Como a nossa vida tem mudado a cada dia por conta da Covid -19, não é mesmo?
Nos serviços de alimentação muita coisa mudou também.
Uma das principais mudanças que percebemos foi que o serviço de Delivery aumentou muito desde que o isolamento começou e as pessoas passaram a fazer mais pedidos do que costumavam fazer antes e, também, percebemos que os estabelecimentos, que não ofereciam esse serviço anteriormente, adotaram, então, o Delivery como estratégia emergencial para não pararem completamente suas operações neste período de quarentena.
Observando isso entendemos que é possível manter os estabelecimentos funcionando e faturando com o Delivery.
Para te ajudar com isso eu trouxe algumas dicas para você aplicar e arrasar nas vendas com seu Delivery.
E eu como consultora de alimentos estou a disposição para ajudá-lo no que estiver ao meu alcance.
Vamos lá para os primeiros passos
Planejamento financeiro: nessa etapa você vai precisar ter um capital para implantar ou para melhorar o seu Delivery.
Análise de custos: aqui é necessário fazer alguns levantamentos sobre as matérias-primas utilizadas, sobres as embalagens necessárias, se o local vai usar os aplicativos de entrega ou não, quantos colaboradores serão necessários para o funcionamento do delivery, se as máquinas de cartão estão funcionando e são suficientes, se será necessária a manutenção dos veículos, quais os valores de combustível, quais veículos serão utilizados, para entender quais serão os custos desta operação.
Precisa ainda definir os custos do produto e a margem de lucro, e claro, sempre verificar a concorrência para não ficar com o valor muito alto ou muito baixo dos pratos deles.
Você deve ainda definir como fará a entrega, se será grátis ou terá um valor de taxa para o cliente.
Defina ainda as formas de pedido: pelo aplicativo, site, sistema, etc.
Análise de estrutura: em relação a estrutura, você deve pensar sobre os veículos para transporte, espaço físico necessário, equipamentos que serão utilizados, assim como utensílios e recipientes para colocar as matérias-primas.
Análise de mercado: em relação a análise de mercado você deve fazer um levantamento sobre futuros clientes e os valores que serão cobrados dos itens do cardápio.
Vale ressaltar aqui, a parte de escolher uma região especifica onde você vai fazer as entregas, para ter mais agilidade e também priorizar tempo e temperatura do alimento adequados para a oferta de alimentos seguros para os clientes.
A vantagem de ter uma área delimitada para a entrega é manter os custos que a entrega carrega mais baixos.
Análise de vendas: esse item é muito importante, é onde você estuda as entradas e saídas das vendas do Delivery e verifica se obteve o lucro desejado ou algum prejuízo, para entender se deve se manter firme ou parar com o Delivery
Pós-venda: cada cliente que pede no estabelecimento é muito importante, por isso ter um bom pós-venda para se conectar cada vez mais com seu cliente e fidelizá-lo é essencial.
Equipe responsável pelo Delivery
Se você ainda não tem esse setor no seu negócio de alimentação, então chegou o momento de implantar no seu estabelecimento.
Pense na possibilidade de ter uma equipe ou pelo menos uma pessoa responsável pelo Delivery.
Essa é uma estratégia para você não perder vendas e não demorar no atendimento e nem na entrega.
Capacitação da equipe: os treinamentos da equipe, teóricos e práticos, abordando boas práticas de higiene pessoal, manipulação dos alimentos e cuidados na entrega do cliente, são essenciais para evitar riscos de contaminação durante o preparo.
Treinamento para a equipe de atendimento também é essencial.
Caprichar no atendimento para que seja atencioso e especial sempre.
Diferencial do Delivery
Como diferenciar meu produto: fazer combos, dar brindes ou mimos aos clientes, dar um cupom de desconto ou oferecer pacotes vips, e ainda ter embalagem diferenciada ou lembrar dos aniversários dos clientes e fazer o agendamento de pedidos, são apenas algumas das formas de diferenciar seu delivery dos demais.
Como adquirir uma boa embalagem: a embalagem precisa proteger os alimentos.
Para definir a melhor embalagem para seus produtos é preciso testar simulando uma entrega pra ver se é funcional e se protege realmente os alimentos.
Utilizar embalagem sustentável e ter uma boa personalização pode impressionar os clientes.
