Segurança Alimentar tem duas definições importantes:

A mais conhecida é a que Segurança Alimentar é o conjunto de ações que durante todas as etapas do processo de alimentos, como produção/elaboração, armazenamento, transporte, distribuição, tem como objetivo manter as características desejadas e a qualidade da matéria prima, impedindo a contaminação Física, Química ou Biológica, oferendo, assim, um alimento seguro e garantindo assim a integridade física e a saúde dos consumidores.

A segunda definição, menos conhecida, mas não menos importante compreende a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis (Art. 3º da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN).

Nós como profissionais da área de alimentos temos o dever de garantir que as duas definições de Segurança Alimentar sejam uma realidade em nosso país, principalmente nos locais onde trabalhamos e podemos tornar isso possível.

Mãos a obra!!

Mayara Vale

 Você gostou deste artigo? Então deixe seu voto abaixo!

Segurança Alimentar
5 (100%) 1 vote
bannerblog-correto