Nesta postagem quero falar sobre os cuidados que se deve tomar em locais onde são manipuladas refeições, para que a Segurança Alimentar seja mantida e proteja o consumidor de surtos alimentares.

As escolas não podem ser esquecidas, você já atuou como consultor em escolas?

RS-MDA-4720

Quando ainda estava na faculdade fiz estágio como supervisora de Boas Práticas em uma creche em minha cidade.

Cuidados com as Boas Práticas nas Escolas

Creches e escolas recebem muitas crianças e bebês, a maioria deles desnutridos e que fazem suas refeições somente nas escolas.

O controle de qualidade durante a manipulação das refeições das crianças em escolas é extremamente importante para que elas não sejam expostas a microrganismos que possam lhes causar doenças, pois crianças possuem seu sistema imunológico ainda em formação, por isso, são vítimas frequentes de doenças transmitidas por alimentos.

Durante meu estágio pude perceber como cada procedimento realizado deve ser feito com todo o cuidado para que nenhum alimento possa correr riscos de contaminação.

Desde o recebimento da matéria prima, seu armazenamento e conservação, manipulação e distribuição, tudo deve ser elaborado com atenção, não somente para a nutrição das crianças mas para a manutenção do seu bem estar.

merenda

Cuidados com a higienização

A higienização do local, de cada utensílio ou equipamento deve ser rigorosa, assim como dos talheres, pratos e copos usados pelas crianças nas escolas, para que não sejam veículos de contaminação dos alimentos.

A orientação em relação as Boas Práticas para as merendeiras faz toda a diferença para a manipulação dos alimentos, para que as mesmas possam elaborar as refeições seguindo os procedimentos higiênico-sanitários exigidos pela legislação, evitando todos os tipos de perigos alimentares.

merenda-escolar-039

Assim como em todos os demais serviços de alimentação, o consultor alimentar irá realizar a capacitação para os manipuladores, assim irá implantar planilhas de controle do processo, irá elaborar o manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais Padronizados.

Além da preocupação com a Segurança Alimentar das crianças, é muito importante se preocupar com a nutrição das mesmas.

Com a oferta de alimentos saudáveis que possam garantir o bom desenvolvimento das crianças e possam ainda estimular hábitos saudáveis de alimentação para a vida toda.

10_educnutri_ok

Se você deseja atuar como consultor alimentar em escolas lembre-se sempre da responsabilidade de cuidar da segurança alimentar e do bem estar destes pequeninos, que precisam ser protegidos  dos surtos alimentares.

E não se esqueça, para que você possa ter o controle de todas essas etapas do processo é muito importante que você possua ferramentas que lhe auxiliem no processo e lhe forneçam registros.

Você já possui essas  ferramentas?

Já sabe como obter os registros que lhe mostrarem possíveis medidas corretivas que você terá que tomar?

Se você ainda não tem eu te indico o meu E-book com as 20 ferramentas muito práticas usadas durante as minhas consultorias alimentares. Clique aqui e  saiba mais

Mayara Vale

 

 

Gostou da postagem? Vote Abaixo!

Consultoria Alimentar em Escolas
5 (100%) 2 votes