Se você deseja atuar como Consultor de Alimentos é super importante que você saiba Implantar as Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos.

Por que o processo de Implantação das Boas Práticas é uma excelente oportunidade para você?

  • Todo serviço de alimentação deve ter
  • Crescimento Profissional
  • Liberdades de tempo, espaço e financeira.

Etapas da Implantação das Boas Práticas

4 Pilares Principais da Implantação das Boas Práticas

  • Levantamento de Dados
  • Planejamento
  • Adequações
  • Acompanhamento
Boas Práticas

Esses 4 pilares se dividem em 8 etapas que vamos estudar juntos aqui:

  1. Levantamento de dados para identificação das não conformidades:

Essa etapa é essencial para que você conheça melhor o estabelecimento, sua estrutura, sua equipe, suas operações e consiga identificar em que áreas os erros são cometidos.

Você pode usar um checklist para te ajudar a fazer esse levantamento, desta maneira você consegue observar tudo e não deixar passar nada de importante.

Esses dados irão te ajudar a fazer o próximo passo.

2. Definição de Diagnóstico:

Com os dados que você levantou no passo anterior, você consegue entender a realidade

do estabelecimento do seu cliente, consegue entender se no local são cometidos muitos erros, se esses erros são graves ou não, se você terá muitas adequações para você…

Ao definir o diagnóstico, você deve fazer uma reunião com o cliente para apresentar a realidade do estabelecimento dele, para que ele entenda tudo que precisa ser adequado.

3. Planejamento do Processo:

Depois que o cliente entendeu a realidade do local e o que precisa ser adequado, é hora de planejar essa adequação.

Esse planejamento deve ser feito entre você, o dono e a gerência do estabelecimento.

Neste planejamento serão definidos os prazos de adequação e quem serão os responsáveis em adequar cada não conformidade.

Assim, é possível ter maior organização em seu processo e a participação da liderança em cada fase das adequações.

Assim conseguimos alcançar os benefícios que falamos na primeira aula.

4. Adequações

Após o planejamento podemos então começar as adequações, ou seja, começamos a corrigir o que está errado, seja em estrutura, em processo e em hábitos da equipe.

Para fazer as adequações seguimos o planejamento.

Seguindo o planejamento não tem erro, saberemos por onde começar, como fazer cada adequação e quando fazer cada uma delas.

5. Capacitação

Enquanto as adequações são realizadas a equipe deve ser treinada para entender essas mudanças e saber como manter o que foi corrigido no dia a dia de suas atividades.

Observe sempre a evolução da equipe enquanto as adequações são realizadas, para saber se eles estão conseguindo acompanhar e aplicar em suas atividades as mudanças.

Capacite a equipe sempre que necessário, sempre que perceber dúvidas ou erros em relação as novas atividades.

Boas Práticas

6. POP e planilhas

A padronização das operações será realizada com a implementação dos POP na rotina da equipe.

Os POP permitem que uma operação seja feita sempre da mesma maneira, independente de quem está fazendo, minimizando erros durante os processos e minimizando contaminações dos alimentos.

Alguns POP terão planilhas que irão registrar as operações que eles descrevem, desta maneira teremos os registros de quando essas operações foram feitas e por quem.

Os POP podem ser elaborados e implementados aos poucos, assim a equipe consegue ir se adaptando ao uso dos mesmos.

É essencial capacitar a equipe em relação ao uso dos POP e os mesmos devem ser seguidos a risca para que de fato as operações sejam padronizadas.

Não podemos esquecer que os POP devem estar em local de fácil acesso para que a equipe possa seguir suas descrições.

A equipe também deve ser capacitada em relação ao preenchimento das planilhas, afinal será uma nova tarefa, que eles nunca tinham feito antes.

7. Manual de Boas Práticas

Depois que as adequações foram realizadas, os POP e as planilhas implementadas e a equipe capacitada, é hora de elaborar o Manual de Boas Práticas.

O Manual descreve o estabelecimento, como é e como funciona, por isso é mais interessante elaborar o mesmo quando as adequações foram realizadas, ou a maioria delas foram realizadas.

Assim você não precisa ficar alterando o documento toda hora que tiver uma mudança.

Capacite a equipe para saber utilizar, sempre que precisar o Manual de Boas Práticas e também mantenha uma cópia em local acessível para que eles possam utilizar sempre que necessário.

8. Acompanhamento

Chegamos ao final do processo de Implantação das Boas Práticas e agora precisamos acompanhar essa equipe para saber se de fato tudo foi realizado conforme o planejado.

Caso você perceba que a equipe está insegura ou cometendo erros, faça mais treinamentos e oriente cada um deles de acordo com as necessidades.

Só encerre o processo quando entender que a equipe consegue caminhar sem você, que as adequações foram realizadas e as documentações então em dia.

Desta maneira este estabelecimento terá alcançado os resultados esperados e estará em dia com a Fiscalização Sanitária.

Se você seguir essas 8 etapas direitinho, não tem erro, seu cliente vai ficar muito satisfeito com seu trabalho!!

Bora aproveitar essas oportunidades de Implantação das Boas Práticas??

Se você deseja aprender como realizar cada umas destas etapas e começar a atuar como Consultor de Alimentos, você precisa estar na minha turma da Imersão Online Como Fazer Consultoria em Serviços de Alimentação!

É o meu curso completo, que vai te preparar do básico ao avançado na sua atuação como Consultor de Alimentos.

Mais de 04 mil alunos já comprovaram meu método de trabalho e já estão fazendo uso das minhas ferramentas em suas consultorias.

Clique aqui para ter mais informações

Te espero na Imersão!

Mayara Vale