Hoje nesta postagem quero falar com você sobre um assunto que me perguntam com bastante frequência:

Quais ferramentas você utiliza em seus processos de consultora?

Cada consultor tem seu jeito particular de realizar o seu processo em serviços de alimentação e eu particularmente gosto muito de ter o controle total em minhas consultorias.

Sou muito exigente e gosto de poder monitorar cada etapa do processo e ter o controle de como cada operação ocorre mesmo na minha ausência.

011

Não é bem esse controle que estou falando, mas é este conceito que quero trazer para você, o consultor precisa ter o controle do processo em suas mãos sempre, para que os resultados obtidos sejam os resultados esperados pelo cliente.

Durante um processo de consultoria as visitas são feitas semanalmente, na maioria das vezes, neste intervalo, como você controla as operações e as adequações que estão sendo realizadas?

Esses dias estou em  meio a um processo intenso de consultoria e controle de qualidade de quatro operações totalmente diferentes em uma grande loja em um shopping center.

Sentei agora, aqui no meu escritório, para escrever um novo artigo para você aqui no site, e pensando no que poderia ser interessante de compartilhar olhei para o lado e na minha mesa vi todas as planilhas que tinha acabado de elaborar para este cliente e pensei:

Por que não falar sobre essas ferramentas que me ajudam tanto e que podem ajudar cada um dos consultores que está me lendo agora?

Ferramentas de controle de processo

Para obter esse controle, que gosto e procuro ter, eu utilizo algumas ferramentas em consultorias, que além de me ajudarem a controlar as etapas que exigem mais cuidados, me oferecem registros que me mostram onde estão ocorrendo falhas e me permitem uma ação corretiva imediata.

Muitas vezes, as principais falhas que ocorrem em um estabelecimento estão ligadas justamente aos processos, ou seja, a maneira como cada tarefa é realizada e a falta de monitoramento destas tarefas.

Nestes casos as planilhas são essenciais para ajudar no controle de execução de cada operação.

Em meus clientes eu sempre analiso muito as operações e quais são os controles aplicados a cada uma delas para ter a certeza de que realmente estão sendo realizadas corretamente e na frequência necessária.

Essas ferramentas que utilizo são minhas PLANILHAS DE CONTROLE.

Durante as consultorias eu utilizo várias planilhas de controle diferentes em praticamente todas as etapas do processo de elaboração do alimento.

E é claro que você sabe, que estas etapas não acontecem somente quando o alimento é manipulado diretamente pelo manipulador de alimentos, mas sim desde a obtenção da matéria prima até a oferta da refeição pronta para o consumidor.

Cada tipo de serviço de alimentação requer planilhas diferentes, pois cada um tem seus pontos críticos de controle específicos.

Algumas planilhas que utilizo me baseei em planilhas disponíveis na internet ou em livros, onde fiz adaptações voltadas para meus processos e algumas, a maioria delas, eu mesma criei quando me deparei com situações onde havia a necessidade de um controle mais detalhado e eu não tinha nenhuma planilha disponível para usar.

No meu início de carreira como consultora eu não tinha esse tipo de ferramenta e passei por várias situações difíceis onde não tinha registro de nada do que adequava.

Não conseguia identificar falhas com rapidez para poder mudar a estratégia de ação o que tornava a consultoria mais demorada do que realmente deveria, e ainda não tinha dados comparativos de melhorias.

Mas hoje poder usar planilhas para controlar etapas importantes do processo me dá muita segurança, já que cada uma delas me serve de material de apoio. 

Quando fui ganhando confiança em minhas consultorias passei a criar minhas próprias ferramentas, minhas próprias planilhas e hoje posso dizer que elas fazem parte do meu dia a dia e me ajudam demais no meu desempenho como consultora e nos resultados positivos que obtenho para o serviço de alimentação.

Conheça algumas planilhas que utilizo em minhas Consultorias

  • Ferramenta para Avaliação do Manipulador

  • Planilhas de Higienização

  • Planilha de Controle de Refrigeradores

  • Planilha de Controle de Pragas

  • Planilha de Controle de Limpeza Programa de Equipamentos

  • Planilha de Controle de Coleta de Amostras

  • Cartaz Educativo de Lavagem das Mãos

  • Planilha de Controle de Desperdício

  • Planilha de Recebimento

  • Planilha de Controle de Estoques

  • Planilhas de Controle de Temperatura dos Alimentos

  • Planilhas de Manipuladores

Preencher e ler os registros

Preencher as planilhas corretamente e saber ler os registros que ela oferece para melhorar o processo onde há a necessidade faz total diferença no desenvolvimento de qualquer consultoria alimentar.

Além de permitir que o estabelecimento possua um sistema de controle de qualidade eficiente implantado por você que garanta não somente a segurança dos alimentos, mas a execução de processos de forma eficiente e o bom funcionamento do estabelecimento de uma maneira geral.

Espero ter te ajudado neste artigo, que você tenha entendido a importância de utilizar as ferramentas certas em seu processo, dessa forma a sua atuação como consultor será mais eficiente e assertiva.

Para ajudar você a ter o mesmo controle que eu tenho em suas consultorias eu preparei 4 aulas gratuitas sobre algumas ferramentas que utilizo para iniciar minhas consultorias e ainda um arsenal de segurança para você com um kit das ferramentas mais importantes que utilizo para controle de processo.

Para assistir as aulas gratuitas cadastre-se aqui, depois verifique sua caixa de e-mail pois enviarei a primeira aula para você.

Para saber sobre o kit com as 20 principais Ferramentas para Consultoria de Alimentos clique aqui, esse material está totalmente detalhado com um passo-a-passo de como aplicar.

Mayara Vale

Gostou deste artigo? Deixe seu voto abaixo

A importância da Planilha de Controle em Consultorias de Alimentos
5 (100%) 3 votes