A cada dia que passa a Segurança Alimentar mundial está se tornando algo inatingível, é preciso se mover agora, para que a Segurança Alimentar não seja só um direito mas também uma realidade.
Você que é da área de alimentos sabe que a Segurança Alimentar não se baseia somente na manipulação correta de alimentos e na garantia da oferta de um alimento seguro ao consumidor, que não ofereça riscos a sua integridade física e a sua saúde.
Segurança Alimentar vai muito além disso.
É um tema discutido em muitos países, em diversas reuniões em todo o mundo, por autoridades que desejam criar projetos que garantam a Segurança Alimentar mundial, é um trabalho árduo e que requer muita dedicação e investimentos, como por exemplo na Conferência do Clima que aconteceu em Paris este ano.
A Segurança Alimentar que estou falando é que está presente na Lei da Segurança Alimentar e Nutricional:
A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
Estou tocando neste assunto hoje porque muitas noticias tem ameaçado a Segurança Alimentar em todo o mundo. Alterações climáticas como cheias ou secas tem prejudicado atividades rurais como as plantações, a criação de gado e as pescas de pequenos agricultores aqui no Brasil.
Desastres afetam a Segurança Alimentar
O desastre que ocorreu em Mariana também afetou de forma drástica o acesso a alimentação de população de toda aquela região, tornando muito difícil o acesso a alimentos e água de muitas pessoas que moravam no local da tragédia.
Entre os anos de 2003 a 2013, a média anual de desastres naturais está dobrando quando se compara com a década de 80, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Terremotos, ciclones, secas e cheias tem afetados diversos países e a capacidade de se garantir a Segurança Alimentar está cada vez mais ameaçada.
Quando algum tipo de fenômeno natural ou desastres ambientais acontecem, muitas pessoas ficam desabrigadas, perdem tudo, os locais de vendas de alimentos são afetados também e com isso a falta de alimentos para todos se torna uma realidade.
É necessária uma ação do governo e de voluntários para que homens, mulheres e crianças recebam uma alimentação digna até que a situação se normalize.
E o que adianta sermos consultores alimentares que atuam para garantir a oferta de alimentos seguros se em muitos lugares, devido a estas alterações climáticas, faltam alimentos até mesmo para manipular.
A união faz a diferença
Nós profissionais da área de alimentos precisamos ficar por dentro de assuntos relacionados a este tema, precisamos nos unir, nos levantar, criar estratégias para que este tipo de Segurança Alimentar também tenha nossa atenção, nossa dedicação e principalmente uma solução.
Eu sei que pode parecer uma utopia da minha parte, mas aonde eu estiver eu farei minha parte, para que utopia vire realidade.
Mayara Vale
Gostou do artigo? Vote abaixo!