Como a nossa vida tem mudado a cada dia por conta da Covid -19, não é mesmo?

Nos serviços de alimentação muita coisa mudou também.

Uma das principais mudanças que percebemos foi que o serviço de Delivery aumentou muito desde que o isolamento começou e as pessoas passaram a fazer mais pedidos do que costumavam fazer antes e, também, percebemos que os estabelecimentos, que não ofereciam esse serviço anteriormente, adotaram, então, o Delivery como estratégia emergencial para não pararem completamente suas operações neste período de quarentena.

Observando isso entendemos que é possível manter os estabelecimentos funcionando e faturando com o Delivery.

Para te ajudar com isso eu trouxe algumas dicas para você aplicar e arrasar nas vendas com seu Delivery.

E eu como consultora de alimentos estou a disposição para ajudá-lo no que estiver ao meu alcance.

Vamos lá para os primeiros passos

Planejamento financeiro: nessa etapa você vai precisar ter um capital para implantar ou para melhorar o seu Delivery.

Análise de custos: aqui é necessário fazer alguns levantamentos sobre as matérias-primas utilizadas, sobres as embalagens necessárias, se o local vai usar os aplicativos de entrega ou não, quantos colaboradores serão necessários para o funcionamento do delivery, se as máquinas de cartão estão funcionando e são suficientes, se será necessária a manutenção dos veículos, quais os valores de combustível, quais veículos serão utilizados, para entender quais serão os custos desta operação.

Precisa ainda definir os custos do produto e a margem de lucro, e claro, sempre verificar a concorrência para não ficar com o valor muito alto ou muito baixo dos pratos deles.

Você deve ainda definir como fará a entrega, se será grátis ou terá um valor de taxa para o cliente.

Defina ainda as formas de pedido:  pelo aplicativo, site, sistema, etc.

Análise de estrutura: em relação a estrutura, você deve pensar sobre os veículos para transporte, espaço físico necessário, equipamentos que serão utilizados, assim como utensílios e recipientes para colocar as matérias-primas.

Análise de mercado: em relação a análise de mercado você deve fazer um levantamento sobre futuros clientes e os valores que serão cobrados dos itens do cardápio.

Vale ressaltar aqui, a parte de escolher uma região especifica onde você vai fazer as entregas, para ter mais agilidade e também priorizar tempo e temperatura do alimento adequados para a oferta de alimentos seguros para os clientes.

A vantagem de ter uma área delimitada para a entrega é manter os custos que a entrega carrega mais baixos.

Análise de vendas: esse item é muito importante, é onde você estuda as entradas e saídas das vendas do Delivery e verifica se obteve o lucro desejado ou algum prejuízo, para entender se deve se manter firme ou parar com o Delivery

Pós-venda: cada cliente que pede no estabelecimento é muito importante, por isso ter um bom pós-venda para se conectar cada vez mais com seu cliente e fidelizá-lo é essencial.

Equipe responsável pelo Delivery

Se você ainda não tem esse setor no seu negócio de alimentação, então chegou o momento de implantar no seu estabelecimento.

Pense na possibilidade de ter uma equipe ou pelo menos uma pessoa responsável pelo Delivery.

Essa é uma estratégia para você não perder vendas e não demorar no atendimento e nem na entrega.

Capacitação da equipe: os treinamentos da equipe, teóricos e práticos, abordando boas práticas de higiene pessoal, manipulação dos alimentos e cuidados na entrega do cliente, são essenciais para evitar riscos de contaminação durante o preparo.

Treinamento para a equipe de atendimento também é essencial.

Caprichar no atendimento para que seja atencioso e especial sempre.

Diferencial do Delivery

Como diferenciar meu produto: fazer combos, dar brindes ou mimos aos clientes, dar um cupom de desconto ou oferecer pacotes vips, e ainda ter embalagem diferenciada ou lembrar dos aniversários dos clientes e fazer o agendamento de pedidos, são apenas algumas das formas de diferenciar seu delivery dos demais.

Como adquirir uma boa embalagem: a embalagem precisa proteger os alimentos.

Para definir a melhor embalagem para seus produtos é preciso testar simulando uma entrega pra ver se é funcional e se protege realmente os alimentos.

Utilizar embalagem sustentável e ter uma boa personalização pode impressionar os clientes.

