A segurança do alimento é uma preocupação mundial que afeta tanto os fabricantes quanto os consumidores.
Com a globalização da produção alimentar para atender as necessidades da população mundial que é cada vez maior, a cadeia produtiva de alimentos se transformou em um negócio ainda mais complexo do que era, elevando o risco de possíveis incidentes relativos à segurança do alimento.
Para ajudar a eliminar tais riscos, diversas normas regionais e customizadas foram ajustadas para aprimorar a segurança alimentar e endereçar os problemas levantados pelos fabricantes, fornecedores, varejistas e consumidores.
A FSSC 22000 foi desenvolvida para a certificação de sistemas de gestão de segurança dos alimentos de organizações da cadeia de alimentos que processam ou fabricam produtos de origem animal, produtos vegetais perecíveis, produtos conservados em temperatura ambiente e ingredientes alimentícios, como aditivos, vitaminas e culturas biológicas, bem como fabricantes de embalagens para alimentos.
A FSSC 22000 apresenta uma das abordagens mais abrangentes para sistemas de gestão de segurança de alimentos para aqueles envolvidos na fabricação de bens alimentícios.
Devido ao fato de ser baseada na ISO 22000:2006, a nova norma se integra sem descontinuidade aos demais sistemas de gestão da qualidade, tais como ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, fazendo dela uma parte integral da habilidade das organizações fabricantes de alimentos de melhorar a qualidade e garantir a segurança.
Por fim, a FSSC 22000 combina os benefícios de uma ferramenta de gestão de negócios ligada à segurança de alimentos e processos empresariais, com a capacidade de atender aos requisitos de clientes globais em ascensão diante da certificação de sistemas de segurança do alimento aprovados pelo Global para a Segurança de Alimentos (GFSI).
ESCOPO DA FSSC 22000
A FSSC 22000 pode ser aplicada a uma variedade extensa de organizações de qualquer porte ou complexidade que fabricam alimentos.
Não importa qual a posição que fabricantes ocupam na cadeia de alimentos, nem se eles geram lucros ou não, nem mesmo se eles são empresas públicas ou privadas.
Isto inclui fabricantes de:
- Produtos perecíveis de origem animal, excluindo abate e pré-abate, (isto é, carne embalada, aves, ovos, laticínios e produtos à base de peixe);
- Produtos perecíveis de origem vegetal (isto é, frutas frescas embaladas e sucos frescos, frutas em conserva, legumes/verduras frescos embalados, legumes/verduras em conserva),
- Produtos com vida de prateleira extensa (isto é, produtos enlatados, biscoitos, salgadinhos, óleo, água mineral, bebidas, macarrão, farinha de trigo, açúcar, sal); e
- Ingredientes de alimentos, excluindo auxiliares técnicos e tecnológicos, (isto é, aditivos, vitaminas e fermentos).
OS BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO
- Abordagem da cadeia de suprimentos baseada nas normas ISO.
- Aceito pela GSFI.
- Usa padrões internacionais e independentes já existentes.
- ISO 22000, ISO 22003 e especificações técnicas para os PPRs do respectivos setor.
- Acreditação ISO/IEC 17021 (abordagem sobre os sistemas e processos).
- Escopo amplo: fabricação de alimentos (abate e alimentos para animais de estimanção incluídos).
- Aprovação e compromisso de todas as partes interessadas (indústrias, varejistas, ONGs).
- Auditorias de sistema de gestão de segurança dos alimentos profundas e rigorosas.
- Gestão do esquema independente.
- Transparência.
- Gestão sem fins lucrativos pela Foundation for Food Safety Certification.
- Reconhecido pela European co-operation for Accreditation (EA).
- Comunicação mais organizada e objetiva entre colaboradores, fornecedores, clientes e consumidores;
- Otimização de recursos e processos;
- Melhoria no planejamento e aumento de produtividade;
- Redução de riscos do negócio;
- Aumento de confiança de suas marcas;
- Confiabilidade entre os elos da cadeia produtiva de alimentos.
Para que a empresa tenha os benefícios citados acima e se torne competitiva, é necessário que atenda aos requisitos da ISO 22000:2005, ISO TS 22002 – 4 ( indústria de embalagens ) ou ISO TS 22002 – 1 ( Industria de alimentos) mais os requisitos Adicionais da FSSC.
O sistema de gestão de segurança de alimentos reduz falhas impulsionadoras de custos, lhe permite também disponibilizar produtos e serviços seguros atendendo as expectativas de seus clientes e consumidores, por isso, é importante que sua empresa reflita sobre a possibilidade de implementação e certificação da FSSC 22000.
REQUESITOS E REGRAS
O esquema de certificação FSSC 22000 inclui requisitos detalhados para:
- Os sistemas de gestão de segurança dos alimentos das organizações na cadeia de alimentos;
- O sistema de certificação dos organismos de certificação;
- A acreditação por parte dos organismos de acreditação.
Além disso, o FSSC 22000 inclui as regras para:
- Os organismos de certificação licenciados pela Fundação para realizar a certificação;
- O processo de harmonização no qual os organismos de certificação associados participam para alinhar as questões de auditoria e certificação;
- Os organismos de acreditação que acreditam os organismos de certificação associados;
- o Conselho das Partes Interessadas;
- Os especialistas dos organismos de certificação informarem sobre a FSSC 22000.
Com isso a Norma FSSC 22000 combina os benefícios de uma ferramenta de gestão de negócios que liga a segurança de alimentos e processos comerciais com a habilidade de atender aos crescentes requisitos dos clientes para certificação de sistemas de segurança de alimentos de fornecedores aprovados pelo GFSI.
A FSSC 22000 também estipula um compromisso mensurável da alta direção e requer que organizações analisem os requisitos de clientes, define processos e demonstra controle consistente sobre os perigos identificados, atualização e melhoria do sistema para adaptar mudanças no processo, requisitos ou regulamentações.
Ela agrega valor real às organizações independente de seu porte ou complexidade e equipara o campo de atuação de fornecedores e compradores ao longo da cadeia de alimentos e em todo o mundo.
FSSC 22.000 Disponível em http://www.fssc22000.com/
Colunista: Giselle Onuki
Interpretação da norma de certificação de sistemas de segurança de alimentos FSSC 22000 Disponível em :http://www.sgs.com/~/media/Global/Documents/White%20Papers/sgs-fssc-22000-whitepaper-es-11.ashx
FSSC 22000 – Food Safety System Certification Scheme. Disponível em: https://www.dnvgl.us/services/fssc-22000-food-safety-system-certification-scheme-37131
Gostou deste artigo? Deixe seu voto abaixo