A higienização de hortifrúti é uma etapa de pré-preparo essencial para a prevenção da contaminação dos alimentos preparados, visto que essas matérias primas carregam em si grande quantidade de resíduos orgânicos provenientes da lavoura ou dos estabelecimentos comerciais e consequentemente, grandes carga microbiana.

Para o preparo de saladas e outros pratos que levam frutas, legumes e verduras frescas, ou seja, sem o uso de calor (cozimento, forneamento, fritura, etc) há a necessidade de realizar a higienização de hortifrúti.

higienização de hortifrúti

Etapas do processo de higienização de hortifrúti: 

  • Etapas de seleção e lavagem para eliminação de larvas, insetos ou parasitas presentes nas folhas, legumes e frutas. 

1° Passo – Higienize adequadamente as superfícies onde será feito o pré-preparo dos hortifrúti;

2° Passo – Deposite os hortifrúti;

3º Passo – Retire as partes estragadas ou que não serão utilizadas dos hortifrútis, manualmente ou com o auxílio de uma faca;

  • Etapas do processo de desinfecção, onde os microrganismos nas frutas, legumes e hortaliças são reduzidos a um número aceitável para que a nossa saúde não esteja em risco. 

4° Passo – Lave os hortifrúti com água corrente e potável;

5° Passo – Prepare a solução de utilizar 1 colher de sopa rasa de Hipoclorito de Sódio com concentração entre 2,0 e 2,5% para cada 1 Litro de água ou conforme diluição da embalagem;

6º Passo – Mergulhe os hortifrúti em solução desinfetante acima, por no mínimo 15 minutos;

  • Etapas do processo de lavagem realizadas com abundância para que não fique resíduo do produto utilizado na etapa anterior de desinfecção. 

7° Passo – Enxágue os hortifrúti em água corrente e potável;

8º Passo – Elimine o excesso de água;

9º Passo – Acondicione os alimentos sob refrigeração a temperaturas inferiores a 5°C até o momento de cortar, porcionar, servir ou congelar, ou quando aplicável, preparar o alimento para congelar  (por meio de congelamento).

Não necessitam de desinfecção frutas não manipuladas e frutas cujas cascas não são consumidas tais como: laranja, bergamota, banana e outras, exceto as que serão utilizadas para suco, uma vez que ao cortar as frutas com cascas não higienizadas toda a contaminação presente na superfície do alimento, ou seja, na casca, é levada pela faca ao interior do alimento.

higienização de hortifrúti

Assim, o melhor procedimento a ser adotado seria desinfetar também as frutas que usamos para suco se ao cortar a fruta ainda a cortamos com a casca.

No caso de frutas descascadas, deve-se ter cuidado quanto à higiene da faca entre a etapa de descasque da fruta e a etapa de corte da polpa.

Colunista: Tamires Dambros

Referências:

http://www.educacao.sp.gov.br/cise/wp-content/uploads/2014/11/Manual-Boas-Praticas-SEE-2010.pdf

http://foodsafetybrazil.org/desinfeccao-de-frutas-legumes-e-hortalicas/

Gostou da postagem? Vote Abaixo!

 

.

Higienização de Hortifrúti
5 (100%) 6 votes
bannerblog-correto