Você já ouviu falar em Salmonelose? Por mais estranho que este nome pareça ser, a ocorrência desta doença é mais comum do que se imagina.

O que é a Salmonelose?

A Salmonelose é uma Doença Transmitida por Alimentos, causada por uma bactéria chamada Salmonella.

A Salmonelose é o tipo mais comum de intoxicação alimentar no mundo.

A sua transmissão para o ser humano ocorre principalmente quando há a ingestão de alimentos contaminados por fezes e por maus hábitos de higiene.

A atuação da Salmonelose no organismo humano se inicia no intestino, onde a bactéria Salmonella se multiplica.

Quais os sintomas da Salmonelose?

Os sintomas causados pela Salmonelose são caracterizados por diarréias, com ou sem sangue, febre, dores abdominais, vômito, mal-estar, dores de cabeça, que podem persistir por uma ou mais semanas. 

A intensidade dos sintomas varia de uma pessoa para a outra.

Após a ingestão do alimento contaminado, a bactéria se aloja no intestino delgado e o indivíduo começa a apresentar sintomas entre 6 e 72 horas.

Se a bactéria entrar na corrente sanguínea, pode atingir outros órgãos, o que aumenta a gravidade da doença. 

Os indivíduos  mais suscetíveis a Doenças Transmitidas por Alimentos são as crianças, os idosos, as gestantes e os imunossuprimidos, pois possuem o sistema imunológico mais baixo.
A Salmonella é uma bactéria encontrada nas fezes de animais e pessoas e por este motivo a higiene pessoal adequada e a higienização correta dos alimentos são formas de prevenir a doença.

Diagnóstico da Salmonelose

O paciente com suspeita de Salmonelose é submetido ao exame de fezes para que haja a comprovação da doença. 
O paciente é examinado ainda em relação aos seus sintomas e do seu histórico alimentar, ou seja, os alimentos que consumiu nas ultimas refeições.

Tratamento da Salmonelose

O tratamento da Salmonelose tem o objetivo de aliviar os sintomas e manter o indivíduo doente bem hidratado. 

Caso as bactérias atinjam outros órgãos o uso de antibióticos será necessário, esses casos são raros.

Crianças mal nutridas, idosos, pessoas imunodeprimidas ou portadoras de anemia falciforme correm risco maior de desenvolver complicações.

Alimentos que podem conter a Salmonella

Os alimentos contaminados por Salmonella, e que podem causar Salmonelose, como ovos e carnes, leite e seus derivados e as verduras, por exemplo, não apresentam alteração de cor ou sabor, dificultando assim a detecção da contaminação.
 

Recomendações para prevenção da Salmonelose

  • Higienização correta das mãos dos manipuladores de alimentos, principalmente durante a manipulação dos alimentos 
  • Evite o consumo de alimentos à base de carne crua ou mal passada.
  • Muito cuidado durante o preparo e o cozimento da carne de frango e galinha, com atenção a temperatura segura de cozimento, acima de 65ºC
  • Os ovos, que devem ser bem cozidos. Lembre-se de que pratos, como a maionese, por exemplo, incluem a adição de ovos crus como ingrediente.
  • O leite usado nos preparos do alimentos ou para consumo deve ser pasteurizado.
  • Higienize bem verduras, legumes e frutas fazendo o uso do hipoclorito de sódio.
  • Higienize corretamente os utensílios de cozinha, especialmente quando usados na preparação de carnes cruas.
  • Mantenha os ovos sob refrigeração.
A implantação de Boas Práticas em serviços de alimentação auxiliam os manipuladores a criar hábitos de higiene pessoal, na manipulação e ambiental auxiliam não só na prevenção de Salmonella como de outras doenças, permitindo assim a oferta de alimentos seguros aos clientes.
Você consultor alimentar, em seus processos de consultoria, é o responsável por conscientizar os manipuladores, gerentes e proprietários em relação aos riscos de ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos, como a Salmonelose, e orientar, capacitar e monitorar cada operação para minimização de riscos falhas que possam contaminar os alimentos.
A orientação sobre a completa higienização das mãos dos manipuladores, na frequência e na sequência correta, principalmente após o uso do banheiro, é uma das maneiras mais eficientes de evitarmos a Salmonelose nos serviços de alimentação.
 
Você tem alguma dúvida ou opinião sobre este assunto? Deixe seu comentário abaixo!
 
Mayara Vale
Você gostou deste artigo? Então deixe seu voto abaixo!
Sua opinião é muito importante!