Você sabia que o método PDCA pode ser aplicado para organização do seu negócio de alimentação?

O método PDCA foi criado pelo engenheiro Walter Shewhart nos anos de 1920.

Em 1950 se tornou conhecido, principalmente no Japão, pelo professor americano William Deming.

O mesmo é usado para atingir metas e resolver problemas, é um sistema de melhoria contínua, se baseia em quatro etapas: planejar, desenvolver, checar e agir. 

É um método de gerenciamento, que se baseia no controle de processos e produtos de forma contínua, pode ser utilizado de forma a garantir o sucesso nos negócios.

Trabalhar com alimentação é algo desafiador não é mesmo?

Quando pensamos em um negócio de alimentação logo nos deparamos com tantos desafios, tem toda parte burocrática e operacional.

Problemas relacionados a mão de obra, funcionários despreparados, rotatividade e absenteísmo.

Que tal organizar o seu negócio de alimentação ?

Muitos empreendimentos vão à falência por falta de planejamento, crescem de maneira errada e na medida do seu crescimento não possuem estrutura para manter um serviço de qualidade.

O desperdício de matéria-prima e a insatisfação dos clientes impactam diretamente na saúde do negócio, pois geram prejuízos financeiros.

Pensando nisso, vim falar sobre esse método de gestão de processos que vai te ajudar a organizar o teu negócio.

O foco do seu negócio é no cliente, então esse método visa medir a qualidade do serviço prestado ao cliente.

Passos do Ciclo PDCA

No gerenciamento, o método PDCA percorre todo ciclo, seguindo todas as fases, P, D, C, A:

1º Passo-  Plan (Planejar): durante o planejamento serão definidos as metas, estratégias e recursos, pois é o caminho para atingir os resultados.

2º Passo – Do (Desenvolver): na fase de execução os colaboradores serão capacitados para executar a atividades de maneira correta.

3º Passo-  Check (Checar): nesta etapa será avaliada a eficácia do desenvolvimento e se os resultados foram bons.

 4º Passo – Action (Agir): esse momento é o de corrigir as falhas, aprender com os erros e executar as atividades de maneira preventiva.

De que modo que o método PDCA pode melhorar a produtividade em seu negócio de alimentação?

Clareza das operações: as atividades são detalhadas facilitando o entendimento.

Monitoramento dos indicadores: ajuda a evitar que novos problemas surjam e garante que a qualidade das atividades sempre seja a maior possível.

Maior agilidade nos processos: a mão de obra está preparada para desempenhar o trabalho com rapidez e maior produtividade.

Reduz os custos: Quando se trabalha de maneira padronizada aumenta-se a produtividade e é possível reduzir o desperdício.

Memória organizacional: quando construímos a memória organizacional o trabalho será  executado de forma correta, evitando perdas de conhecimento e repetição de erros.

Ferramentas de Gestão da Qualidade usadas no Ciclo PDCA

Algumas ferramentas de gestão podem ser aplicadas para resolução de problemas juntamente com o Ciclo PDCA:

 — Matriz Gut: avalia as oportunidades de melhorias, os riscos potenciais a gravidade dos problemas, qual a urgência e a prioridade na resolução e a tendência do potencial de crescimento do problema.

Diagrama de Pareto: ferramenta ideal na fase de identificação dos problemas, indicando quais são os fatores que demandam maior atenção em sua resolução.

Diagrama de Shikawa: essa ferramenta auxilia na identificação da raiz do problema, avaliando a causa e o efeito.

5W2H: criação de plano de ação de fácil entendimento, definindo as responsabilidades, com métodos, prazos e objetivos para resolução do problema.

Ciclo PDCA no Gerenciamento de Programas

Dentro do serviço de alimentação esse método atua no gerenciamento de programas de capacitação dos manipuladores, determina as competências de cada um deles, avalia a eficácia dos treinamentos e toma as ações corretivas quando necessárias.

Pode ser aplicado também no gerenciamento do programa de calibração de equipamentos, pois ele estabelece um método de  frequência de calibração e verificação, trabalhando de maneira preventiva.

Resumindo a aplicação do Método PDCA traz melhorias, elimina gargalos, estabelece metas a serem cumpridas e mostra qual o caminho para se atingir os resultados, ainda desenvolve as atividades de maneira planejada facilitando o entendimento de todos de forma clara e objetiva.

Reduz custos operacionais e de matéria-prima, busca a qualidade continua, pois o ciclo sempre se repete, gerando memória organizacional.

Se você se interessou neste método PDCA e deseja mais organização e produtividade em seu estabelecimento contrate um consultor de alimentos que ele poderá ajudar seu estabelecimento a crescer de forma estruturada e saudável!

Helena Neres

Você gostou deste artigo? Deixe seu voto abaixo!