Consultoria alimentar no Rio Grande do Sul (RS): Dicas de como manter os alimentos seguros

Todo mundo precisa saber como manter os alimentos seguros, independente de ser dentro da própria casa ou em um estabelecimento comercial. Nunca se esqueça de que uma contaminação pode acontecer em qualquer lugar. Levando isso em consideração, este artigo separou algumas dicas de como manter os alimentos seguros de acordo com a  consultoria de alimentos no Rio Grande do Sul (RS).

Quer saber quais são elas? Então é só continuar acompanhando este artigo até o final.

Consultoria de alimentos no Rio Grande do Sul (RS): Como manter os alimentos seguros

Em primeiro lugar, é importante entender que alguns alimentos podem ser contaminados mais facilmente do que outros. No entanto, de qualquer forma é necessário saber como manter todos eles seguros. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é apenas alguém da área de consultoria de alimentos no Rio Grande do Sul (RS) que deve se preocupar com isso. Nunca se esqueça de que é possível pegar uma intoxicação alimentar na cozinha da sua própria casa.

 

Sendo assim, os processos comuns para manter os alimentos seguros são: lavar as mãos e a superfície em que o alimento será preparado; separar os alimentos crus dos cozidos a fim de evitar ao máximo a contaminação cruzada e, por fim, refrigerar os alimentos, uma vez que as bactérias podem se multiplicar rapidamente em temperatura ambiente.

Portanto, essas são as principais formas de manter os alimentos seguros. A seguir, veja dicas específicas a respeito dos principais alimentos que podem ser contaminados na hora da preparação.

Mantendo os alimentos seguros de acordo com a consultoria de alimentos em Porto Alegre

Confira logo abaixo os principais alimentos que devem ser mantidos seguros. Antes de qualquer coisa, no entanto, é válido ressaltar que todas as dicas são as mesmas seguidas por profissionais da área de consultoria de alimentos em Porto Alegre.

Carnes

A carne crua é um dos alimentos que mais pode conter bactérias como, por exemplo, a listeria, a salmonella e a E. coli. Além disso, alguns parasitas também pode ser encontrados nesse tipo de alimento. Dessa forma, para manter a carne segura nada melhor do que o cozimento, uma vez que ele é capaz de destruir os organismos prejudiciais.

No entanto, é necessário ter cuidado, uma vez que a contaminação também pode acontecer depois, na hora de manusear a carne.

Frango e outras aves

Assim como a carne vermelha, a carne de frangos e de outras aves também podem ter bactérias como a camplyobacteria, a listeria e a salmonella. A única coisa que consegue manter esse alimento seguro, assim como no caso anterior, é o cozimento completo.

Ovos

Muito cuidado com esse alimento, principalmente na hora de manuseá-lo. Mesmo que a casca esteja limpa e intacta, é sim possível que um determinado ovo contenha salmonella. Dessa forma, para prevenir uma contaminação ou uma intoxicação alimentar é necessário cozinhar esse alimento até que a gema fique firme antes de comer. Não se esqueça de cozinhar cuidadosamente todos os outros alimentos que contêm ovos também.  

Ou seja, o cozimento adequado é a principal dica que os profissionais da área de consultoria alimentar em Porto Alegre dão para manter os alimentos seguros. É claro que dependendo do tipo de alimento isso pode mudar, mas não se esqueça de que os citados acima são os principais que podem causar uma séria intoxicação.

Conhece mais alguma dica de como manter os alimentos seguros de acordo com a consultoria de alimentos no Rio Grande do Sul (RS)? Então deixe aqui nos comentários para que mais pessoas possam vê-las.