Kit de entrega: definir um padrão do que será entregue junto com o pedido ao cliente, como sachês, guardanapos e talheres, para evitar o envio exagerado destes itens aos clientes, o que aumenta o custo para você.
Redução de Custos
Análise dos custos/ preços de vendas: para não ter prejuízos com seu delivery você deve escolher os produtos que têm mais lucro e que mais saem no cardápio e excluir aqueles que não têm muita saída é uma excelente estratégia de redução de custos.
O objetivo é não ter um cardápio muito extenso e assim, consequentemente, também não ter um estoque cheio e parado.
Estoque parado é dinheiro parado!
Análise dos pratos: pratos saborosos x custos dos pratos
Ter uma boa apresentação dos pratos e caprichar na qualidade dos produtos, ajuda e muito a fidelizar clientes.
Observe os detalhes.
Analisar a concorrência: para não ter um valor muito desigual, que faça o cliente definir a escolha do prato pelo preço.
Uma dica muito valiosa é colocar a entrega gratuita nos dias em que o estabelecimento vende menos para atrair mais clientes que preferem essa opção de compra.
Meios de pagamentos: definir com cliente a forma de pagamento como: pelo aplicativo, dinheiro ou máquina de cartão.
As opções de pagamento devem ser definidas antes do pedido ser feito e inclusive a taxa de entrega deve ser informada ao cliente.
Se a forma de pagamento for no dinheiro, deixar organizado para o motoboy o troco que o cliente precisa, se for no cartão a máquina de cartão deve estar sempre com a bateria carregada.
São pequenos detalhes que evitam que seu estabelecimento tenha prejuízo.
Como por exemplo, o entregador chegar no local da entrega e não ter em mãos o troco certo que o cliente solicitou ou esquecer de carregar a máquina de cartão, tendo assim que voltar para estabelecimento para resolver o problema, esse tipo de erro além de gerar gastos com combustível, aborrece o cliente que pode deixar de pedir no local.
Horário de atendimento: deixar isso bem claro para o cliente, os horários de abertura e fechamento do estabelecimento.
Divulgação
Parcerias e rede socias: divulgue nas redes sociais instagram e facebook o seu cardápio exclusivo para delivery e os produtos que fornecem.
A rede social é importante para divulgar, atrair e se comunicar com os clientes.
Revistas: divulgue o seu negócio de alimentação em revistas de bairro.
Panfletos: divulgue as promoções e descontos do dia, por exemplo: divulgue no seu bairro, de casa em casa, para seu negócio ficar famoso, conhecido, lembrando que o marketing boca a boca funciona muito.
Anúncio digital: anúncios virtuais também são bem usados hoje para a divulgação do Delivery chegar até cliente de forma mais rápida e eficaz.
Whatsapp business: é um aplicativo que fornece a função para você ter uma comunicação especifica com cada cliente tanto para captação como na fidelização de clientes.
Boas práticas de higiene para os clientes
Instrua seu cliente sobre o recebimento de entrega dele:
- Receba seu pedido
- Higienize as mãos e a superfície que será colocado seu alimento
- Sirva o alimento no prato
- Descarte a embalagem no lixo
- Higienize as mãos novamente
- Agora você está seguro para se alimentar
Recomendações para os entregadores do Delivery
- Manter a higiene pessoal
- Lavar as mãos com água e sabão antes das entregas
- Manter o uniforme sempre limpo e retirar todos os adornos
- Utilizar álcool 70% antes de tocar as embalagens de alimentos para entrega e após manuseio do dinheiro/máquina de cartão.
- Higienizar máquina de cartão com álcool 70% e proteger a máquina de cartão com plástico filme e realizar a desinfecção frequente da máquina de cartão
- Não tossir, espirrar ou falar durante o manuseio dos alimentos
- Higienizar as caixas térmicas antes de iniciar o trabalho e desinfetá-las frequentemente com álcool 70% após cada entrega.
São dicas simples, mas se bem aplicadas podem alavancar as suas vendas em meio a crise que se instala.
Vale ressaltar que um consultor de alimentos é um profissional capacitado e que pode te ajudar, estou a disposição para qualquer dúvida.
Em toda dificuldade há sempre uma oportunidade.
Nayara Ramiro
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