Você sabe qual o seu papel no planejamento e layout de cozinhas nos serviços de alimentação?

No Brasil nota-se um crescimento referente a alimentação fora do lar nos últimos anos, de acordo com esse crescimento as exigências do consumidor estão cada vez maiores.

Buscando atender as exigências do mercado e entregar um serviço de qualidade, o empreendedor tem investido em serviços de consultoria, aumentando cada vez mais a demanda desse profissional no mercado de alimentação.

Você consultor da área de alimentos tem um papel fundamental no desenvolvimento de um projeto, pois tem o conhecimento técnico e está por dentro das legislações que deverão ser aplicadas durante a execução de uma obra voltada para o serviço de alimentação.

Durante o planejamento de um projeto, de layout de cozinhas, destinado ao serviço de alimentação o consultor da área de alimentos baseia-se em legislações, algumas delas são a CVS5 e a RDC 216/2004.

Uma construção voltada para o serviço de alimentação envolve desde a elaboração do projeto, reformas estruturais até a adequação do local.

O profissional ao participar de um projeto irá avaliar a localização para construção do empreendimento e se o mesmo oferece as condições necessárias para construção.

Uma das preocupações que se deve ter quando se está focando em um projeto de layout de cozinhas é a qualidade da iluminação do local para garantir a higienização correta do ambiente, equipamentos e utensílios.

Se preocupe também com o conforto térmico dos funcionários, evitando mal-estar, um local com conforto térmico adequado aumenta a produtividade da mão de obra.

A ventilação a temperatura e umidade deve ser adequada para proporcionar a renovação do ar, manter o ambiente livre de gases, gorduras, vapores e fungos.

A temperatura da cozinha deve estar entre 22º a 26ºc graus e a Umidade Relativa (UR) do ar deve estar em torno de 50 a 60%.

Avalie as instalações, se os materiais utilizados são os adequados para o acabamento, para o piso, para as paredes, para os forros e tetos, para as portas e janelas.

Os utensílios, móveis e o sistema de exaustão também devem estar adequados para os serviços de alimentação.

Todos os setores devem estar de acordo ao que a legislação estabelece.

Tecnologia dos Equipamentos X Planejamento Físico- Funcional

Ao investir em tecnologias e em um planejamento físico- funcional é possível garantir a operacionalização da produção, diminuir custos operacionais, melhorar a utilização dos recursos humanos, aumentar a produtividade e garantir bem estar dos funcionários, melhorando a produtividade e trazendo conforto e um ambiente saudável aos clientes.

O espaço físico reduzido e a tecnologia dos novos equipamentos contribui para que plantas menores concentrem maiores capacidades de produção liberando assim, espaços para diferentes funções.

Planejamento físico- funcional x contaminação cruzada

O consultor ao elaborar um layout de cozinhas funcional tem por objetivo ligar um setor ao outro com fluxos curtos, criando um sistema de marcha avante para evitar que os fluxos se cruzem e ocorra contaminação cruzada.

Esse planejamento deve ser muito bem feito, facilitando assim as operações durante todo o processo desde a recepção até o produto final.

Garantindo a segurança dos alimentos e evitando surtos de Doenças Veiculada por Alimentos (DVAS).

Passos para a elaboração de um layout eficiente

– Estudar o mercado de alimentação e definir o nicho de atuação do negócio;

– Estudar as legislações para elaborar o projeto que atenda as normas da vigilância sanitárias.;

– Elaboração do projeto arquitetônico (Memorial Descritivo do Local);

– Analisar as tendências do mercado e definir o público alvo;

– Definir o tipo de serviço que será prestado e o tipo de cardápio que será servido;

– Volume de refeições que pretende servir versos capacidade que o restaurante comporta de clientes, pensando na qualidade do serviço prestado as comensais;

– Dimensionamento dos equipamentos e a construção da edificação;

– Definir o sistema de exaustão que será adotada: coifas lavadoras ou lavador de gases.;

Definir a localização para construção do empreendimento.

O consultor de alimentos tem conquistado seu espaço no mercado de alimentação, pois é um profissional capacitado e requisitado.

Ao participar de um projeto arquitetônico junto a equipe de construção civil você traz suas experiências e conhecimento técnico para auxiliar na elaboração de um projeto bem feito.

Garantindo maior agilidade da produção, qualidade na entrega do serviço prestado ao cliente, as atividades serão executadas com atenção, sem a ocorrência de falhas devido o fluxo da produção ser compatível ao layout e dimensionamento dos equipamentos estar de acordo a demanda de produção.

Se você é um consultor de alimentos você precisa estar atento as oportunidades de atuação que o mercado de alimentação fora do lar oferece.

Talvez você não tinha pensado no layout de cozinhas como um serviço que você pode oferece aos seus clientes.

Chegou a hora de inovar, de abrir seu leque, de conhecer esse mercado com profundidade, para que você seja um consultor de alimentos completo, que ajude seus clientes em suas diferentes necessidades.

Helena Neres

Gostou deste artigo? Deixe seu voto!!