O que é Contaminação Cruzada?

Muitas pessoas desconhecem este termo e principalmente como a contaminação cruzada ocorre em serviços de alimentação e industrias.

Contaminação Cruzada é a transferência de microrganismos patogênicos (ou seja, um microrganismo que pode causar uma doença) de um alimento contaminado, para um outro alimento que não esteja contaminado.

Ou ainda de equipamentos e utensílios usados para o preparo de um determinado alimento e logo em seguida para o preparo de outro alimento, de origem diferente, ou em estado diferente (cru e cozido), sem a devida higienização entre um preparo e outro.

A Contaminação Cruzada é uma das principais causas de Doenças Transmitidas do Alimentos, as DTAs, que podem ocorrer de forma branda ou se apresentar de forma mais agressiva, principalmente em crianças, idosos, gestantes e indivíduos imunossuprimidos.

Esse tipo de contaminação pode acontecer em várias etapas do processo de produção ou manipulação de alimentos, sendo as formas mais comuns através de manipuladores, utensílios e equipamentos.
 

Alguns tipos de falhas no processo que resultam em contaminação cruzada são:

  •  Utilização dos mesmos utensílios, como facas e tábuas, para a manipulação de alimentos crus e cozidos sem a correta higienização entres os usos.
  • Manipular alimentos de origens diferentes ao mesmo tempo e na mesma bancada.
  • Colocar alimentos crus ou cozidos em equipamentos sujos.
  • Armazenar alimentos de origens diferentes no mesmo vasilhame, ou até mesmo no mesmo refrigerador sem as devidas separações.
  • Falta de higienização das mãos dos manipuladores entre as manipulações
  • Manipular lixo e sem higienizar as mãos manipular alimentos 
  • Manipular dinheiro e sem higienizar as mãos manipular alimentos

Assista ao vídeo abaixo e saiba um pouco mais

Prevenção de Surtos Alimentares

Evitar com que a Contaminação Cruzada aconteça é a melhor forma de prevenir surtos alimentares que pode gerar grandes transtornos na saúde, segurança alimentar e no bem estar de seu consumidor, como para o seu estabelecimento, que pode ter sua reputação manchada e perder, além de clientes, a credibilidade.
 

A implantação de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos, a higienização correta dos alimentos, das mãos dos manipuladores e dos utensílios e equipamentos utilizados durante o processo podem evitar com que este tipo de contaminação aconteça.

 

 
 
O uso de tábuas de cores diferentes e facas diferentes para cada tipo de alimento vem sendo uma das formas de prevenção de Contaminação Cruzada, uma dica fácil de seguir e que está trazendo resultados significativos.
Os estabelecimentos também poder adotar utensílios como facas, garfos e colheres de cores diferentes.
Outra alternativa é estabelecer setores com cores diferentes também.

Outros Cuidados importantes para evitar a contaminação cruzada

O cuidado no armazenamento em separar os alimentos de origens diferentes, ou os crus dos cozidos também é uma forma de evitar a contaminação cruzada.
 
A higienização dos utensílios, das tábuas, das bancadas entre um preparo e outro também ajuda a evitar as contaminações.
 
Não esquecendo também de orientar os manipuladores de alimentos em relação a lavagem das mãos entre o preparo de alimentos diferentes, e também sempre que tocar no lixo, em dinheiro, no seu corpo ou qualquer outra superfície que possa contaminar os alimentos.

Você, consultor alimentar é o profissional capacitado para trazer estas instruções para os serviços de alimentação e as industrias.
Como falei anteriormente em muitos estabelecimentos nunca se ouviu falar sobre contaminação cruzada e por este motivo muitos não sabem como ela ocorre e como evitar.
Seu olhar diferenciado, como consultor alimentar, é que vai identificar em que pontos a contaminação cruzada tem acontecido e desta forma poderá trazer estratégias para que seja possível minimizar sua ocorrência. 
Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto deixe seus comentários abaixo!
Mayara Vale
 Gostou deste artigo? Então deixe seu voto abaixo!