Um dos principais serviços que um consultor de alimentos pode oferecer para seus clientes é a Implantação das Boas Práticas.

Todo serviço de alimentação deve atender a fiscalização sanitária tendo as Boas Práticas implementadas em sua rotina, se você entende isso, você consegue enxergar muitas oportunidades de atuação nesta área aí pertinho de você, na sua cidade, no seu bairro.

Para aproveitar todas essas oportunidades, você precisa estudar certo?

Estudar sobre as Boas Práticas, você precisa entender cada etapa desse processo de implantação, pois assim você conseguirá ajudar seus clientes a atenderem a fiscalização sanitária.

O processo de implantação das Boas Práticas envolve 5 etapas essenciais que todo consultor de alimentos precisa saber:

  • Diagnóstico
  • Adequações
  • Capacitação da Equipe
  • Documentações
  • Acompanhamento

Cada uma destas etapas serão direcionadas por você e você terá um papel muito importante para que cada uma delas sejam implementadas com sucesso.

Seu cliente e a equipe, na maioria das vezes, não sabe o que são as Boas Práticas e nunca passaram por um processo de consultoria, por isso precisam de você para atender a fiscalização e fazer tudo isso funcionar.

Diagnóstico

Nesta primeira etapa você vai fazer o levantamento de informações e conhecer com profundidade o local para identificas as não conformidades existentes ali, para isso você usa um checklist.

Ao identificar tudo isso, você apresenta para seu cliente a realidade do estabelecimento, para que ele entenda quais erros são cometidos no local e saiba o que precisa ser melhorado.

É importante definir com seu cliente uma ordem de adequações para que tudo seja corrigido e nada seja esquecido e depois cobrado pela fiscalização sanitária.

Seu papel nesta etapa, além de fazer a análise do local e apresentar esse diagnóstico, é orientar seu cliente sobre o que a legislação cobra, porque esses pontos estão errados, como eles podem ser melhorados e quais benefícios isso traz para o estabelecimento.

Adequações

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar as adequações, conforme foi combinado com seu cliente.

Comece adequando um setor por vez, assim você tem uma ordem de adequação e vai trazendo as melhorias ou mudanças aos poucos, para que a equipe consiga acompanhar.

Seu papel aqui é orientar a equipe e o dono como as mudanças devem ser feitas, tirar todas as dúvidas e verificar se tudo está sendo feito conforme a sua orientação.

Essa é a etapa mais longa do processo e que mais vai exigir de você, por isso tenha paciência, pois pode levar um tempo maior do que você esperava.

Sempre mostre o que a legislação diz para que seu cliente entenda que é uma exigência da fiscalização sanitária e não uma cobrança sua e que você está ali para ajudar a deixar tudo certo.

As adequações envolvem desde reformas, melhorias ou correções nos processos, mudanças de hábitos, novas atividades, rotinas e padronizações.

Capacitação da Equipe

Não adianta trazer mudanças e melhorias se a equipe não está capacitada para executá-las, por isso o consultor de alimentos precisa capacitar a equipe sempre que necessário.

Não foque seus treinamentos somente naquilo que a VISA exige, mas em tudo que a equipe precisar.

cada equipe terá suas necessidades, ajude cada uma delas e os prepare para suas novas atividades.

A equipe precisará entender como usar as etiquetas, como preencher planilhas, como usar os termômetros, como ler rótulos, como higienizar hortifrutis, como usar os POP e o Manual e etc…

Repita os treinamentos quantas vezes forem necessárias para que a equipe tenha segurança em suas atividades e saibam como fazer, quando fazer e porque fazer!

Documentações

Durante o processo de implantação das Boas Práticas será necessário elaborar os POP e as planilhas de controle.

Sem os POP não conseguimos padronizar as operações e nem estabelecer uma rotina de higienização do local.

Sempre que elaborar os POP treine a equipe para o uso do mesmo durante a operação e mostre também o preenchimento da planilha, quando houver.

O Manual de Boas Práticas é um documento que elaboramos no final do processo, pois ele descreve como o local é e como ele funciona, por isso precisa que o local esteja adequado para ser elaborado.

Capacite a equipe para saber o que é o Manual, quando deve usá-lo e como usá-lo.

Acompanhamento

São as visitas finais do seu processo de Implantação das Boas Práticas, onde você vai verificar se tudo foi adequado, se a documentação está certinha, se a equipe está capacitada e já consegue caminhar sozinha…

Você pode combinar com seu cliente um processo de acompanhamento por tempo indeterminado, onde você visita o local de tempos em tempos para verificar se tudo está de acordo com a legislação ou algo precisa ser corrigido.

Se você deseja aprender a atuar como Consultor de Alimentos, você precisa fazer a Imersão Como Fazer Consultoria em Serviços de Alimentação, meu curso completo de consultoria que vai te ensinar todo o passo a passo de como começar.

Clique aqui para saber mais

Mayara Vale