O QUE É CONTAMINAÇÃO CRUZADA?

Contaminação Cruzada é a transferência de microrganismos patogênicos (ou seja, um microrganismo que pode causar uma doença) de um alimento contaminado, para um outro alimento que não esteja contaminado.

Ou ainda de equipamentos e utensílios usados para o preparo de um determinado alimento e logo em seguida para o preparo de outro alimento, de origem diferente, ou em estado diferente (cru e cozido), sem a devida higienização entre um preparo e outro.

A Contaminação Cruzada é uma das principais causas de Doenças Transmitidas do Alimentos, as DTAs, que podem ocorrer de forma branda ou se apresentar de forma mais agressiva, principalmente em crianças, idosos, gestantes e indivíduos imunossuprimidos.

 
Esse tipo de contaminação pode acontecer em várias etapas do processo de produção ou manipulação de alimentos, sendo as formas mais comuns através de manipuladores, utensílios e equipamentos.
 

Alguns tipos de falhas no processo que resultam em contaminação cruzada são:

  •  Utilização dos mesmos utensílios, como facas e tábuas, para a manipulação de alimentos crus e cozidos sem a correta higienização entres os usos.
  • Manipular alimentos de origens diferentes ao mesmo tempo e na mesma bancada.
  • Colocar alimentos crus ou cozidos em equipamentos sujos.
  • Armazenar alimentos de origens diferentes no mesmo vasilhame, ou até mesmo no mesmo refrigerador sem as devidas separações.
  • Falta de higienização das mãos dos manipuladores entre as manipulações

Assista ao vídeo abaixo e saiba um pouco mais

Prevenção de Surtos Alimentares

Evitar com que a Contaminação Cruzada aconteça é a melhor forma de prevenir surtos alimentares que pode gerar grandes transtornos na saúde, segurança alimentar e no bem estar de seu consumidor, como para o seu estabelecimento, que pode ter sua reputação manchada e perder, além de clientes, a credibilidade.
 
A implantação de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos, a higienização correta dos alimentos, das mãos dos manipuladores e dos utensílios e equipamentos utilizados durante o processo podem evitar com que este tipo de contaminação aconteça.
 
119901068_3GG
 
O uso de tábuas de cores diferentes e facas diferentes para cada tipo de alimento vem sendo uma das formas de prevenção de Contaminação Cruzada, uma dica fácil de seguir e que está trazendo resultados significativos.
Cuidados importantes 
O cuidado no armazenamento em separar os alimentos de origens diferentes, ou os crus dos cozidos também é uma forma de evitar a contaminação cruzada.
 
A higienização dos utensílios, das tábuas, das bancadas entre um preparo e outro também ajuda a evitar as contaminações.
Não esquecendo também de orientar os manipuladores de alimentos em relação a lavagem das mãos entre o preparo de alimentos diferentes.
 
Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto deixe seus comentários abaixo!
 
Mayara Vale
 
 Gostou deste artigo? Então deixe seu voto abaixo!
O que é Contaminação Cruzada? Por que ela ocorre?
5 (100%) 3 votes
bannerblog-correto