócios, certo?

Faço isso há quase 12 anos e confesso que no início eu cometi vários erros e passei algumas vergonhas…

Erros e vergonhas que poderiam ter sido evitados se eu tivesse alguém que me mostrasse o que eu precisava fazer…

Quando dei meus primeiros passos na consultoria, não tinha livros, artigos, vídeos, lives, por exemplo, que pudesse me dar direcionamentos, então tudo o que eu aprendi, aprendi sozinha e errando muito…

Hoje, posso te dizer que você não precisa passar por isso, porque eu vou te ajudar a começar a atuar como Consultor(a) de Alimentos!

Você neste momento deve estar se perguntando:

Como eu vou ajudar os estabelecimentos a oferecem alimentos seguros e evitar problemas com a fiscalização?

Para que isso seja possível você precisa, primeiro, conhecer com profundidade a legislação sanitária e, segundo, saber como identificar os erros cometidos no estabelecimento do seu cliente, que podem estar colocando em risco a Segurança dos Alimentos e descumprindo com as exigências sanitárias.

Neste primeiro passo é preciso saber que existem leis federais, estaduais e municipais que precisamos conhecer, afinal, são elas que ditam as regras para que o estabelecimento, dentro de seus processos, estrutura e equipe possa garantir a oferta de alimentos seguros para seus clientes.

Aqui vamos falar sobre a RDC 216 – Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Essa é uma legislação federal, publicada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2004 e tem como objetivo estabelecer procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado.

Mas, antes de me aprofundar na RDC 216, preciso te orientar a verificar com a VISA local, aí da sua cidade, quais leis, além da RDC 216 eles seguem e cobram, para que você possa conhecer e estudar também.

O papel da ANVISA é proteger a população de riscos à sua saúde, ao publicar a RDC 216, ela exige que os serviços de alimentação funcionem buscando sempre minimizar riscos de contaminação que possam causar as Doenças Transmitidas por Alimentos, surtos alimentares ou qualquer dano à integridade física e bem estar dos consumidores.

Por este motivo ela trás exigências em relação a:

  • Edificação, instalações, equipamentos, móveis e utensílios
  • Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios
  • Controle de pragas
  • Abastecimento de água
  • Manejo de resíduos
  • Manipuladores de alimentos
  • Matérias-primas, ingredientes e embalagens
  • Preparação do alimento
  • Armazenamento e transporte do alimento preparado
  • Exposição ao consumo do alimento preparado
  • Documentação e registro
  • Responsabilidade

Conhecendo essa legislação, entendendo suas exigências, você agora está pronto(a) para dar seu segundo passo:

Identificar as não conformidades existentes no local para poder, através do seu trabalho, eliminar tudo aquilo que pode contaminar os alimentos.

E para isso, você vai precisar de uma ferramenta muito importante:

Seu Checklist!

Checklist é uma lista de verificação que contém os itens exigidos pela legislação, através dele você consegue avaliar um estabelecimento e saber em que itens da legislação este local atende ou não a legislação.

Sabendo utilizar o checklist você consegue levantar as informações que precisa sobre o local e consegue traçar um passo a passo de adequação das falhas encontradas.

Após o levantamento de dados é necessário analisar as informações coletadas e assim definir os próximos passos de sua missão, que é Salvar Vidas e Negócios!

Você está preparado?

Se você deseja continuar aprendendo sobre consultoria de alimentos clique aqui!

Mayara Vale

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