Hoje quero falar com você sobre a importância da higienização de mãos na manipulação de alimentos
As mãos dos manipuladores representam a mais importante via de transmissão de microrganismos para os alimentos.
A pele possui naturalmente diversos microrganismos contaminantes, porém no decorrer do dia e das atividades, através de contato com objetos e superfícies as mãos também podem adquirir microrganismos patogênicos que podem facilmente contaminar, por contato direto, os alimentos.
Os microrganismos (bactérias, fungos e vírus) podem ser removidos por ação mecânica, através da higienização correta das mãos com água e sabão e podem ser eliminados pelo uso de anti-sépticos (álcool gel a 70%).
A higienização de mãos tem a função de remover sujidades, prevenir e reduzir a contaminação dos alimentos que causam as doenças transmitidas por alimentos
A higienização de mãos só será eficiente na prevenção de contaminações se for realizada adequadamente.
A maneira correta de higienizar as mãos é seguindo os seguintes passos:
- Umedecer mãos e antebraços
- Lavar com sabonete líquido bactericida
- Lavagem das palmas das mãos
- Lavagem dos dorsos e antebraços
- Lavagem dos espaços entre os dedos
- Lavagem dos polegares, unhas e pontas dos dedos
- Lavagem das articulações e punhos
- Enxágue das mãos e antebraços
- Secagem das mãos com papel toalha não reciclado
- Aplicação do álcool gel desinfetante nas mãos
- Deixar o álcool secar naturalmente
A frequência adequada de higienização das mãos deve ser a seguinte:
- Antes de iniciar seu trabalho;
- Antes de manipular o alimento;
- Ao trocar de atividade, quando estiver manipulando tipos de alimentos diferentes ou em preparos diferentes, como um alimento cru e outro cozido;
- Antes de colocar e após retirar luvas descartáveis;
- Após manusear dinheiro;
- Após o uso de sanitário;
- Após tossir, espirrar, assuar o nariz, ou coçar;
- Após comer ou fumar;
- Todas as vezes que interromper um serviço e começar outro.
Reduzir a microbiota das mãos significa a redução da contaminação microbiológica dos alimentos e assim a redução de ocorrência de doenças transmitidas por alimentos, que causam tantos danos à saúde dos consumidores e muitas vezes até a morte.
A conscientização dos manipuladores em relação a importância da higienização correta das mãos e a sua responsabilidade para com a saúde e bem estar dos consumidores é o primeiro passo para que cada vez haja menos casos de contaminação alimentar.
Cabe a você consultor alimentar capacitar os manipuladores de alimentos e seus líderes e gerentes, além de monitorar suas atividades para que a mudança de hábito aconteça e que para eles passe a ser rotina a higienização correta das mãos.
A fixação de cartazes educativos que ensinem e lembrem o manipulador a realizar a higienização das mãos adequadamente além de ser uma ótima estratégia para evitar a contaminação dos alimentos é também uma exigência da RDC 216 conforme trecho abaixo:
4.6.4 Os manipuladores devem lavar cuidadosamente as mãos ao chegar ao trabalho, antes e após manipular alimentos, após qualquer interrupção do serviço, após tocar materiais contaminados, após usar os sanitários e sempre que se fizer necessário. Devem ser afixados cartazes de orientação aos manipuladores sobre a correta lavagem e antisepsia das mãos e demais hábitos de higiene, em locais de fácil visualização, inclusive nas instalações sanitárias e lavatórios.
Temos muito trabalho a fazer para que haja o cumprimento da legislação e acima de tudo a minimização de riscos de contaminação dos alimentos para que seja garantida a segurança do consumidor.
Deixe suas dúvidas aqui abaixo e seu comentário!
Mayara Vale
Você gostou deste artigo? Deixe seu voto abaixo!