Nesta última sexta feira, 29 de abril de 2016, a Vigilância Sanitária realizou uma visita de fiscalização em um frigorífico de João Pessoa, após receber uma denúncia anônima de que o responsável pelo estabelecimento realizava abate ilegal de porcos e bodes e comercializava carnes estragadas.
Carnes sem registro foram encontradas no local
Na visita ao local não foram encontrados sinais que indicassem o funcionamento de um abatedouro, mas foram encontradas carnes sem registro de procedência.
De acordo com o gerente da vigilância sanitária Alberto José, “Não constatamos o abate clandestino, ou seja, não verificamos nenhuma evidência que indicasse ocorrer naquele local o abate, mas verificamos o comércio de carnes sem registro de procedência.
A falta de registro é uma não conformidade grave
Embora essas carnes não estivessem exatamente estragadas, estivessem acondicionadas corretamente e dentro do expositor, como elas não tem o registro de procedência não se pode garantir a sanidade do produto e dessa forma não podem ser comercializadas”
A venda de produtos sem procedência coloca a população em risco pois pode ser uma carne vinda de um animal doente ou contaminado.
A ação da vigilância sanitária tem o objetivo de evitar riscos a saúde da população através da garantia de maior qualidade nos produtos.
As carnes foram apreendidas e o proprietário do frigorífico foi notificado, devido as carnes estarem sem registro de procedência e o mesmo terá que realizar as adequações no estabelecimento segundo às normas da vigilância sanitária.
Mayara Vale
Saiba mais em: http://paraibaonline.net.br/vigilancia-sanitaria-de-joao-pessoa-apreende-carnes-sem-registro-em-frigorifico/
Gostou do artigo? Vote abaixo!
Sua opinião é muito importante.