Segurança Alimentar compreende a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis (Art. 3º da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN).

Segurança dos Alimentos é o conjunto de ações que durante todas as etapas do processo de alimentos, como produção/elaboração, armazenamento, transporte, distribuição, tem como objetivo manter as características desejadas e a qualidade da matéria prima, impedindo a contaminação Física, Química ou Biológica, oferendo, assim, um alimento seguro e garantindo assim a integridade física e a saúde dos consumidores.

Muitas pessoas me perguntam porque eu uso o termo SEGURANÇA ALIMENTAR quando eu menciono qualquer uma das duas definições, algumas pessoas até pensam que eu não sei a diferença entre uma e outra.

O que quero deixar aqui é a minha opinião sobre o assunto e você não precisa concordar comigo, ok?

Eu uso o termo Segurança Alimentar porque eu acredito que esse termo abrange as duas definições, já que na definição de Segurança alimentar diz sobre o acesso a alimentos de qualidade. Só conseguimos garantir a oferta de alimentos de qualidade se a definição de Segurança dos Alimentos for uma realidade.

Para mim, Segurança Alimentar é o acesso e a oferta de forma regular de alimentos de qualidade, seguros para a população na quantidade suficiente e sem qualquer risco de contaminação física, química ou biológica.

É isso aí!!!

Nós como profissionais da área de alimentos temos o dever de garantir que as duas definições de Segurança Alimentar sejam uma realidade em nosso país, principalmente nos locais onde trabalhamos e podemos tornar isso possível.

Mãos a obra!!

Mayara Vale

 

 

 Você gostou deste artigo? Então deixe seu voto abaixo!