Kit de entrega: definir um padrão do que será entregue junto com o pedido ao cliente, como sachês, guardanapos e talheres, para evitar o envio exagerado destes itens aos clientes, o que aumenta o custo para você.

Redução de Custos

Análise dos custos/ preços de vendas: para não ter prejuízos com seu delivery você deve escolher os produtos que  têm mais lucro e que mais saem no cardápio e excluir aqueles que não têm muita saída é uma excelente estratégia de redução de custos.

O objetivo é não ter um cardápio muito extenso e assim, consequentemente, também não ter um estoque cheio e parado.

Estoque parado é dinheiro parado!

Análise dos pratos: pratos saborosos x custos dos pratos

Ter uma boa apresentação dos pratos e caprichar na qualidade dos produtos, ajuda e muito a fidelizar clientes.

Observe os detalhes.

Analisar a concorrência: para não ter um valor muito desigual, que faça o cliente definir a escolha do prato pelo preço.

Uma dica muito valiosa é colocar a entrega gratuita nos dias em  que o estabelecimento vende menos para atrair mais clientes que preferem essa opção de compra.

Meios de pagamentos: definir com cliente a forma de pagamento como: pelo aplicativo, dinheiro ou máquina de cartão.

As opções de pagamento devem ser definidas antes do pedido ser feito e inclusive a taxa de entrega deve ser informada ao cliente.

Se a forma de pagamento for no dinheiro, deixar organizado para o motoboy o troco que o cliente precisa, se for no cartão a máquina de cartão deve estar sempre com a bateria carregada.

São pequenos detalhes que evitam que seu estabelecimento tenha prejuízo.

Como por exemplo, o entregador chegar no local da entrega e não ter em mãos o troco certo que o cliente solicitou ou esquecer de carregar a máquina de cartão, tendo assim que voltar para estabelecimento para resolver o problema, esse tipo de erro além de gerar gastos com combustível, aborrece o cliente que pode deixar de pedir no local.

Horário de atendimento: deixar isso bem claro para o cliente, os horários de abertura e fechamento do estabelecimento.

Assorted Chinese dishes in paper delivery boxes: sweet and sour chicken, dim sum, spring rolls, noodles, salad, rice, steamed buns, dips. Asian restaurant take away concept, top view

Divulgação

Parcerias e rede socias: divulgue nas redes sociais instagram e facebook  o seu cardápio exclusivo para delivery e os produtos que fornecem.

A rede social é importante para divulgar, atrair e se comunicar com os clientes.

Revistas: divulgue o seu negócio de alimentação em revistas de bairro.

Panfletos: divulgue as promoções e descontos do dia, por exemplo: divulgue no seu bairro, de casa em casa, para seu negócio ficar famoso, conhecido, lembrando que o marketing  boca a boca funciona muito.

Anúncio digital: anúncios virtuais também são bem usados hoje para a divulgação do Delivery chegar até cliente de forma mais rápida e eficaz.

Whatsapp business: é um aplicativo  que fornece a função para você ter uma comunicação especifica  com cada cliente tanto para captação como na fidelização de clientes.

Boas práticas de higiene para os clientes

Instrua seu cliente sobre o recebimento de entrega dele:

  1. Receba seu pedido
  2. Higienize as mãos e a superfície que será colocado seu alimento
  3. Sirva o alimento no prato
  4. Descarte a embalagem no lixo
  5. Higienize as mãos novamente
  6. Agora você está seguro para se alimentar

Recomendações para os entregadores do Delivery

  • Manter a higiene pessoal
  • Lavar as mãos com água e sabão antes das entregas
  • Manter o uniforme sempre limpo e retirar todos os adornos
  • Utilizar álcool 70% antes de tocar as embalagens de alimentos para entrega e após manuseio do dinheiro/máquina de cartão.
  • Higienizar máquina de cartão com álcool 70% e proteger a máquina de cartão com plástico filme e realizar a desinfecção frequente da máquina de cartão
  • Não tossir, espirrar ou falar durante o manuseio dos alimentos
  • Higienizar as caixas térmicas antes de iniciar o trabalho e desinfetá-las frequentemente com álcool 70% após cada entrega.

São dicas simples, mas se bem aplicadas podem alavancar as suas vendas em meio a crise que se instala.

Vale ressaltar que um consultor de alimentos é um profissional capacitado e que pode te ajudar, estou a disposição para qualquer dúvida.

Em toda dificuldade há sempre uma oportunidade.

Nayara Ramiro