Você sabe quanto cobrar pelos seus serviços de Consultoria de Alimentos em um Serviço de Alimentação?

Assista este vídeo para te ajudar a entender melhor esta questão tão comum entre os consultores de alimentos.

É muito comum, quando se deseja iniciar a carreira como consultor de alimentos, o profissional da área de alimentação ter dúvidas de quanto cobrar por cada serviço prestado.

Eu recebo diariamente e-mails sobre esse assunto e por isso decidi escrever esse artigo para ajudar você a entender melhor como se pode definir os valores dos serviços realizados durante uma consultoria de alimentos.

budget_1

O que você precisa saber para definir os valores e saber quanto cobrar pelos seus serviços?

A primeira coisa que você precisa conhecer é a região onde você deseja atuar.

O poder aquisitivo desta região vai dizer muito sobre as suas formas de atuação, a definição de valores dos seus serviços e muitas vezes a forma como será efetuado o pagamento pelo cliente.

Para esclarecer alguma possível confusão, qualquer estabelecimento, independente de sua estrutura física, está sujeito a apresentar as mais diversas não conformidades em relação a legislação e também dificuldades em seu funcionamento de maneira geral, que pode estar lhe gerando prejuízos.

Não é porque o local é luxuoso ou muito simples que os problemas não existirão ou serão mais graves, a diferença entre um local e outro é o comprometimento e o interesse da direção em querer melhorar seus processos, aumentar seu faturamento e lucro, atender às Boas Práticas e ainda a preocupação com a Segurança Alimentar do consumidor de seu estabelecimento, e é essa diferença que gerará o interesse na contratação dos seus serviços.

A minha dica para quem ainda não tem nenhuma noção de como e quanto cobrar pelo seus serviços de consultoria de alimentos é que você entre em contato com o seu Conselho ou com o seu Sindicato e se informe sobre a tabela de valores de prestação de serviços.

Segue abaixo alguns exemplos de tabelas, para que você tenha uma noção da variação de valores para cada serviço em cada região do país.

TABELA DE HONORÁRIOS SÃO PAULO 

TABELA HONOR. SP

fonte: http://www.sindinutrisp.org.br/

TABELA DE HONORÁRIOS BAHIA 

TAB HONOR BAHIA

fonte: http://www.sindnutba.org.br/honorarios.asp

TABELA DE HONORÁRIOS SANTA CATARINA

TAB HONOR SC

fonte: http://www.sinusc.org.br/files/TABELA_HONORRIOS_-_2016_2.pdf

TABELA DE HONORÁRIOS RIO GRANDE DO SUL

TAB HONOR RS

fonte: http://www.sinurgs.org.br/admin/conteudos/textos/images/Tabela%20Sinurgs%202016.pdf

TABELA DE HONORÁRIOS PERNAMBUCO

TAB HONOR PE

fonte: http://www.sindnutripe.com.br/#!tabela-de-honorrios/cg6s

TABELA DE HONORÁRIOS DO ESPIRITO SANTO

TAB HONOR ES

fonte: http://www.sindinutri-es.org.br/textos/convencao_coletiva/tabela_honorarios_2015.pdf

TABELA DE HONORÁRIOS CEARÁ (2014)

tab honor ceará

fonte: http://www.nutricaoceara.com.br/p/tabela-de-honorarios.html

Cada região do Brasil possui a sua tabela e os valores dos serviços prestados pelo Consultor de Alimentos variam de região para região, por isso é importante você conhecer bem seu local de atuação.

Essa tabela vai apresentar valores de diversos serviços como Elaboração de Manual e POPs, visitas técnicas, palestras, treinamentos para manipuladores, horas prestadas, para que o consultor possa usar essas valores como base para sua consultoria de alimentos.

Existem mais tabelas, dos demais estados, coloquei somente algumas para exemplificar, não deixe de verificar a do seu estado antes de começar a atuar.

A importância de se basear na tabela é que dessa forma você estará trabalhando com a média de valores cobrados em sua região e assim seus serviços não estarão desvalorizados.

Muitos profissionais da área de alimentos ao verem a tabela de sua região se assustam e acreditam serem valores muito altos, que os clientes não pagariam.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é todo o investimento que você fez para a sua formação e sua capacitação contínua para ser o profissional capacitado que você é.

Segundo que, o valor pode parecer alto para você, mas na abordagem do cliente, quando você apresentar todas as vantagens que o cliente terá ao contratar seus serviços e como sua atuação resolverá o problema dele, ele achará o valor justo, pois veio de encontro com sua necessidade.

Quanto você pagaria para ter um problema da sua vida resolvido?

Talvez você nem pensaria no valor, não é mesmo? Pois você deseja que este problema seja resolvido logo.

Seu cliente pensa da mesma forma que você…

Ao elaborar uma tabela de honorários o sindicato leva em conta vários aspectos da região e da atuação do profissional, por isso ela deve ser levada em consideração no momento de definir os valores de seus serviços.

A forma como seus serviços serão realizados durante a consultoria de alimentos vai variar de acordo com o que será combinado com o cliente e as necessidades do estabelecimento.

Em algumas situações você irá realizar uma consultoria completa, que chamamos de pacote de serviços que envolve desde o levantamento de diagnóstico, plano de ação, realização das adequações, treinamentos para manipuladores e documentações obrigatórias como Manual de BPM e POPs.

Por falar em levantamento de diagnóstico, planos de ação…

você sabe realizar esta etapa do processo?

Ainda não?

Para te ajudar eu preparei 4 vídeo-aulas gratuitas para você aprender a como realizar esta etapa inicial tão importante para seu processo.

Para assistir clique aqui

Em outros casos você realizará os serviços separados, conforme for solicitado pelo cliente, como treinamento para manipuladores, manual de boas práticas, POPs e assim por diante.

Em algumas situação seu cliente vai te contratar para ajudá-lo com melhorias em seu estoque, no seu controle de compras, na avaliação de fornecedores, com a rotulagem de seus produtos, com melhorias em seu atendimento ou em sua gestão, entre tantos outros serviços que você como consultor de alimentos pode ajudá-lo a resolver.

Quem define sua forma de atuação é você juntamente com o seu futuro cliente, então, não se preocupe em deixar sua forma de atuação definida, mas ofereça flexibilidade ao cliente na contratação dos serviços.

A forma de pagamento da consultoria de alimentos deve também ser definida por você e pelo cliente, dê à ele opções de forma que fique algo justo para ambas as partes.

Nunca deixe de valorizar o seu trabalho, o seu esforço em se formar, em ser uma boa profissional, em todas as horas dedicadas a realização do seu sonho, de tudo o que você investiu de tempo e dinheiro para chegar até aqui.

Tudo isso tem muito valor, você tem muito valor e merece receber o valor justo de todo esse trabalho.

Espero ter conseguido esclarecer sua dúvida em relação à valores e a quanto cobrar pelos seus serviços de Consultoria de Alimentos.

Se houver ainda alguma dúvida deixe seu comentário abaixo para que eu possa ajuda-lo.

Desejo a você sucesso como Consultor de Alimentos!

Mayara Vale

Gostou deste artigo? Vote abaixo

Quanto cobrar pelos serviços prestados como Consultor de Alimentos?
4.7 (93.68%) 19 votes
bannerblog-correto