Consultoria de alimentos na Paraíba (PB): Principais alimentos evitados por um especialista

Com certeza você já sabe que a segurança dos alimentos é um assunto bastante sério, não é mesmo? Se for fazer uma rápida pesquisa na internet, será possível perceber que inúmeros surtos de bactérias já aconteceram em restaurantes ao longo de todo o mundo, infelizmente. Dessa forma, ficar atento aos riscos de contaminação alimentar é uma das principais funções de um serviço de consultoria de alimentos na Paraíba (PB).

Na verdade, um profissional da área, ou seja, um consultor de alimentos, evita até mesmo consumir alguns tipos de alimentos fora de casa para prevenir ao máximo uma intoxicação alimentar. Levando isso em consideração, é importante saber quais são esses alimentos para que uma pessoa leiga no assunto também possa começar a evitá-los.

Tenha sempre em mente que a maneira como os alimentos são processadas atualmente cria possibilidades para que agentes patogênicos cheguem até a mesa com mais facilidade. Sendo assim, continue a leitura deste artigo para entender quais alimentos alguém da área de consultoria de alimentos na Paraíba (PB) evita.  

Alimentos que alguém da área de consultoria de alimentos em João Pessoa não come

Confira a seguir os principais alimentos que alguém da área de consultoria de alimentos em João Pessoa evita comer para prevenir uma intoxicação alimentar.

1. Sucos e leites sem pasteurização

Um dos principais alimentos que alguém especializado em consultoria de alimentos em João Pessoa não come é tanto sucos quanto leites sem pasteurização. De acordo com os especialistas da área, esses grupos de alimentos podem estar contaminados com parasitas, vírus e bactérias como, por exemplo, a salmonella.

Consumir leites e sucos sem pasteurização pode realmente fazer muito mal à saúde. Além disso, queijos ou outros tipos de alimentos produzidos com leites sem pasteurização também podem trazer problemas. Para se ter uma ideia, sucos e leites “crus” possuem cerca de 150 mais chances de causar doenças quando comparados com aqueles produtos pasteurizados.

Os sucos não pasteurizados, por exemplo, podem ser encontrados na rua ou em lojas de produtos saudáveis. Como eles são feitos de frutas, existem grandes possibilidades de possuírem bactérias perigosas. Sendo assim, uma dica muito importante é analisar se na embalagem desses produtos existe uma etiqueta mostrando que o produto foi pasteurizado.

2. Germinados ou brotos (de feijão, soja, etc) crus

Outros alimentos que já causaram grandes surtos de bactérias em todo o mundo são os germinados ou brotos crus ou apenas levemente cozidos. Neste caso, as principais bactérias encontradas foram a E. coli. e a salmonella.

Dessa forma, um profissional da área de consultoria de alimentos na Paraíba (PB) sempre vai ter o máximo de atenção na hora de comer esses tipos de alimentos ou até mesmo vai deixar de comê-los quando estiver fora de casa.

3. Carne mal passada

Por fim, outro alimento que pode fazer mal e que é muito querido entre grande parte dos brasileiros é a carne mal passada – aqui os hambúrgueres também entram. Para se ter uma ideia, a carne moída, por exemplo, é muito fácil de ser contaminada com bactérias. Levando isso em consideração, todos os alimentos preparados com esse tipo de carne, como os hambúrgueres, precisam estar muito bem cozidos.

Como a carne está moída, é muito mais fácil que uma bactéria presente na superfície consiga contaminar todo o interior, por isso é importante tomar cuidado.

Esses são os principais alimentos que um especialista na área de consultoria de alimentos na Paraíba (PB) evita de comer ou toma realmente muito cuidado. E você? Também evita comer algum tipo de alimento fora de casa? Qual ou quais? Deixe aqui nos comentários.